one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mamma Roma, de Pier Paolo Pasolini

Imagem:

Compartilhar:

CCBB apresenta mostra com filmes inéditos de Pasolini

Criado em 20/10/14 06h55 e atualizado em 07/07/16 14h20
Por Bruno Bocchini Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) leva para três capitais do país – Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília – toda a obra cinematográfica em 35 milímetros do autor italiano Pier Paolo Pasolini. A mostra fará uma retrospectiva completa, em película, do cineasta, incluindo documentários filmados na Índia e na África – inéditos no Brasil – que têm proximidade com a obra de Glauber Rocha e cineastas contemporâneos dos anos 1960 e 1970.

A mostra de cinema Pasolini, ou Quando o Cinema se Faz Poesia e Política de Seu Tempo teve início no CCBB Rio de Janeiro (16 de outubro a 10 de novembro), estreará em São Paulo na próxima semana (22 de outubro a 16 de novembro) e terminará em Brasília (5 a 24 de novembro).

Leia também no Portal EBC:

Exposição do mestre surrealista Salvador Dalí começa neste domingo em São Paulo

Ativistas protestam no Rio contra fechamento do Museu da Maré

“Em 1969, Pasolini faz um texto-poema chamado Notas para um poema sobre o terceiro mundo em que descreve a vontade de filmar no Brasil, na Índia, na África e nos Estados Unidos, nos guetos americanos. Foi aí que vi que tinha um recorte que nos interessava”, conta Flávio Kactuz, curador da mostra e também pesquisador e professor de cinema da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Kactuz ressalta que a obra de Pasolini dialoga com a época em que viveu, em que vieram à tona importantes reivindicações e contestações pela igualdade de direitos, além das diversas “rebeliões” comportamentais ocorridas no ocidente. “Como se não bastasse, o poeta italiano também assistiu ao desenfreado processo desigual de industrialização e à febre incessante de consumo que dominou a Itália nesse mesmo período”.

Entre outras passagens destacadas da sua vida está a expulsão do Partido Comunista Italiano, em 1949, por razões morais, e sua condenação, por blasfêmia, devido ao filme A Ricota, em 1963. Pasolini, entretanto, foi várias vezes premiado, inclusive pela Igreja Católica, que indicou seu filme O Evangelho segundo São Mateus como a obra que melhor traduz o espírito do cristianismo.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário