Desigualdade social no centro do debate da Rio+20

 

Dois textos abrem na seção Debate as discussões sobre o  tema da desigualdade social, que é central para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece em junho no Rio de Janeiro.

O texto da Organização das Nações Unidas ONU pede ação internacional urgente para combater desigualdades sociais e riscos ambientais defende a posição da organização no assunto. A real centralidade desta questão na pauta da ONU é questionada pelo texto Desigualdades e limites deveriam estar no centro da Rio+20, escrito por Ricardo Abramovay, professor Titular do Departamento de Economia da FEA/USP.

Veja também a posição do governo brasileiro defendida dentro do plano Brasil sem miséria.

 

 

América Latina, Caribe e os desafios para erradicar a fome

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano, defende que a América Latina e o Caribe são as regiões em desenvolvimento que melhor têm condições de promover a erradicação da fome. O assunto foi debatido em Buenos Aires (Argentina), durante a 32ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe. Durante o encontro, autoridades brasileiras anunciaram que o país vai aumentar a cooperação com a FAO, como mostra a reportagem da Agência Brasil.