one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Número dois da guarda presidencial assume chefia do Estado em Burkina Faso

Criado em 01/11/14 11h39 e atualizado em 01/11/14 12h12
Por Da Agência Lusa

O número dois da guarda presidencial de Burkina Faso, Isaac Zida, anunciou hoje (1º) que assumiu as responsabilidades de chefe de Estado de transição. O anúncio foi feito após o chefe de Estado, Blaise Compaoré, ter confirmado sua demissão, para permitir a realização de eleições em 90 dias.

Isaac Zida assume os destinos do país para “assegurar a continuidade do Estado”, numa “transição pacífica e democrática”. Em discurso transmitido pela televisão, Zida classificou de “caducas” as declarações do chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, que tinha revelado ontem (31) ter assumido interinamente a presidência.

Leia também no Portal EBC:

Governo da Espanha quer suspender consulta sobre independência da Catalunha

Epidemia de ebola já atingiu 13.567 pessoas e já matou 4.951 pessoas

Europeus se queixam na OMC de política fiscal discriminatória do Brasil

Esta semana, Burkina Faso viveu grave crise sociopolítica, depois que Compaoré decidiu promover uma alteração constitucional, permitindo-lhe continuar na chefia do Estado, função que assumiu em 1987, na sequência de um golpe em que morreu o presidente Thomas Sankara. Compaoré justificou sua demissão com “a degradada situação sociopolítica e a ameaça de divisão dentro do Exército”, depois das grandes manifestações de cidadãos e da oposição exigindo sua saída.

As manifestações cresceram e intensificaram-se em todo o país na quinta-feira (27). Na capital, centenas de pessoas assaltaram e incendiaram o Parlamento, em protesto contra a votação da alteração constitucional permitindo o prolongamento do mandato de Compaoré.

Desde a independência da França, em 1960, até a posse de Compaoré, a história do Burkina Faso, antes conhecido como Alto Volta, caracterizou-se por uma sucessão de golpes de Estado.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário