Compartilhar:

Uso de burca é proibido nas galerias do Parlamento australiano

Criado em 02/10/14 07h45 e atualizado em 02/10/14 08h56
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil [2]

As mulheres muçulmanas que cobrem o rosto com burca não poderão sentar-se nas galerias abertas ao público do Parlamento australiano, determina regulamento aprovado hoje (2) pelo órgão. “As pessoas que entrem com o rosto coberto nas galerias da Câmara dos Representantes e do Senado deverão sentar-se em uma galeria fechada”, de acordo com a nova ordem do Departamento de Serviços Parlamentares,  que entra em vigor imediatamente.

Leia também no Portal EBC: 

Ucrânia: economia vai ter redução de 8% em 2014 [3]

Médicos Sem Fronteiras rejeitam dinheiro e pedem envio de pessoal [4]

As autoridades parlamentares também analisam proposta no sentido de proibir os véus que cobrem o rosto das pessoas nos controles de entrada do Parlamento. A medida - adotada depois de, no mês passado, ter sido reforçada a segurança perante ameaça de atentado terrorista - desencadeou críticas por parte de diversos setores.

O comissário contra a Discriminaçao Racial, Tim Soutphommasane, destacou que “ninguém deve ser tratado como cidadão de segunda classe e muito menos no seu próprio Parlamento”, alertando que a proibição pode motivar ataques nas ruas contra as mulheres muçulmanas e aguçar a propaganda extremista. Soutphommasane disse não haver qualquer evidência que indique que as burcas (que cobrem todo o corpo,deixando visíveis apenas os olhos) supõem ameaça especial à segurança nacional e, por isso, sua interdição “pode simplesmente aumentar as tensões culturais e a desconfiança social”.

Tags:  Austrália [5], Parlamento [6], burka [7], proibição [8], galerias [9], mulheres [10]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário