Palestina

Imagem:

Compartilhar:

Após novos confrontos na Faixa de Gaza, Palestina recebe status de "estado observador"

Criado em 10/12/12 12h38 e atualizado em 31/12/12 13h30
Por Léo Rodrigues e Marcos Urupá Fonte:Portal EBC

Manifestantes palestinos procuram local seguro contra bomba de gás lacrimogêneo
Novos episódios no histórico conflito entre israelenses e palestinos mobilizaram a atenção internacional (Foto: Alaa Badarneh / Agência Lusa)

Durante 8 dias do mês de novembro, o Oriente Médio ganhou as atenções do mundo diante de novos confrontos entre palestinos e israelenses [2]. A troca de artilharia aérea entre o Hamas e o exército de Israel deixou mais de uma centena de mortos, incluindo civis e crianças [3]. O conflito é mais um episódio de uma história secular entre os dois povos [4], que envolve desavenças religiosas e disputas de terra. Em meio à intensificação dos confrontos, Israel ameaçou iniciar uma invasão por terra [5], o que não foi bem recebido pelo governo britânico [6]. Diante do impasse, o presidente egípcio Mouhamed Mursi assumiu a liderança do processo de negociação da paz. No dia 21 de novembro, foi anunciado um cessar-fogo [7].

Veja galeria de fotos dos episódios que envolveram a Palestina em 2012:
 

Uma semana após o início da trégua, a Assembleia Geral da ONU concedeu à Palestina, no dia 29 de novembro, o status de "estado observador" [25]. Foram 138 votos a favor, nove contra e 41 abstenções. Na prática, a mudança permite que os palestinos opinem em agências das Nações Unidas, mas sem direito a voto. A decisão foi comemorada por milhares de palestinos [26] nas ruas da Cisjordânia e na Faixa de Gaza e também repercutiu positivamente na América Latina [27]. Porém, o governo israelense rejeitou o reconhecimento [28] e anunciou a expansão das colônias [29], gerando preocupação na comunidade internacional.

No mesmo dia em que a ONU alterou o status da Palestina, milhares de pessoas marchavam [30] nas ruas de Porto Alegre na abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre [31]. Quatro bandeiras centralizavam as reivindicações dos participantes [32]. Durante quatro dias, delegações de 36 países participaram de uma intensa programação de que contou com mais de 120 atividades, entre oficinas, seminários e manifestações culturais, como a apresentação do grupo de dança argentino Shabibat [33] e a exposição do carunista Carlos Latuff [34]. Ao final do Fórum, movimentos sociais aprovaram uma declaração de intenções [35] que destacou a importância das ações de boicote a Israel [36].

Relembre como foi a cobertura da EBC:
- Confrontos na Faixa de Gaza [37]
- Concessão do status de "estado observador" à Palestina [38]


Brasil sedia o Fórum Social Mundial Palestina Livre [39]
Em dezembro de 2012, o Brasil foi o palco do Fórum Social Mundial Palestina Livre e reuniu cidadãos e ativistas de 36 países em Porto Alegre (RS). Durante 4 dias, a cidade gaúcha foi palco de ações para a afirmação, defesa, soberania e independência do povo palestino frente à política capitaneada pelo governo de Israel.

Um dos pontos altos do Fórum foi a Marcha Pelo Estado Palestino [40], que aconteceu no exato momento em que presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, discursava na Assembleia Geral da ONU, pedindo a aprovação do reconhecimento da Palestina como um Estado observador não-membro das Nações Unidas. Cerca de 8 mil pessoas se concentraram no Largo Glênio Peres e marcharam até a Usina do Gasômetro em Porto Alegre pedindo o fim da ocupação israelense nas terras árabes.

Confira a galeria sobre as origens do conflito na Palestina





 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [134] Fazer uma Reclamação [134] Fazer uma Elogio [134] Fazer uma Sugestão [134] Fazer uma Solicitação [134] Fazer uma Simplifique [134]

Deixe seu comentário