Construção da Usina de Belo Monte na pauta da Rio+20

A mobilização dos ambientalistas contra a construção da Usina de Belo Monte foi motivo de manifestações durante a Rio+20, tanto na Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro, quanto em Santo Antônio, no Pará, onde indígenas e ribeirinhos se reuniram para manifestar sua insatisfação com a obra no evento Xingu+23.

Mas também no espaço de Diálogos da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a energia limpa que será produzida pela hidrelétrica foi ressaltada pela Norte Energia nesta quinta-feira (21).

Valores propostos para fundo de desenvolvimento sustentável são questionados

 

Um fundo de US$ 30 bilhões pode ser criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), pelos países do G77+China, entre os quais o Brasil, para financiar o desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento. A informacão foi dada hoje (13) pelo negociador-chefe do Brasil na conferência, o embaixador Luiz Figueiredo Machado.

 

Logo depois da coletiva , o político e ativista, Fernando Gabeira falou em entrevista que considera muito tímido o valor de US$ 30 bilhões proposto pelo G77 para o fundo para o desenvolvimento sustentável: “Se os grandes doadores internacionais, que estão em crise, não comparecerem, o que existe hoje é insignificante para as necessidades globais”, afirmou. Gabeira acredita ainda que as principais decisões ficarão para a reta final da Conferência: “Acredita-se que a pressão dos últimos dias facilita consensos”, observou.

 

 

 

Acesse as matérias completas:

 

carregandomais