one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Destruição na Faixa de Gaza

Imagem:

Compartilhar:

Hamas diz que saída da lista de organizações terroristas é uma vitória

Criado em 17/12/14 10h39
Por Agência Lusa

O movimento islamita palestino Hamas considerou hoje (17) uma vitória a decisão da Justiça europeia de o retirar da lista de grupos terroristas, embora mantenha os bens congelados na Europa. "É uma vitória para a questão palestina e para os direitos do nosso povo", disse o porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum.

Leia mais notícias:

Identificados 53 medicamentos que podem conter disseminação do ebola

Onze talibãs morrem em ataque com drone da Otan no Afeganistão

"Nós elogiamos o Tribunal da União Europeia por essa decisão, que deve agora ser seguida por medidas internacionais para pôr fim à opressão do povo palestino", acrescentou o porta-voz.

A decisão de retirar o Hamas da lista de organizações terroristas, da qual fazia parte desde dezembro de 2001, não implica, segundo o tribunal, “nenhuma apreciação de fundo sobre a qualificação do movimento como grupo terrorista”.

Criado em 1987, quando foi registrada a primeira Intifada (manifestação espontânea da população palestina contra a chamada ocupação israelita), o Hamas é considerado uma organização terrorista por Israel, pelos Estados Unidos, pelo Reino Unido, Japão, Canadá, Egito e, até hoje, pela União Europeia.

O grupo reivindica a libertação da Palestina da “ocupação israelita” e o estabelecimento de um Estado Islâmico na região onde é hoje Israel, tendo sempre recorrido a ataques quer contra soldados quer contra civis.

Os ataques contra civis foram considerados crimes de guerra contra a humanidade por vários grupos de defesa dos direitos humanos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário