one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças no Sudão: mais de 50 mil devem morrer neste ano

Imagem:

Compartilhar:

Sudão do Sul: Alta comissária da ONU diz que país está à beira de catástrofe

Criado em 30/04/14 15h11 e atualizado em 30/04/14 18h31
Por Portal EBC*

A Alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, se declarou chocada com a situação do Sudão do Sul, após viagem ao país. "Estou cada vez mais preocupada. Nem os líderes políticos do Sudão do Sul nem a comunidade internacional em geral parecem perceber o quão perigosa é agora a situação”, afirmou.

De acordo com ela, a nação mais jovem do mundo está à beira de uma catástrofe. Nesta quarta, Navy Pillay  fez um apelo, nesta quarta-feira (30), para que líderes do país abandonem suas “lutas de poder pessoal”. Ela esteve no Sudão do Sul por de três dias, acompanhada do assessor especial da ONU para a Prevenção do Genocídio, Adama Dieng. A Alta Comissária falou com a imprensa, na capital do país, Juba.

“A mistura mortífera de recriminação, com discursos de ódio, e mortes por vingança, que vem crescendo ao longo dos últimos quatro meses e meio, parece estar chegando ao ponto de ebulição. Estou cada vez mais preocupada, porque nem os líderes políticos do Sudão do Sul, nem a comunidade internacional em geral, parecem perceber o quão perigosa é agora a situação”, afirmou.

De acordo com a ONU, o conflito, que começou em dezembro de 2013, e é marcado por inúmeras violações graves dos direitos humanos, já deixou milhares de mortos e forçou dezenas de milhares de pessoas a buscar refúgio nas bases da ONU em todo o país.

Segundo Pillay, a lista de estatísticas é “alarmante”. A ONU divulgou que mais de nove mil crianças recrutadas pelas forças armadas de ambos os lados; 32 escolas tomadas pelas forças militares; mais de 20 ataques a clínicas e centros de saúde; muitas mulheres e meninas estupradas, muitas vezes brutalmente; e crianças mortas durante os ataques indiscriminados.

Leia também sobre os 20 anos do massacre em Ruanda

Ruanda: 800 mil mortos, 100 dias de massacre e 20 anos de lições

Saiba mais sobre o massacre

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário