one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças na cozinha

Imagem:

Compartilhar:

Criança na cozinha: por que não?

Criado em 12/08/14 12h03 e atualizado em 12/08/14 12h19
Por Plenarinho - Câmara dos Deputados

Crianças na cozinha 2
A criança que cozinha tem maior desenvolvimento do paladar (WellspringCS/ Creative Commons)

Você sabia que enquanto você está seguindo uma receita, sem perceber, vai experimentando diversas áreas do conhecimento? É verdade, galera! A matemática é um exemplo. Quando se mede ou pesa um ingrediente, utiliza-se conceitos relacionados às unidades de medida de volume e peso. Enquanto você espera o forno cozinhar uma determinada mistura, é necessário observar o relógio e calcular os tempos exatos para não comer cru e nem queimado.

Segundo pesquisa elaborada por psicólogos infantis, o ato de criar cozinhando, trabalha a concentração, a organização, a autonomia, a voracidade, a capacidade de esperar, o desenvolvimento do paladar e, principalmente, da auto-estima. Além disso, pode despertar na criança desde cedo cuidados com higiene, com o que ela põe dentro de seu corpo e a experiência de testar seus quitutes.

Outro fator benéfico é a própria leitura da receita, uma excelente ferramenta para conhecer novas palavras e ampliar o conhecimento do vocabulário. Sem falar nos ingredientes que a criança passa a conhecer e que permitem equilibrar os nutrientes e vitaminas para obter um prato saudável e nutritivo.

Cozinhar é ainda uma aventura pela cultura mundial! Aprendemos sobre os hábitos e costumes dos povos que inventaram aquela receita, recuperamos a história dos antepassados e seus pratos típicos e descobrimos os vegetais, frutas e animais que cada região produz. Portanto, cozinhar pode ser um motivo de diversão familiar.

Organização

Antes de tudo, é importante lembrar que, para que a criançada aproveite a cozinha e consiga preparar comidas deliciosas, é preciso ter alguns cuidados e um mínimo de organização. E não esqueça:

- Lave bem as suas mãos;
- Use avental, assim você evita de manchar a sua roupa;
- Para os que têm cabelos longos, é bom prendê-los (ninguém fica muito feliz quando encontra um fio de cabelo na comida, não é mesmo?)

Antes de colocar a mão na massa:

- Tenha o livro de receitas em mãos.
- Faça uma leitura prévia da receita.
- Separe todos os ingredientes necessários: vasilhas, xícaras, colheres, formas e recipientes que serão utilizados.

Cuidados

Lembre-se que com fogo não se brinca. Peça ajuda aos adultos da casa se for manipular objetos cortantes e também na hora de acender o fogo.

Mãos à obra: receitas

Bolo de chocolate

Ingredientes:

1/3 xícara (chá) de margarina; 3/4 xícara (chá) de açúcar refinado; 1/2 colher (chá) de baunilha; 1 tablete de chocolate meio amargo derretido já ligeiramente esfriado; 1 ovo; 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada;1/2 colher (chá) de bicarbonato; 1/2 colher de chá de fermento em pó e 3/4 xícara de água.

Modo de fazer:

Bata a margarina com o açúcar. Junte a baunilha e o chocolate. Bata. Acrescente o ovo e bata muito bem. Misture a farinha com o bicarbonato e adicione à mistura alternadamente com a água. Bata bem. Coloque numa assadeira pequena, untada e polvilhada. Salpique com 1/2 xícara de chocolate meio amargo picado. Forno moderado por mais ou menos 30 minutos. Deixe esfriar na assadeira.

Cachorro quente

Ingredientes:

4 pães para cachorro-quente; manteiga ou maionese (a gosto); água; 4 salsichas e1 lata de molho pronto de tomates. E não se esqueça dos acompanhamentos, hein? Mostarda, maionese, ketchup, batata palha. milho verde e, para quem gosta, vinagrete de cebola.

Modo de fazer:

Corte os pães no sentido do comprimento, sem separar as duas partes. Passe manteiga ou maionese a gosto. Deixe de lado. Encha a panela até a metade da capacidade, com água. Coloque em fogo alto e espere ferver. Coloque as salsichas na água. Deixe ferver por 5 minutos. Escorra a água. Faça um corte em cada salsicha no sentido longitudinal (no comprimento). Coloque uma salsicha em cada pãozinho, cubra com molho de tomates e acompanhamentos que mais você gostar.

Mousse de laranja

Ingredientes:

1 copo de água filtrada morna, 10 colheres de sopa de açúcar, 1 copo de caldo de laranja (o sumo), 4 ovos e 1 envelope de gelatina em pó branca sem sabor.

Modo de fazer:

Coloque a gelatina de molho em um copo de água filtrada morna, bata a clara em neve, faça uma gemada com a gema e o açúcar. Junte o caldo da laranja, a gelatina e a gemada e bata bem. Depois, coloque as claras em neve. Leve para gelar em uma vasilha ou em tacinhas.

Maionese

Ingredientes:

1 gema crua, 1 colher de café de mostarda, 1 colher de café de sal, 1 colher de sopa de caldo de limão e um poco de azeite.

Modo de fazer:

Em uma vasilha, misture bem a gema, a mostarda e o sal. Ao bater, coloque o azeite aos poucos, até sentir que a maionese já não está tão mole e virou um creme.
Para fazer uma maionese com limão, é só acrescentar suco puro de limão à gosto à receita básica. Uma dica para saber se o sabor da maionese está ao seu gosto é ir colocando aos poucos os ingredientes adicionais e ir provando. Para fazer uma surpresa à sua família, você pode acrescentar cenoura, beterraba, tomate, ketchup ou o que mais você preferir. De resto, é servir e esperar a reação do pessoal! Com certeza, elogios virão, pois fica muito apetitoso.

Cupuaçu
Creative Commons - CC BY 3.0 -

Vitamina de banana

Ingredientes:

2 bananas, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de aveia e ½ de leite.

Modo de fazer:

Pique as bananas, coloque tudo no liquidificador e bata. Depois é só colocar no copo e beber. Ah, e não se esqueça do gelo picado caso queira a bebida geladinha.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário