one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Monte Ontake, no Japão

Imagem:

Compartilhar:

Chegada de tufão suspende buscas por desaparecidos no Japão

Criado em 05/10/14 09h54 e atualizado em 05/10/14 10h11
Por Da Agência Lusa

Pessoas são resgatadas de áreas próximas ao Monte Ontake, no Japão (Lusa/Direitos Reservados)

Pessoas são resgatadas de áreas próximas ao Monte Ontake, no Japão (Lusa/Direitos Reservados)EPA/Departamento de Incêndio de Tóquio/Agência Lusa/Direitos Reservados

 

A chegada do Tufão Phanfone ao Japão obrigou as autoridades a suspender as operações de busca no Monte Ontake, onde a erupção de um vulcão, há uma semana, deixou pelo menos 51 mortos.

As operações também devem ser canceladas amanhã (6) já que, de acordo com as previsões, o tufão passará perto da zona do Monte Ontake, no centro do país, já nas primeiras horas do dia.

A cinza expelida pelo vulcão e acumulada no cume do monte, aliada às intensas chuvas, aumentou o risco de deslizamentos de terra, levando as autoridades a colocar sob alerta as localidades de Kiso e Otaki, que ficam perto do vulcão.

Leia também no Portal EBC:

Urnas biométricas serão usadas em 726 municípios

Saiba o que pode e não pode neste domingo

Conheça o perfil dos 11 candidatos à Presidência da República

Após a descoberta de quatro corpos ontem (4), o balanço de mortos subiu para 51, mas há ainda pelo menos 13 pessoas que continuam desaparecidas desde que o Vulcão Ontake entrou em atividade, no último dia 27.

A erupção vulcânica no Ontake já figura como a que causou mais mortes no Japão desde 1926, ano em que a erupção no Monte Tokachi, na Ilha de Hokkaido, ao Norte do país, deixou 144 mortos e 210 feridos.

A última grande atividade do Ontake foi em 1979, quando expeliu cerca de 200 mil toneladas de cinzas. Em 1991, foi registrada outra erupção, de menor amplitude, e, em 2007, uma nova atividade causou uma série de terremotos vulcânicos.

O Japão está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico e conta com mais de uma centena de vulcões ativos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário