one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Papa Francisco

Imagem:

Compartilhar:

Papa manifesta satisfação com reaproximação entre Cuba e Estados Unidos

Criado em 18/12/14 16h51
Por Agência Brasil* Edição:Nádia Franco

 

O papa Francisco manifestou hoje (18) satisfação com a decisão de Cuba e dos Estados Unidos de restabelecer relações diplomáticas, interrompidas desde 1961. O anúncio da reaproximação entre os dois países foi feito ontem (17) pelos presidentes Raúl Castro, de Cuba, e Barack Obama, dos Estados Unidos.

Recentemente, o papa escreveu aos dois presidentes, convidando-os a resolver “questões humanitárias de interesse comum, entre as quais a situação de algumas pessoas detidas”, diz nota divulgada nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado do Vaticano. Em outubro, a Santa Sé recebeu no Vaticano delegações dos dois países e ofereceu-se para intermediar um diálogo construtivo sobre temas delicados, do qual nasceram soluções satisfatórias para ambas as partes, lembra o comunicado.

“A Santa Sé continuará a assegurar seu apoio às iniciativas que as duas nações tomarão para incrementar as relações bilaterais e favorecer o bem-estar dos respectivos cidadãos”, conclui a nota do Vaticano.

Em mensagem divulgada em Havana, o presidente Raúl Castro agradeceu os esforços do chefe da Igreja Católica pela reaproximação entre Cuba e Estados Unidos. “Agradeço o apoio do Vaticano e do papa Francisco por ter contribuído para melhorar as relações entre Cuba e Estados Unidos”, diz a mensagem de Castro.

Nos Estados Unidos, a Conferência Episcopal dos Estados Unidos considerou encorajador o anúncio, pelo governo Obama, de ações que favorecem o diálogo, a reconciliação, o comércio, a cooperação e o contato entre as duas nações e seus cidadãos. “Cremos que este é o momento para os Estados Unidos estabelecerem relações diplomáticas plenas com Cuba", afirma a entidade, em comunicado.

Os bispos cubanos, por sua vez, ressaltaram que as declarações feitas por Castro e Obama marcam uma nova etapa nas relações entre os dois países. Em comunicado, a Conferência Episcopal de Cuba manifesta gratidão especial ao papa Francisco, que reconhece "como um importante mediador” e diz esperar que a retomada do diálogo entre os dois países contribua para o bem-estar material e espiritual do povo cubano.

*Com informações da Rádio Vaticano

Editora: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário