one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A hipermetropia pode ser corrigida através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia

Imagem:

Compartilhar:

Médicos alertam idosos para os riscos da catarata

Criado em 01/10/14 16h56 e atualizado em 01/10/14 18h04
Por Isabela Vieira Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Para alertar sobre uma das principais causas de cegueira no mundo, a Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Retrativa aproveita o Dia do Idoso, comemorado hoje (30), e sugere que quem passou dos 60 anos faça o exame periodicamente.  A catarata está ligada ao envelhecimento e tem mais chance de aparecer em quem passou dos 40 anos. Doenças como glaucoma, diabetes e o hábito de fumar também favorecem a doença.

Segundo o presidente da instituição, Daniel Montengero, principalmente em países tropicais, como o Brasil, onde incidência de raios solares é alta, é maior o número de pessoas com o problema que causa cegueira. Para detectar a doença e evitar que evolua, ele explica que deve ser feito um exame médico simples, no consultório das redes pública ou privada de saúde.

“A catarata é provocada por uma baixa progressiva da visão que inicia com a perda de sensibilidade ao contraste, passa para o contraste das cores, a pessoa começa a ver preto e branco e, mais tardiamente, há perda de visão”, explicou.

No cálculos da Organização Mundial de Saúde, em todo o mundo, 20 milhões de pessoas sofreram de catarata e perderam a visã, sendo 350 mil brasileiros. Porém, mesmo relacionada ao envelhecimento, a doença pode ser tratada com cirurgia. No procedimento, disponível em hospitais da maior parte do país, é colocada uma lente no olho do paciente.

Para adiar a doença, o médico sugere evitar alimentos como enlatados e refrigerantes, usar óculos de Sol com proteção contra raios ultravioleta e evitar o uso de corticoides. “De modo geral, a pessoa deve procurar ter uma vida saudável”, destacou Montenegro.

Editor Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário