
1 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relatório da Ouvidoria 
 

Novembro 
 

2014 
 



2 
 

  



3 
 

Ouvidora geral 

Joseti Marques 

 

Ouvidores adjuntos 

Isabela Ruberti (TV Brasil) 

Sebastião Rubens Gomes Pinto (Agência Brasil e Portal EBC) 

Tiago Severino (Sistema de Rádios) 

 

Atendimento 

Ana Cristina Santos 

Daniel Teixeira 

Gabriela Nascimento 

Noemi Paconé 

 

Monitoramento e Gestão da Informação 

David Silberstein 

Jamily Souza 

José Luiz Matos 

Tiago Martins 

 

Apoio à comunicação 

Wêdson França 

 

Secretária 

Edna Mamédio 

 

Estagiária 

Jéssica de Brito 

 

 



4 
 

  



5 
 

Sumário 

 

Apresentação...................................................................................................................... 07  

Monitoramento e análise de conteúdo............................................................................... 09  

 TV Brasil..................................................................................................................... 11  

 Agência Brasil e Portal EBC........................................................................................ 16  

 Sistema de Rádios..................................................................................................... 23  

Convênios de Cooperação EBC/UFRGS/UnB....................................................................... 33  

 Monitoramento de Conteúdo................................................................................ 35  

Manifestações do público................................................................................................... 43  

 TV Brasil..................................................................................................................... 45  

 Agência Brasil e Portal EBC........................................................................................ 50  

 Sistema de Rádios..................................................................................................... 58  

Processos pendentes........................................................................................................... 61  

Quantitativo de atentimento.............................................................................................. 65  

Serviço de Informação ao Cidadão – SIC............................................................................. 79  

 

 

 

  



6 
 

  



7 
 

APRESENTAÇÃO 

Em novembro, o Relatório da Ouvidoria tem como tema principal a análise da 

cobertura do caso Petrobras pela TV Brasil e Agência Brasil. Em linhas gerais, a 

cobertura demonstrou o amadurecimento do jornalismo dos veículos públicos ao 

conseguir resistir à espetacularização do assunto, não aderindo às estratégias comuns 

à grande mídia de manter a atualização diária do caso, mesmo não havendo qualquer 

fato novo que o justifique. 

No entanto, aspectos pontuais de edição deixaram perceber que ainda há certa 

dificuldade, na mídia pública, em se tratar assuntos que de alguma forma apontam 

para o governo, apesar de o próprio Governo declarar com veemência que garantirá a 

transparência e apoio incondicional ao combate à corrupção em qualquer esfera. Esse 

desconforto parece se dissolver no decorrer do mês, quando, na semana final, uma 

série de entrevistas, no telejornal Repórter Brasil, debate o assunto “corrupção” com 

especialistas de diversas áreas – um começo de reconhecimento da autonomia do 

jornalismo em veículos públicos, que poderia ter sido mais explorado com o tratamento 

amplo da notícia.    

Atendendo a solicitação do Conselho Curador, a Ouvidoria analisou a cobertura da 

crise da água em São Paulo, em monitoramento feito a partir da Radioagência. 

Trazemos também o levantamento dos assuntos abordados pela Agência Brasil no 

Mês da Consciência Negra, além de outras análises pontuais sobre assuntos diversos 

em todos os veículos. 

Neste Relatório, abrimos uma nova seção, para incluir resumos das análises 

empreendidas a partir do convênio de cooperação entre a EBC, a Universidade 

Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Brasília (UnB) para 

monitoramento dos conteúdos da TV Brasil (UFRGS) e das Rádios Nacional AM/FM e 

MEC de Brasília (UnB). Em novembro não tivemos boletins de monitoramento feitos 

pela UnB e por isso não são apresentados os resumos relacionados às rádios. Para a 

TV Brasil, foram analisados diversas edições de vários programas, resumidos aqui. 

Nas seções “Manifestações do Público” e “Quantitativo de Atendimento” pode-se ver o 

comportamento dos usuários em relação aos diversos conteúdos oferecidos pelos 

veículos da EBC e o índice de procura pelos serviços da Ouvidoria. 

Joseti Marques 
Ouvidora geral 



8 
 

 



9 
 

 

MONITORAMENTO E ANÁLISE DE 
CONTEÚDO  



10 
 

 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

11 
 

 

 

COBERTURA DO CASO PETROBRAS NO REPÓRTER BRASIL NOITE 

A cobertura das investigações da operação Lava Jato, que investiga denúncias de 

corrupção na Petrobras, foi objeto de análise da Ouvidoria. A verificação se 

concentrou no período de 5 a 30 de novembro, especificamente no Repórter Brasil, 

segunda edição. 

A sétima fase de investigação da operação Lava Jato foi citada inicialmente no dia 12. 

No terceiro bloco do Repórter Brasil, foi noticiado, em formato de nota, que oito 

envolvidos teriam feito um acordo de delação premiada. Como se trata de processo 

que tramita em segredo de justiça, os nomes não foram citados. Também não foi 

citado o nome da Petrobras. O apresentador do telejornal se referiu ao caso da 

seguinte forma: "operação Lava Jato, da Polícia Federal". Não foi citado o nome 

Petrobras ou identificado sobre o que era a investigação. 

No entanto, no bloco anterior do programa, outra nota citou nominalmente a Petrobras. 

A notícia não era sobre a investigação, mas referente ao resultado positivo na 

produção de barris de petróleo. O texto dizia que "a Petrobras anunciou hoje um 

recorde na produção de petróleo durante o mês de outubro. A produção diária chegou 

a 2,795 milhões de barris. O número é meio por cento maior do que o registrado em 

setembro. Outubro também foi o nono mês consecutivo de crescimento da produção 

da Petrobras". 

No dia 13, o jornal O Estado de São Paulo publicou uma matéria intitulada "Delegados 

da Lava Jato exaltam Aécio e atacam PT na rede". A reportagem mostra que alguns 

servidores da Polícia Federal que atuaram na operação teriam feito postagens, 

durante o período eleitoral, em uma página do Facebook com comentários contrários à 

candidatura de Dilma Rousseff. O Repórter Brasil repercutiu, na mesma data, o 

assunto. A partir de uma entrevista coletiva do ministro da justiça, José Eduardo 

Cardozo, que pediu a abertura de sindicância contra os integrantes da PF. A notícia do 

telejornal mostrou a página do Estadão como a fonte das informações. Novamente, o 

nome da Petrobras foi negligenciado. 

TV Brasil 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

12 
 

A escalada do telejornal, onde são listados os destaques da edição, no dia 14, 

mostrou pela primeira vez o nome da empresa. O texto dizia que "o Repórter Brasil de 

hoje vai mostrar a nova fase da operação Lava Jato se concentra na investigação de 

sete empreiteiros. A Polícia Federal prendeu os presidentes de três empresas e um 

ex-diretor da Petrobras". 

A chamada da matéria informou a prisão de 18 pessoas e citou que entre eles estão 

Renato Duque, ex-diretor da Petrobras e diretores de empresas privadas. A 

reportagem foi bem objetiva. Ela começou com uma sonora que explicou alguns 

passos da investigação. Logo em seguida, apresentou números que permitiam ter uma 

ideia da extensão do esquema. Foram apresentados os nomes dos dirigentes de 

construtoras. A posição das empresas foi dada em nota lida pelo apresentador ao fim 

da matéria. 

Apesar da operação Lava Jato ter tido destaque na abertura do Repórter Brasil, a 

reportagem, na edição, ficou entre assuntos de menos destaque dentro da 

programação do telejornal – notícias sobre uma competição de informática, aterros 

sanitários, botos cinzas, um resumo das notícias internacionais do dia até chegar à 

matéria da Petrobras. Esta situação serve para refletir o critério estabelecido pelo 

jornal para definir valor de relevância a cada conteúdo. 

No dia 15, a abertura do telejornal mais uma vez deu destaque à operação. "O 

ministro da justiça diz que as investigações das denúncias de corrupção na Petrobras 

vão continuar sem que haja interferência política. Hoje o presidente de mais uma 

grande empreiteira se entregou à polícia", disse a apresentadora logo na introdução 

do Repórter Brasil. 

A primeira informação a ser transmitida foi a recusa de habeas corpus a empresários 

de duas empreiteiras. Logo em seguida, foi exibida uma matéria em que o ministro da 

justiça, durante entrevista coletiva, declarou que as investigações não iriam ser alvo de 

qualquer interferência política. A segunda parte da mesma reportagem permitiu situar 

os telespectadores sobre como estava a operação, com a indicação de mandados 

cumpridos. 

Ainda foi informado que "o ministro José Eduardo Cardozo disse que a presidenta 

Dilma Rousseff pediu que as investigações da operação Lava Jato sejam 

transparentes e os responsáveis punidos. A presidenta que está em Brisbane, na 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

13 
 

Austrália, ainda não comentou as prisões". O comentário tem pouca relevância para a 

notícia. 

No mesmo dia também foi veiculada uma reportagem sobre uma manifestação em 

São Paulo que pedia o impeachment da presidenta. A matéria, embora tenha tido uma 

abordagem superficial, cumpriu o papel de contrapor uma voz, até então dissonante, 

contra a manifestação a favor da volta da ditadura militar – a  do cantor Lobão, que 

disse que resolveu não participar do ato depois que viu uma faixa pedindo intervenção 

militar no país. 

O Repórter Brasil, no dia 17, começou com uma reportagem sobre a criação de uma 

diretoria de governança corporativa pela Petrobras. Este foi o dia mais crítico da 

cobertura. O telejornal deixa transparecer um esforço para amenizar o impacto da 

crise que a estatal enfrenta. O maior exemplo está caracterizado na abertura do 

telejornal. "A Petrobras anunciou a criação de uma diretoria de governança corporativa 

para enfrentar casos de corrupção. E em meios às denúncias, a empresa informou um 

novo recorde da produção de petróleo", narrou o apresentador, relembrando em sua 

fala uma informação que já havia sido citado pelo próprio telejornal há dias, como se 

ainda fosse novidade. 

A reportagem decorrente dessa chamada tem duas partes. A primeira mostra 

equilíbrio. Há a descrição da finalidade da criação da diretoria. O repórter ainda citou 

que as empresas envolvidas na operação continuarão a prestar serviço para a 

Petrobras, mas se as denúncias forem confirmadas os contratos podem ser alterados. 

A matéria perde a objetividade ao tratar sobre o adiamento do balanço contábil. O 

jornalista informou que a Petrobras apura se os valores de receita e despesa estão 

corretos. Porém, a parte editada da entrevista do representante da estatal, ao invés de 

contribuir para explicar a decisão, acaba servindo para fazer uma defesa institucional 

da empresa: "Para 2015, nós não divulgamos ainda o nosso orçamento e com ele virá 

a necessidade de captação. Mas como vocês sabem, nós estamos trabalhando, dado 

o crescimento da produção, com um fluxo de caixa melhorado em relação aos anos 

anteriores. Vamos produzir mais, né", afirmou um dos diretores. 

A passagem do repórter tinha, ao final do texto, uma informação já tratada nas edições 

anteriores do Repórter Brasil sobre o aumento na produção de barris de petróleo. 

Inclusive, o dado informado por ele é diferente do que já havia sido anunciado. O 

telejornal noticiou anteriormente um volume de 2,795 milhões; na reportagem, os 

números informados eram 2,126 milhões. 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

14 
 

Na mesma edição, foi veiculada uma reportagem que disse que a prisão de 

empreiteiros pela operação Lava Jato reacendeu o debate sobre o financiamento de 

campanhas eleitorais. A repórter informou o volume de doações feitas pelas empresas 

envolvidas no suposto esquema de corrupção. Houve ainda uma entrevista, ao vivo, 

com a representante de um movimento que luta para acabar com as doações 

empresariais nas campanhas. 

No dia 18, assuntos de relativo impacto chamaram atenção da imprensa. Em Curitiba, 

Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, se entregou à justiça. Ele é 

acusado de ser o operador do PMDB no esquema de corrupção. Em Brasília, a CPMI 

da Petrobras autorizou a quebra de sigilo de João Vaccari, tesoureiro do PT e a 

acareação entre os ex-diretores Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa. Todos esses 

assuntos estiveram presentes no Repórter Brasil, em reportagens discretas.  

A abertura (escalada) do telejornal é como a primeira página de um veículo impresso e 

serve para instigar o público a acompanhar os assuntos mais impactantes, notícias 

novas e/ou aspectos interessantes de matérias especiais. Na escalada são 

apresentadas as notícias de maior relevância daquela edição. E não se pode ignorar o 

interesse que já está instalado no público, a partir de diversos outros jornais que já 

foram exibidos ao longo do dia – o Repórter Brasil vai ao ar às 21h.  No entanto, 

mesmo com a força dos fatos novos sobre o caso Petrobras, as matérias não 

apareceram na escalada e, dentro da organização do script do noticiário, foram 

inseridas quase no final do telejornal, no terceiro bloco. 

Se a prisão de um dos envolvidos e a aprovação de uma série de medidas pela CPMI 

não motivou o Repórter Brasil a dar um maior destaque ao caso já, no dia 19, na 

abertura do telejornal, a operação Lava Jato apareceu. "A Polícia Federal reconheceu 

que errou ao dizer que o diretor da Petrobras, José Carlos Cosenza, recebeu propina", 

narrou o apresentador. A impressão que fica, nessa ocorrência, é que quando a 

notícia tem uma perspectiva de amenizar o impacto da crise que a empresa vive, o 

destaque acontece. Quando a cobertura aponta para um cenário de maior agressão à 

estatal ocorre o oposto. Nessa edição, a notícia do erro cometido pela Polícia Federal 

ganhou um comentário dispensável por parte do apresentador: "Será que a 

corregedoria da Polícia Federal vai agir nesse caso?".  

Nesta mesma edição, houve uma matéria curta sobre um debate que aconteceu na 

CPMI da Petrobras a respeito do processo de contratação pela estatal. Uma matéria 

irrelevante, que não trouxe fatos novos e nem foi positiva ou negativa sobre a 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

15 
 

discussão do assunto.  Logo em seguida, o apresentador leu uma nota informando 

sobre a valorização das ações da empresa. "As ações da Petrobras tiveram a primeira 

alta em cinco pregões. Depois de alcançar o menor valor em quase nove anos, os 

papéis da estatal tiveram um ganho de 2,65% na bolsa de valores de São Paulo".  

Não apenas por ser jornalismo público, o Repórter Brasil necessita refletir melhor 

sobre a abordagem dos fatos relacionados à Petrobras, porque a estatal é apoiadora 

do telejornal e todos os dias, antes do programa começar, há a chancela "Repórter 

Brasil, apoio Petrobras". O desafio é cobrir assuntos delicados da forma correta, 

imparcial, isenta, evitando-se a impressão de que a comunicação pública se resume a 

um mero direito de resposta à comunicação privada. 

No dia 20, o fato novo foi o bloqueio das contas dos presos na operação Lava Jato. As 

reportagens, principalmente, aquelas produzidas pela TVE do Paraná, em geral 

tiveram uma condução objetiva sem relatos que tangenciem para o julgamento 

antecipado dos acusados ou sua defesa.  

No dia 24, não foi possível avaliar os 10 primeiros minutos do telejornal porque o 

arquivo disponível no sistema para verificação estava com defeito.  

A partir dessa data, o Repórter Brasil começou a veicular uma série de entrevistas, ao 

vivo, sobre o combate à corrupção no país. A decisão editorial foi interessante, mas 

acabou representado uma diluição das informações sobre o caso Petrobras. Nos dias 

subsequentes, todas as notícias da operação Lava Jato passaram a ser apresentadas 

apenas em formato de nota, de forma breve, sem imagens.  

Na edição do dia 24, o assunto tratado pelo Repórter Brasil foi a prisão de Adarico 

Negromonte, irmão do ex-ministro das Cidades; o entrevistado do dia foi o jornalista 

Cláudio Abramo, representante da ONG Transparência Brasil. 

No dia 25, a única menção feita ao caso Petrobras foram comentários gerais durante 

a entrevista. Dessa vez, o entrevistado foi um professor de história que falou sobre a 

origem contemporânea da corrupção no Brasil. O fato novo deste dia foi o último 

depoimento de delação premiada do doleiro Alberto Youssef, na Polícia Federal em 

Curitiba, tendo terminado às 20h20.  

No dia 26, a nota sobre a operação dizia que o procurador-geral da República, 

Rodrigo Janot, está à espera do processo que trata da delação premiada do doleiro 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

16 
 

Alberto Youssef. A entrevista foi com uma representante da OAB, que tratou da 

legislação brasileira que tenta combater a corrupção.  

No dia 27, a nota foi a respeito do depoimento de um empresário que teria afirmado 

que fez um pagamento de 33 milhões ao doleiro Alberto Youssef. A entrevista foi com 

o secretário da Controladoria Geral da União, que abordou os avanços no combate a 

corrupção.  

No dia 28, a nota tratou da liberação pela justiça de Adarico Negromonte. A entrevista 

foi com um representante da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, que defendeu o 

fim do financiamento privado de campanhas eleitorais.  

No dia 29, a notícia sobre a operação Lava Jato informou que o doleiro Alberto 

Youssef havia passado mal dentro da penitenciária. A entrevista foi com o professor e 

jornalista Luciano Martins, que analisou o modo de cobertura da mídia em escândalos 

de corrupção. 

A iniciativa em promover as entrevistas é interessante, porque permitiu avançar em 

discussões que aparecem, às vezes, resumidamente na fala de um promotor ou juiz 

dentro de uma reportagem. Dedicar um espaço para tratar de um tema como 

corrupção, a partir da análise de vários especialistas, contribui para o telespectador 

aprimorar seu conhecimento acerca da legislação e das discussões que aparecem 

atreladas à operação Lava Jato, como o financiamento de campanhas eleitorais por 

empresas. Porém, o Repórter Brasil reduziu o espaço dado à cobertura da operação. 

No dia 12, o caso começou a ser abordado com as limitações de destaque, já 

apontados. Quando o mês estava próximo de encerrar, o espaço foi ainda mais 

reduzido. Faltou, por exemplo, durante a cobertura uma reportagem capaz de fazer 

uma análise em profundidade desta operação que já dura alguns meses.  

 

 

PETROBRAS, LAVA JATO E A COBERTURA DA AGÊNCIA 

A Agência Brasil tem realizado uma correta cobertura sobre a CPMI da Petrobrás, que 

ocorre no Congresso; da CPI da Petrobrás que ocorre no Senado, assim como a 

Agência Brasil e Portal EBC 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

17 
 

Operação Lava Jato, deflagrada em 17 de março pela Polícia Federal, que envolve ex-

dirigentes da estatal. 

Em novembro a Agência Brasil prosseguiu com noticiário sobre as CPMI e CPI da 

Petrobras. Registrou depoimentos da presidente, de diretores e ex-diretores da estatal. 

Acompanhou acareações lá realizadas e todos os trâmites (como a solicitação de 

documentos) que realizam. 

Também em novembro, a Agência divulgou amplo noticiário sobre Operação Lava 

Jato que, neste mês, entrou em sua sétima fase. Num cenário que produziu caudaloso 

noticiário (foram publicadas centenas de matérias), onde há um considerável número 

de temas, ações e pessoas envolvidas, faz-se necessário destacar momentos mais 

representativos. 

A Agência divulgou nessa fase, as Operações da Polícia Federal como as prisões de 

executivos de empreiteiras, empresários e de ex-dirigentes da Petrobrás. Noticiou os 

procedimentos tomados pelo juiz responsável pela Operação. Deu voz a advogados 

defensores de denunciados. Ouviu autoridades, como o Ministro da Justiça, agentes 

políticos (investidos de mandato e lideranças partidárias), representantes do Ministério 

Público e da Procuradoria, como o Procurador Janot, sobre delações e vazamentos. 

Ouviu autoridades do Tribunal de Contas da União sobre o volume de valores 

envolvidos nas denúncias. Registrou ações e interpelações do Executivo, como a 

solicitação das delações ao Supremo Tribunal Federal, assim como registrou ações e 

interpelações de opositores ao Governo. Noticiou que a estatal passou a ser objeto de 

investigações na Holanda e Estados Unidos. Deu espaço para a apresentação de 

ações que a presidência e diretoria da Petrobras tomaram diante das denúncias. 

A Ouvidoria entende que a Agência cobriu, com lisura, os fatos relacionados à 

Operação divulgando informações. Sem avançar em juízos apressados, noticiou 

detalhadamente os eventos, mantendo uma saudável e correta distância de 

'especulações'. Somente divulgou procedimentos que vão se tornaram públicos, seja 

na fala de envolvidos, na de seus defensores ou de autoridades. 

É emblemático que, por manter essa postura, a Agência não incorreu num grave erro 

cometido pela imprensa convencional: a indevida inclusão do nome de um diretor da 

Petrobrás no rol de suspeitos. 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

18 
 

Diante do questionamento do juiz Sérgio Moro, a Polícia Federal veio a público e 

admitiu 'erro material' na circulação do nome do diretor da Petrobrás, José Carlos 

Cosenza. Em dias anteriores o nome do diretor da Petrobrás circulou por todo o 

noticiário nacional como um dos 'possíveis suspeitos' na Operação. 

Com a manifestação da Polícia Federal, imprensa comercial, portais, rádios e TVs 

correram para a retratação. Abriram manchetes destinando igual espaço – até 

manchetes de primeira página, - na tentativa de corrigir a informação equivocada. O 

assunto foi tema de colunistas e ombudsman de vários veículos, num final de semana. 

Até a análise precisa de Alberto Dines no Observatório de Imprensa: "Errou a PF e 

errou a mídia.” 

Por sua linha na cobertura a Agência não precisou recorrer ao expediente da 

retratação. Publicou, somente, uma matéria com a informação de que a Polícia 

Federal admitia o 'erro material'. 

A Ouvidoria registra que, com cobertura equilibrada, a Agência soube delimitar, com 

precisão cirúrgica e com muito cuidado, o que é denúncia, especulação e informação. 

AINDA SOBRE ESPECULAÇÕES 

No dia 21/11, a mídia convencional viveu um dia de frenesi. O alvoroço deveu-se a 

uma informação extraoficial de que a presidenta Dilma anunciaria o nome de sua nova 

equipe econômica.  

A Agência Brasil, mais uma vez, cumpriu sua função: a de informar. Sem se render às 

especulações sobre o assunto, sequer declinou os nomes vazados para a equipe, 

divulgando a manifestação do Palácio do Planalto. 

DEMORA NA CORREÇÃO DE ERROS DA AGÊNCIA  

Diz o Manual de Jornalismo da EBC, página 36: A EBC parte do princípio de que é 

imprescindível evitar os erros e equívocos, mas, se ocorrerem, é obrigatório corrigi-los. 

O jornalismo da EBC deve admitir abertamente os erros que tenha cometido e publicar 

as correções com presteza. Isso deve ser feito de forma honesta e rápida. Um erro de 

informação prejudica diretamente o público, a empresa e seus profissionais”. 

No jornalismo, errar é mais que humano, é inevitável. Os veículos, todos, têm sua 

fórmula de registrar seus erros. Na Agência, normalmente, os erros são corrigidos a 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

19 
 

tempo, assim que são percebidos pela redação. A demora na correção, no entanto, 

tem ocorrido em casos pontuais, especialmente em notícias divulgadas na sexta-feira, 

que permanecem com erros até a manhã de segunda ou até por mais tempo.  

Exemplo disso é a matéria "Governo do Rio muda data do Dia D de vacinação contra 

pólio e sarampo" que permaneceu errada das 12h48 do dia 21 de novembro, uma 

sexta-feira, até às 14h38 do dia 26, uma quarta-feira, esclarecendo que 

“diferentemente do que foi informado, não há registro de pólio no país”.  No mês de 

novembro, não registramos demora excessiva em nenhum dos nove erros anotados, 

sempre alertados na coluna Últimas Notícias. O que mais chamou a atenção foi, sem 

dúvida, um pequeno problema de digitação que resultou na surpreendente manchete: 

“Vaticano prepara manual para dar transparência aos balaços financeiros da Igreja”. 

Evidentemente faltou um “N” na palavra “balaços” 

ESPECIAL SOBRE O MÉXICO  

A Agência Brasil publicou, no dia 21/11, uma reportagem especial com o título “Sobre 

silêncios e medo: um retrato da impunidade no México”. O fato que motivou a série foi 

o desaparecimento de 43 alunos da Escola Normal Rural Raúl Isidro Buergos, 

localizada em Ayotzinapa, estado de Guerrero. O crime teria acontecido no dia 26 de 

setembro, em uma ação supostamente envolvendo o prefeito e agentes policiais no 

município de Iguala, no mesmo estado, com a colaboração de integrantes de uma 

quadrilha de narcotraficantes. A demora em encontrar as vítimas, vivas ou mortas, e 

os protestos da população contra a inépcia do governo mexicano em todos os níveis 

para solucionar o crime têm gerado interesse internacional no assunto. 

A reportagem da Agência Brasil é um bom exemplo de jornalismo investigativo, não no 

sentido de descobrir os responsáveis pelo crime, mas, como o texto introdutório da 

série aponta, para “conhecer a história por trás do desaparecimento dos estudantes. O 

episódio que mobiliza o México e choca a opinião pública internacional revela um país 

institucionalmente em crise, profundamente marcado pela corrupção e pelo 

envolvimento de esferas do poder no crime organizado. A violência transcende o caso 

dos estudantes e surge em episódios de desaparecimentos e massacres anteriores 

que, sem punição, alimentam o medo e estabelecem o silêncio como meio de 

sobreviver”. 

Nas cinco matérias que compõem a reportagem especial, a enviada especial da 

Agência Brasil, Leandra Felipe, soube escolher e ouvir os entrevistados locais, que 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

20 
 

incluem os pais e colegas dos estudantes desaparecidos, parentes de vítimas de 

outros casos de desaparecimentos, assassinatos e detenções arbitrárias (perpetradas, 

segundo as denúncias, para ocultar os verdadeiros responsáveis pelos crimes), 

representantes de entidades de defesa dos direitos humanos e jornalistas. 

Com a ajuda dos depoimentos, a repórter revelou as camadas de um enredo que 

esconde as crueldades que seus habitantes são obrigados a aturar, descrentes na 

capacidade da Justiça do país de oferecer proteção contra os desmandos de um 

sistema no qual os interesses dos políticos e dos narcotraficantes são frequentemente 

entrelaçados. Os jornalistas locais também são vítimas deste sistema e seus 

depoimentos explicitam as regras desenvolvidas por eles para sobreviver nestas 

condições.  

Elementos da cultura e da história mexicanas – especificamente a comemoração do 

Dia dos Mortos e o legado da Revolução Mexicana nas escolas normais rurais – foram 

aproveitados para inserir detalhes contextuais que aprofundam a sensação da 

realidade concreta vivenciada pelos participantes. As fotografias tiradas pela própria 

repórter reforçam este efeito e há uma linha do tempo onde estão registrados os 

principais acontecimentos do caso desde o dia 26 de setembro.  

Enquanto os outros veículos da mídia brasileira, mesmo aqueles com correspondentes 

no México, se apegaram às repercussões do crime nos palcos políticos, às 

consequências da campanha de combate aos cartéis para a reorganização do 

narcotráfico em novas bases ou ao radicalismo da ideologia e da atuação dos alunos 

da escola normal rural, a reportagem da Agência destacou o ponto de vista das 

testemunhas deste e de outros crimes e abusos de autoridade que fazem parte do 

cotidiano dos cidadãos mexicanos.  

A reportagem especial constitui uma luz para a cobertura internacional da Agência 

Brasil e um contraste marcante das matérias que reproduzem ou se baseiam nos 

conteúdos fornecidos pelas agências noticiosas internacionais, para as quais as 

fontes, muitas vezes, não vão além das declarações oficiais das autoridades públicas 

ou as informações divulgadas pelos veículos estatais de comunicação. 

REGIONALISMO INFELIZ 

Exemplos de ânimos acirrados durante o período eleitoral, infelizmente, continuaram 

em exposição na web após o resultado do pleito. Troca de insultos e preconceitos 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

21 
 

regionais foram registrados e noticiados, principalmente as agressões aos eleitores da 

região Nordeste. 

A Agência publicou matérias sobre o tema, entre elas uma que relacionava posts 

ofensivos, a iniciativa da OAB pedindo punição e outra onde registrava que Polícia 

Federal iniciava investigações sobre o assunto. 

Segundo o Manual de Jornalismo da EBC o 'bom regionalismo' é sempre bem-vindo 

nos veículos da empresa. Já tratamos em boletim da excelente iniciativa de produzir 

'matérias com sotaque'. Por isso o estranhamento, por parte da Ouvidoria, para um 

exemplo na contramão dessa boa prática, na matéria “Empresários paulistas são 

presos no Rio transportando cocaína para Macaé”. 

A Agência não foi feliz na titulação. Quem transporta cocaína é, em princípio, 

traficante, e não empresário, ainda que o faça pela primeira vez. Entende-se que a 

qualificar traficantes como sendo empresários possa dar mais destaque à notícia, se 

considerarmos como verdade tácita que empresários nunca transportam cocaína – e 

aí teríamos um fato extraordinário, como a velha história de que cachorro que morde o 

homem não é notícia; mas o contrário rende manchete. 

Inadequada também a definição dos empresários como “paulistas”. A notícia fala em 

empresários “estabelecidos” em São José dos Campos (SP), o que não é garantia que 

sejam de fato paulistas. Desnecessário apontar a naturalidade de pessoas que 

praticam crimes. Pessoas que praticam crimes são 'criminosos', independentemente 

da localidade onde nasceram. A colocação exacerba a criação de sentimentos 

regionalistas negativos, o que a Agência, zelosa em temas mais delicados, sempre 

procura evitar.  Chamamos a atenção para isso apenas como uma provocação à 

reflexão. 

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA – A COBERTURA PELA AGÊNCIA BRASIL 

Em Novembro, o mês da Consciência Negra, a Agência Brasil produziu cerca de 

sessenta matérias sobre vários aspectos da vivência da população brasileira 

afrodescendente. A memória de personagens e locais históricos, produções culturais 

no teatro, no cinema e na televisão, manifestações populares, barreiras políticas e 

formas alternativas de participação, discriminação persistente nos setores de saúde, 

educação e trabalho e racismo na internet foram alguns dos assuntos abordados. 

Porém, o tema que recebeu mais atenção na cobertura deste ano foi a violência contra 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

22 
 

jovens negros. A pauta esboçada em uma das nove matérias publicadas no dia 20 de 

novembro anunciou esta preocupação: “Diante desse cenário, no Dia Nacional da 

Consciência Negra, data que relembra a morte de Zumbi dos Palmares, a Agência 

Brasil traz relatos, depoimentos e a opinião de jovens, organizações da sociedade civil 

e representantes do Poder Público para conhecer os problemas, as estratégias de 

resistência e as políticas propostas para enfrentar a violência contra jovens negros”. 

Em doze (20%) das sessenta matérias há referências aos atos de violência praticados 

contra negros no Brasil, principalmente negros jovens na faixa de 15 a 29 anos. Atos 

que vão de injuria racial a homicídios. O racismo institucional na sociedade e 

particularmente na atuação dos órgãos de segurança e de justiça do Estado foi 

denunciado por vários entrevistados, com dados que indicam as altas taxas de 

vitimização da juventude negra em relação ao resto da população no que diz respeito 

aos homicídios em geral, às mortes causadas por policiais e à seletividade nas 

abordagens policiais e no encarceramento.  

No tratamento do tema, como na maioria dos assuntos abordados pela Agência Brasil, 

o discurso jornalístico foi imparcial. As tendências eventuais, quando existem, se 

revelam na escolha dos casos e dos dados citados e das pessoas entrevistadas. 

Assim, com base nestas escolhas, observa-se que as vítimas mais focadas na 

cobertura em novembro sobre a violência contra negros no Brasil foram jovens negros 

que moram nas favelas e nas zonas periféricas das capitais e que são mortos por 

policiais. 

Cinco casos fatais foram mencionados, dois em Fortaleza, dois no Rio de Janeiro e 

um em São Paulo. Em quatro dos cinco casos as vítimas foram jovens e em todos os 

casos as vítimas foram negros que moravam em favelas ou bairros de periferia e cujas 

mortes foram atribuídas a policiais. As circunstâncias das duas mortes em Fortaleza 

foram descritas nos seguintes termos: “Em fevereiro de 2013, em um bairro de 

periferia da capital cearense, uma festa de pré-carnaval terminou em tragédia. Após 

discussões entre policiais e moradores do local por causa do volume do som, agentes 

dispararam contra a multidão. Dois jovens negros [um rapaz de 16 e uma moça de 18 

anos] foram atingidos e acabaram mortos”. Sobre a morte de um homem de 33 anos 

durante uma ação policial na Rocinha em 2012, a mãe da vítima deu o seguinte 

depoimento: “Eles tiraram a vida dele assim do nada... Eles disseram que foi troca de 

tiros, mas era tudo mentira. Mataram ele só porque era pobre, negro, desempregado e 

morador da favela”.  



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

23 
 

Os dados convergiram para reforçar esta ênfase. De acordo com uma matéria sobre 

uma campanha lançada pela ONG Anistia Internacional contra homicídios de jovens 

negros no país, um manifesto da entidade alertou que "O Brasil é o país onde mais se 

mata no mundo, superando muitos países em situação de guerra. Em 2012, foram 56 

mil jovens entre 15 e 29 anos e, desse total, 77% são negros”. Em outra matéria, 

sobre a existência de filtragem racial nas instituições policiais do país, os resultados de 

uma pesquisa realizada com dados das polícias militares de São Paulo, Minas Gerais, 

do Rio de Janeiro e do Distrito Federal apontaram que “a proporção de jovens negros 

mortos em ação policial é três ou quatro vezes superior à de brancos”. 

Os dados alarmantes se repetem a cada ano, mostrando que o racismo no Brasil 

ainda é uma doença que corrói o tecido social e que, portanto, não basta dar 

visibilidade ao genocídio discreto que vem ocorrendo com os jovens negros, 

principalmente nos grandes centros urbanos, apenas a cada novembro. A Ouvidoria 

recomenda que façamos uma reflexão sobre como a comunicação pública está 

tratando a questão ao longo de todo o ano e em todas as suas plataformas. 

 

 

RADIOAGÊNCIA – A COBERTURA DA CRISE DA ÁGUA EM SÃO PAULO 

O jornalismo tem, por natureza, o dever de se ocupar com assuntos que são de 

interesse público. No espaço privado, esse entendimento está condicionado à linha 

editorial determinada pelos núcleos de propriedade da empresa - acionistas 

anunciantes e investidores. No jornalismo público, a noção de interesse equivale ao 

direito do cidadão ter acesso à informação. Por isso, a possibilidade de ir além do que 

os veículos comerciais apresentam é maior. 

A análise da cobertura da crise hídrica que o estado de São Paulo enfrenta mostra que 

o Sistema Público de Rádio optou por um modelo de abordagem que pouco consegue 

avançar no tema. A verificação foi feita pela Ouvidoria a partir das notícias 

disponibilizadas pela Radioagência no período de 1 a 30 de novembro. A busca feita 

no sistema considerou as tags água, abastecimento, estiagem, seca e crise hídrica.  

Foi constatado que o tratamento do assunto dado pela EBC está baseado nos 

seguintes aspectos: conteúdo majoritariamente voltado para informar índices de 

vazão, notícias com tom oficial e pouco contextualizadas. 

Sistema de Rádios 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

24 
 

 

A primeira impressão sobre a cobertura feita pelo rádio é a quantidade de notícias que 

informam o índice de vazão, em especial do sistema Cantareira. Nas reportagens 

"Chuvas não são suficientes para elevar nível do Cantareira" e "Nível de reservatório 

em São Paulo volta a cair", a preocupação é dar destaque ao volume de água ainda 

disponível. 

Nesse último texto, fica evidente a maneira que o assunto é tratado de forma pontual. 

"Sem chuvas no último domingo, os níveis dos reservatórios dos sistemas Cantareira, 

Alto Tietê e Guarapiranga, em São Paulo, voltaram a cair nesta segunda-feira", disse o 

repórter. Ou seja, a falta de chuva do dia anterior é colocada em destaque como 

motivo para a menor quantidade de água. Interessante observar que esta notícia 

possui um entrevistado que sinaliza que a responsabilidade pelo problema decorre da 

falta de investimento em políticas públicas de preservação. Porém, esta informação 

entra como um elemento secundário. 

Outras notas e notícias também citam o volume de água do sistema Cantareira. A 

maior parte desse conteúdo foi veiculado no Nacional Informa, boletim informativo que 

vai ao ar de hora em hora nas rádios EBC e é disponibilizado pela Radioagência. No 

caso desse noticiário, é justificável que a informação sobre os números dos sistemas 

sejam publicados rotineiramente. O Nacional Informa por ser um programete tem que 

comportar a notícia rápida, o factual. O que incomoda, nesse caso, é que somente foi 

encontrada uma matéria veiculada por esse informativo sobre a água em São Paulo 

que não tratava do volume das represas. Em "São Paulo e Campinas vão usar esgoto 

tratado para produzir água potável", o jornalista explicou que estão em estudo 

medidas para permitir o reuso da água. 

Em geral, os textos também tem uma postura oficial. Isso se explica pela origem dos 

dados que é, em sua maioria, originada do governo e são apresentados sem uma 

postura mais crítica por parte do jornalista. Em "ONS garante que não há risco de 

racionamento em 2015", foram veiculadas duas sonoras oficiais para refutar uma nota 

do comitê de monitoramento do setor elétrico que elevou em 5% o risco de déficit de 

energia no sudeste e centro-oeste do país no próximo ano. A notícia parece que serve 

para o governo dar a sua versão de que não haverá racionamento, já que a repórter 

não consegue promover a análise do problema. 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

25 
 

"Segundo o ONS, o racionamento só deve ser cogitado se os recursos disponíveis 

forem insuficientes para atender a demanda", disse a jornalista. A afirmação feita ao 

final da notícia é pouco esclarecedora. Faltou perscrutar em que condições há o 

estado de racionamento. Para o leigo no assunto, o indicativo, por exemplo, de uma 

represa com menos de 10% de água já seria um sinal de que pode haver limitação na 

distribuição e acesso aos recursos hídricos, incluindo a energia elétrica. 

Outro exemplo deste tom oficial dado pela falta de aprofundamento mais crítico é a 

notícia "São Paulo quer evitar alagamentos em 2015". O título já é um sinal desta 

síndrome de enquadramento pela visão governista. Dizer que São Paulo quer evitar 

alagamentos é o mesmo que dizer que "Minas Gerais quer melhorar as estradas" e o 

"Rio de Janeiro quer evitar engarrafamentos". O verbo “querer”, em circunstâncias 

como essas, não poderia ser assumido pelo jornalista, porque ele passa a validar um 

desejo governista dentro do seu discurso. 

Esta situação revela mais uma faceta da cobertura: a pouca contextualização das 

informações. Há uma dificuldade em determinados textos em tornar o assunto mais 

visível para o público. Em "Novas regras definem utilização das águas dos rios de São 

Paulo", a informação que é prometida no título não é apresentada. A notícia trata de 

um encontro entre representantes de indústrias, companhias de água, energia elétrica 

e agricultores para apresentar regras na captação de água em rios com sinais de 

escassez. "Segundo a ANA, as regras foram definidas a partir de discussões entre as 

instituições e esses usuários das bacias PCJ" (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), 

informou a repórter, porém sem apontar sequer uma dessas regras. 

Todas as informações veiculadas na notícia estão disponíveis integralmente no 

release publicado no Portal Brasil cinco dias antes do assunto ter sido disponibilizado 

pela Radioagência. Nada mais comum, então, a falta de contextualização, uma vez 

que a notícia decorre de uma redução do texto oficial. 

Vale destacar que, ao contrário da notícia veiculada na Radioagência, o release é 

completo. Ele conta detalhadamente as regras para captação de água nos rios. O 

radiojornalismo optou por suprimir a parte mais complexa do texto e deixar as 

informações mais fáceis de explicar. 

A reportagem peca por não fazer a depuração das informações, a interpretação sob a 

ótica do radiojornalismo público; a edição, por não ter percebido a condição óbvia de o 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

26 
 

texto estar alicerçado em uma fundamentação tênue e derivar de um release 

facilmente encontrado com uma pesquisa na internet. 

Trecho do release publicado no Portal Brasil com informações que faltaram na notícia 

disponibilizada pela Radioagência. 

A Radioagência deu pouco destaque também às ações de combate à seca que não 

contam com a intervenção direta do Estado. Foram identificadas apenas duas notícias 

neste aspecto. A primeira foi "Engenheiro cria máquina de água potável". Trata-se de 

uma entrevista com o presidente da Associação Nacional dos Inventores que 

descreveu a criação de um equipamento que produz água a partir da umidade do ar. 

Durante a conversa, de aproximadamente 10 minutos, foram apresentados detalhes 

de como funciona o processo de conversão da água e como é feito o controle de 

qualidade. 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

27 
 

A reportagem "Pesquisa revela que a população está economizando água" é um 

exemplo de uma abordagem mais ampla da falta de água. Foram entrevistados 

moradores de diversas regiões de São Paulo. Em seus depoimentos, eles contaram 

como estão fazendo para lidar com os horários em que não há o recurso disponível. 

É preciso ressaltar, mais uma vez, que o período em análise da Ouvidoria foi de um 

mês. A maior parte do conteúdo ficou centrada nos informes sobre a quantidade de 

água disponível nos reservatórios, em um modelo de jornalismo que se ocupa mais 

das declarações dos agentes governamentais e menos do que acontece nas ruas. 

Ou seja, durante 30 dias apenas uma pauta teve a preocupação em relatar o problema 

da falta de água no mais populoso estado do país a partir de quem sofre diretamente 

com isso: o cidadão. 

PRODUÇÃO E ROTEIRO FICAM EM SEGUNDO PLANO NO REVISTA BRASIL 

A proposta do Revista Brasil, como o próprio nome indica, é ser uma “revista 

jornalística com debates e assuntos de interesse do ouvinte”. A descrição do programa 

está no Portal EBC. A análise da edição do dia 14/11, porém, revela um formato que 

não consegue alcançar o status de revista devido a falhas no processo de produção e 

de roteiro. 

Logo na abertura do programa, ao invés de procurar marcar de forma precisa o caráter 

de revista, o apresentador faz uma introdução pouco expressiva, que se resume a um 

mero "bom dia". Não há interesse em situar o público. A lista dos temas abordados – 

ou uma escalada chamando a atenção para as atrações do programa – também não 

foi apresentada. 

O primeiro assunto tratado no programa foi a respeito de uma decisão judicial que 

limitou o prazo para o trabalhador reclamar a falta de depósito do Fundo de Garantia 

do Tempo de Serviço (FGTS). A iniciativa de começar Revista Brasil com uma notícia 

sobre direitos trabalhistas é interessante por ser um tema de potencial interesse junto 

à audiência do período da manhã. No entanto, a forma como o caso foi conduzido não 

foi precisa. 

"Bom dia. Pois bem. A suprema corte tomou uma decisão que interessa muito ao 

empregado e ao empregador", disse o apresentador. Em seguida, ele passou a tentar 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

28 
 

explicar o caso e informou que a decisão dos ministros se referia à prescrição de 

prazos, sem indicar claramente do que se tratava. 

Para explicar o que seria a decisão, foi apresentado o seguinte exemplo: um 

trabalhador fica durante 15 anos em uma empresa. Após esse período, o contrato de 

trabalho é encerrado e o trabalhador descobre que o FGTS não foi depositado. A partir 

daí a descrição do caso fica confusa. "Na regra antiga, você poderia levar até 30 anos 

para ingressar na justiça e rever esses 15 anos do fundo de garantia não depositado", 

disse. 

À medida que descrevia a decisão judicial, as dúvidas sobre o assunto aumentavam. 

O apresentador disse que "você só vai poder reclamar desses 15 anos, que não foram 

depositados, o seu fundo de garantia, você só vai poder reclamar cinco anos. Os 10 

anos pra frente um abraço. Você não tem direito mais de reclamar". Ou seja, o 

trabalhador perderia o equivalente a 1/3. 

Por fim, aparece a única informação objetiva, mas que acaba por contradizer o que foi 

informado inicialmente. Segundo o apresentador, o prazo para judicialização contra o 

não pagamento do FGTS reduziu de cinco para dois anos. 

Ao confrontar o que foi dito em todas as partes da notícia as dúvidas são inevitáveis: o 

prazo para ingressar na justiça era de 30 anos ou cinco? O período que fica perdido 

na falta de pagamento é mesmo o correspondente a 1/3 do total? 

O apresentador orientou o ouvinte a retirar frequentemente o extrato do FGTS na 

Caixa Econômica, porém amedrontou aqueles trabalhadores a quem os patrões estão 

devendo o depósito do FGTS. "E se o patrão não gostar realmente da sua cobrança? 

No mínimo, você vai ser demitido", advertiu. 

A impressão que se tem é de que o próprio apresentador não compreendeu a 

informação. O assunto exigiria, então, uma pesquisa prévia ou a presença de um 

especialista para auxiliar na explicação. 

Os problemas dessa edição não se encerram nesse ponto. O apresentador lembrou 

que no dia seguinte seria 15 de novembro, Proclamação da República. A maneira 

como o assunto foi tratado mostra que o programa tem um método de produção 

insuficiente e um roteiro mal elaborado. A criação da República foi descrita da seguinte 

maneira no Revista Brasil: "A república chegou porque o Império foi derrubado. Pois é! 

A gente tinha aqui a monarquia. Tínhamos aqui os reis, mas, de repente, os 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

29 
 

republicanos chegaram e, de alguma forma, fizeram com que o país passasse a ter 

esse sistema. Ou seja, passamos a ter aí, portanto, a República". 

Um comentário como este é incompatível com o que se espera de uma revista 

jornalística diária, em especial pertencente à grade de programação de um veículo 

público, que tem entre seus princípios prover conteúdo educativo, cultural e 

informativo para a população. Se o programa tivesse um trabalho de produção e 

roteiro mais apurado, certamente, haveria uma descrição sobre como se deu a 

passagem da monarquia para a república, uma explicação do que é o sistema 

republicano e quais desafios ele trouxe para o país. Ou seja, a produção é o 

instrumento que tem a capacidade de retirar o comentário do lugar-comum. 

Pouco depois, foi feita a orientação para o público sobre o que estaria aberto e em 

funcionamento devido ao feriado. Mais uma vez, o Revista Brasil deixou claro que a 

condição de produção e roteiro ficam em segundo plano. O apresentador chegou a 

citar alguns locais, mas tergiversou sem conseguir informar de modo objetivo. Ele 

disse que serviços essenciais vão continuar "a exemplo dos hospitais públicos, das 

delegacias de polícia. A exemplo, deixa eu ver do que mais... polícia, serviço médico... 

Eh, são as bases" (sic). 

O único assunto, na edição analisada, que mostra um tratamento mais adequado foi 

uma entrevista com um grupo de especialista sobre a reforma política. Participaram 

um deputado, um cientista político e um jurista. A conversa durou aproximadamente 

30 minutos. Durante o debate, foram abordados aspectos como a dificuldade do 

assunto avançar no Congresso e quais seriam os pontos de maior relevância para 

inclusão na reforma. 

No entanto, a falta de um modelo de produção mais sistemático torna o programa, em 

uma parcela considerável do tempo, um espaço para um discurso baseado no senso 

comum. Outra notícia veiculada, ainda, na mesma edição, mostra essa situação. O 

apresentador informou que os veículos da viação Pioneira voltaram a circular após a 

empresa ter contraído um empréstimo para fazer o pagamento dos salários atrasados. 

"Desde ontem que a categoria decidiu retornar ao seu trabalho e, com isso, dar uma 

sensação, eu disse uma sensação de alívio, né, do pessoal que depende dessa 

empresa (...) eu disse sensação porque o serviço continua daquele jeito. Continua com 

o pessoal a reclamar, ônibus sempre lotado, aquela coisa toda (...)", afirmou. 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

30 
 

O caso da greve dos ônibus foi gancho para um comentário sobre o aumento da 

gasolina. Ele usou um tom irônico - e não informativo - para dizer que os postos de 

combustíveis do Distrito Federal reajustaram os preços, após um período sem 

alterações nos valores. "Os postos daqui de Brasília ficaram na deles. Oh, não 

aumentou. Sábado não aumentou o preço do litro da gasolina. Domingo também. Oh, 

o pessoal é bonzinho. O pessoal dos postos", comentou. 

É compreensível que no rádio cada apresentador tenha um perfil particular na forma 

se comunicar com os ouvintes. Não cabe à Ouvidoria sugerir ou apontar um modo de 

expressão que seria mais adequado, afinal sotaques regionais e maneiras próprias de 

dar vida ao discurso são próprios de cada comunicador. Porém, este princípio se limita 

à condição da narrativa se adequar à proposta do veículo. No caso analisado, a fala se 

encaminha para um tom jocoso, fora da perspectiva da Comunicação Pública. Ainda 

vale lembrar que o slogan do programa é "o jornalismo que faz diferença". 

A QUEM SERVE A NOTÍCIA? 

O Jornal da Amazônia, primeira edição, do dia 10/11, veiculou uma reportagem que, 

conforme anunciado na abertura (lead), iria informar sobre o novo calendário de 

divulgação dos índices de desmatamento da floresta.  No entanto, no desenvolvimento 

da matéria, as informações sobre mudança de calendário não se confirmaram. Como 

foi dito por um dos entrevistados, a frequência de publicação dos dados se manteve 

semelhante nos últimos anos.  

Tanto a repórter quanto o entrevistado do Ibama confirmaram que não havia novidade 

ou mudança na forma de apresentação. Na parte editada da entrevista, o presidente 

do órgão diz que “se vocês pegarem os dados de 2012, foram quatro [publicações]. 

Foram cinco em 2013. Já foram quatro em 2014. Então, nunca foi mensal. Sempre 

teve uma mediação”. Ou seja, o ritmo de divulgação dos dados continua da forma 

como era feito anteriormente. 

À medida que a reportagem avança e as sonoras se sucedem, percebe-se que a 

entrevista coletiva poderia ter uma outra finalidade que não aquela prometida no lead. 

Em seguida, a repórter se refere a uma possível polêmica que não foi contextualizada 

em momento algum da matéria e que pareceu ser, na verdade, o motivador da pauta. 

A jornalista afirma, então, que “o presidente do Ibama, Volney Zanardi, rebateu as 

recentes notícias de que o governo estaria segurando a divulgação dos índices de 



Monitoramento e análise de conteúdo – Novembro 2014 
 

31 
 

desmatamento. Ele disse que os dados do Deter ou do Prodes nunca tiveram 

publicações mensais e que comparando com os anos anteriores é possível perceber a 

mesma frequência de divulgação”.  

As falhas, porém, não estão circunscritas à pauta. Ao longo do texto, foi possível 

observar diversas inadequações que dificultam a compreensão e o pleno 

entendimento do assunto. A repórter e os entrevistados citaram, por diversas vezes, 

os dois sistemas responsáveis por fazer o monitoramento da Amazônia. Em um dado 

momento, a jornalista tenta, sem sucesso, explicar a diferença entre eles. "Durante a 

entrevista, Perondi [diretor do Inpe] ressaltou a importância de entender a diferença 

entre o sistema Deter e o Prodes, projeto de monitoramento de desmatamento da 

Amazônia Legal. Ele explicou que o único meio confiável de se obterem índices reais 

de desmatamento é pelo Prodes", disse. 

A sonora que veio logo em seguida também não foi capaz de explicar o assunto. “O 

Prodes é esse sistema, que é importante que haja esse esclarecimento e esse 

entendimento, e que nós façamos isso, essa separação, daqui pra frente, de fato, 

entre o que é sistema para acompanhar a taxa de desmatamento anual da Amazônia 

e o do que é o sistema que auxilia, que provê inteligência para a fiscalização, que é o 

Deter” (sic), argumentou o presidente do Inpe. 

Ao final, a única informação que poderia se transformar em notícia está resumida em 

poucos segundos. "No Deter, as coordenadas geográficas não vão ser mais 

divulgadas por uma questão de segurança dos fiscais ambientais contra os grileiros", 

afirmou a repórter. Ou seja, Ibama e Inpe proibiram a divulgação pública das 

coordenadas de um dos sistemas para evitar que os servidores sejam ameaçados. 

Caberia à repórter entender em quais circunstâncias isso acontece. Também seria 

importante saber se há registro recente de fiscais que foram vítimas de criminosos – 

como acontece nas coletivas, em geral, o fato de maior relevância não está presente 

no escopo do release e nas frases iniciais dos entrevistados.  

De forma geral, o texto é pouco explicativo, embalado por uma locução marcada por 

certa insegurança e sonoras que não conseguem esclarecer o que estava em 

discussão. Princípios básicos exigidos do jornalismo público, como descrito no manual 

da EBC, não foram cumpridos. De acordo com o documento, o foco essencial do 

noticiário da empresa é o interesse da sociedade brasileira, que deve se colocar a 

serviço do direto dos cidadãos à informação correta e qualificada. Porém, tais valores 

foram esquecidos na produção desta notícia. 



 

32 
 

 

  



 
 

33 
 

 

Convênios de Cooperação EBC/UFRGS/UnB 
MONITORAMENTO DE CONTEÚDO 



 
 
 

34 
 



Convênios de Cooperação EBC/UFRGS/UnB – Novembro 2014 
 

35 
 

 

 

Nos Boletins diários que são enviados à Diretoria Executiva, a Ouvidoria publica 

regularmente as análises da programação da TV Brasil e das Rádios Nacional de 

Brasília AM e FM e MEC de Brasília (AM) que são realizadas, em convênio de 

cooperação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e 

Universidade de Brasília (UnB), respectivamente.  

No mês de novembro, a Ouvidoria publicou o monitoramento dos programas Resistir é 

Preciso, Sábados Azuis e Ser Saudável, exibidos pela TV Brasil. Os pesquisadores do 

departamento de comunicação da UFRGS analisaram edições dos meses de março, 

maio, junho, julho e agosto. Neste mês não tivemos publicações do monitoramento 

das Rádios pela UnB. 

O trabalho executado pelas universidades faz parte do termo de cooperação entre a 

EBC e as instituições de ensino e pesquisa. A análise é norteada pelos princípios e 

objetivos da comunicação pública, com foco na qualidade técnica, na atuação de 

apresentadores e mediadores, nos temas tratados, nas vozes e fontes utilizadas e no 

atendimento aos objetivos da Comunicação Pública. 

Apresentamos aqui um resumo das análises de cada programa. 

RESISTIR É PRECISO 

Foram analisadas oito edições dos 26 episódios produzidos pela TV Brasil em parceria 

com a TC Filmes, veiculados durante os meses de março, junho, julho e agosto. Os 

episódios analisados foram: A resistência dá a volta por cima, Vou-me embora para a 

clandestinidade, A expansão da imprensa alternativa no exílio, A imprensa alternativa 

pelo Brasil afora, Os jornais alternativos se multiplicam, Imprensa Alternativa: leitura 

obrigatória, Como tudo começou, Surgem mais jornais alternativos. 

O programa “resgata a trajetória de setores da imprensa brasileira que resistiram e 

combateram o golpe militar de 1964”. 

O programa foi bem avaliado tecnicamente, bem como na adequação aos princípios 

da radiodifusão pública. Mas, a UFRGS destacou alguns aspectos a serem ajustados, 

como “desalinhos pontuais, relacionados ao figurino, à iluminação e aos grafismos”. 

Monitoramento de Conteúdo 



Convênios de Cooperação EBC/UFRGS/UnB – Novembro 2014 
 

36 
 

Apontaram que a “estética adotada, embora coerente com a identidade dos jornais 

alternativos abordados pela série, tende ao excesso, em prejuízo da clareza.” 

Com relação à quantidade e à qualidade das vozes e fontes, a UFRGS acredita que 

“contribuem para qualificar o conteúdo apresentado, permitindo o aprofundamento das 

temáticas abordadas e garantindo a pluralidade de pontos de vista e opiniões acerca 

dos assuntos reportados”. Também destaca que é a “dinâmica que se estabelece 

entre os personagens que dá o tom do programa”, que as fontes contribuem para 

“qualificar e aprofundar as discussões propostas” e que o programa é “resultado de 

uma pesquisa histórica e documental consistente”. 

Quanto aos objetivos da radiodifusão pública e da TV Brasil, a UFRGS considera que 

o programa Resistir é Preciso é “tecnicamente bem executado, cumprindo sua função 

de relatar e discutir a realidade da imprensa alternativa brasileira durante a Ditadura 

Militar”. Reforça que as temáticas abordadas são de “profunda relevância nacional e 

internacional, em especial, as lutas em torno da redemocratização do Brasil após o 

golpe militar de 1964” e que “contribui para desenvolver a consciência crítica do 

cidadão, fomentar o debate público, construir a cidadania e consolidar a democracia”. 

Destacou ainda que o conteúdo interativo oferecido pelo site do programa proporciona 

a extensão da experiência do telespectador para o ambiente da internet, com fotos 

históricas, infográficos, linha do tempo e vídeos, entre outros recursos. 

Tendo como referência a análise do programa, a UFRGS sugere à TV Brasil 

“intensificar a programação voltada à abordagem de temáticas relacionadas à história 

política do país e à liberdade de expressão”. Recomenda também que se avalie a 

“necessidade de manter um padrão em termos de linguagem e estética”, porque “o 

uso de linguagem híbrida (teatro/cinema/documentário/TV) e o excesso de referências 

estéticas (nas artes e grafismos) pode ter um caráter de experimentação ou inovação, 

mas tende a confundir o telespectador e impede a criação de uma identidade ao 

programa”.  

SÁBADOS AZUIS 

A UFRGS analisou oito edições, veiculadas nos meses de maio, junho, julho e agosto. 

Foram monitorados os seguintes episódios: Maracatu, Casa do Hip Hop, Associação 

Lua Nova, Teko Arandu, Cooperativa Lã Pura, Associação Mico-leão-dourado, Palmito 

de Pupunha e Escola Zé Peão. 



Convênios de Cooperação EBC/UFRGS/UnB – Novembro 2014 
 

37 
 

O programa Sábados Azuis é uma série baseada em livro homônimo, escrito pelo 

jornalista Mário Moreira Alves, que “procura relatar experiências positivas da 

sociedade civil brasileira, abordando, principalmente temas com forte conotação 

social”. 

A UFRGS considerou que o conteúdo das edições analisadas condiz com os 

princípios da Comunicação Pública e objetivos da TV Brasil e procura desenvolver a 

consciência crítica do cidadão, quando dá visibilidade a projetos sociais e aborda 

temas relacionados à cultura, comportamento, empreendedorismo e cidadania. Dessa 

forma, a universidade acredita que o programa “permite que os telespectadores 

questionem e reflitam sobre a situação de sua comunidade e de outras regiões 

brasileiras”, além de os conteúdos exibidos possibilitarem “estimular outras pessoas à 

mobilização para desenvolvimento de projetos coletivos que contribuam para uma 

sociedade melhor”. 

De acordo com a universidade, a descentralização das reportagens nas diversas 

regiões do Brasil é fator importante na promoção da cultura nacional e divulgação das 

boas práticas sociais do interior do país. Além disso, a instituição aponta que o 

“programa revela-se adequado à sua proposta ao dar visibilidade para relatos de 

pessoas em situação de vulnerabilidade social que, com a participação em algum dos 

projetos exibidos na série, puderam melhorar consideravelmente de vida”, o que serve 

de exemplo para reprodução da experiência em outras partes do país.  

A série foi considerada “tecnicamente adequada à sua proposta”. A edição de imagem 

e de som foi considerada coerente com o objetivo do programa, embora simples. A 

UFRGS observou que uma linguagem mais acessível, a maneira como os 

enquadramentos são executados, a forma sóbria das imagens e o conteúdo 

elucidativo e didático são o que “possivelmente facilita a compreensão e proporciona 

boa experiência audiovisual televisiva ao telespectador”. A universidade chamou 

atenção para o cuidado que se deve ter com a fragmentação das entrevistas em 

blocos. Esse recurso, que proporciona dinamicidade à série, pode causar desconforto 

ao telespectador se não for bem utilizada. A universidade sugere que seja “avaliado a 

utilização desse recurso em demasia”. Segundo a UFRGS, foi identificada uma 

captação de baixa intensidade de áudio, no episódio Palmito de Pupunha, o que 

prejudicou a “compreensão do que estava sendo reproduzido na série, tanto em 

relação à fala dos convidados quanto ao som ambiente do cenário”. 



Convênios de Cooperação EBC/UFRGS/UnB – Novembro 2014 
 

38 
 

O figurino dos participantes foi considerado adequado por estar relacionado ao seu 

cotidiano, contribuindo para “contextualizar os assuntos abordados nos episódios”.  

As locações e iluminação para gravação do programa foram consideradas apropriadas 

e contribuíram para a contextualização do assunto abordado. Contudo, a UFRGS faz 

uma ressalva em relação ao episódio Cooperativa Lã Pura, exibido em 11/07. “A 

leitura da placa de vidro pelos entrevistados, com a luz solar incidindo fortemente 

sobre o leitor não resultou em um enquadramento esteticamente agradável, pois a 

atuação do convidado não pareceu natural, além de a captação da imagem ter sido 

realizada distante do foco. Isso pode ter causa do estranhamento e desconforto no 

telespectador, uma vez que a performance do entrevistado aparenta ser artificial e o 

enquadramento da câmera deixou muitos espaços vazios no quadro”. Com relação a 

essa fragilidade, a universidade recomenda que o “texto apareça na tela para que o 

telespectador possa acompanhá-lo”. 

Com relação às artes e grafismos, apesar de bem avaliadas, foi constatado que esse 

recurso poderia ter sido mais bem explorado para “complementar e aprofundar os 

temas das edições, visto que alguns dos conteúdos apresentados tendem a ser 

desconhecidos da maioria dos telespectadores”. Os pesquisadores também 

registraram dificuldades na leitura dos geradores de caracteres (GC). Segundo eles, 

“além do tamanho da fonte ser pequeno, as cores de preenchimento possuem 

tonalidades claras, prejudicando a visualização dos GCs pelos telespectadores”. 

A escolha Pela grande diversidade de vozes, como cidadãos, especialistas, 

representantes de ONGs, artistas e escritores, foi avaliada como positiva, pelo 

conhecimento que tinham dos assuntos tratados. Destaque para os cidadãos, que 

tiveram participação em sete das oito edições. A diversidade de temas foi considerada 

outro ponto positivo da série, pelas abordagens relevantes, assuntos desenvolvidos a 

partir dos relatos das experiências dos cidadãos e de “caráter mobilizador ao exibir 

experiências de sucesso que retratam manifestações culturais, situações de 

vulnerabilidade social, empreendimentos de geração de empregos e renda, dentre 

outras atividades”. 

SER SAUDÁVEL 

O programa teve oito edições analisadas pela UFRGS, que foram veiculadas nos 

meses de junho, julho e agosto. Os episódios observados foram: Distúrbios Urinários, 



Convênios de Cooperação EBC/UFRGS/UnB – Novembro 2014 
 

39 
 

Problemas na Garganta, Acidentes Domésticos, Anemia, Pedra na Vesícula, Autismo, 

Transtornos do Crescimento e Gestação de Alto Risco. 

O programa Ser Saudável é exibido todos os sábados pela TV Brasil e aborda “uma 

doença ou situação que demande cuidados especiais de saúde, por meio de 

explicações claras e precisas que facilitem o esclarecimento da população acerca de 

mitos, verdades, cuidados e formas de prevenção”. 

A edição de imagem e de som do programa são bem captados, editados e gerados, 

segundo a UFRGS. As imagens captadas dos convidados em seu ambiente cotidiano 

favorece a espontaneidade. Embora, o programa tenha sido avaliado de forma positiva 

no tocante à qualidade técnica, alguns problemas foram observados. Em relação ao 

áudio, detectou-se “ruídos” e “chiados” ao fundo nas gravações, o que às vezes 

atrapalhava o entendimento do que se estava falando, e diferenças consideráveis de 

intensidade de som, que podem causar desconforto ao telespectador. Já as imagens 

apresentaram algumas falhas no foco da câmera que “em alguns momentos, apareceu 

em processo de ajuste de foque, ou seja, focava e desfocava com frequência o 

convidado e, por conseguinte, houve perda de nitidez na imagem”.  

Os figurinos foram bem avaliados em todas as edições analisadas, especialmente o 

uso do jaleco. “A utilização desse figurino, particularmente, na abertura do programa, 

ajuda o telespectador a compreender que, além de apresentadores, eles também são 

médicos e, por isso, fazem intervenções e esclarecimentos durante as entrevistas”, 

consideraram os pesquisadores.  

As locações externas em consultórios, laboratórios, espaços públicos ou nas próprias 

casas dos entrevistados foram consideradas adequadas, tanto tecnicamente quanto 

aos aspectos temáticos. A UFRGS considerou que “a proposta de ir até os ambientes 

familiares dos entrevistados é positivo, já que, além de contextualizar os assuntos das 

gravações, também possibilita que os convidados relatem suas experiências de forma 

natural e espontânea”. 

Os grafismos foram considerados “elucidativos” e “didáticos”, facilitando a 

compreensão dos conteúdos. Segundo a universidade, as animações e os gráficos, 

embora sejam simples, “cumprem com as funções de complementar a explicação da 

apresentadora e de facilitar o entendimento dos casos abordados no programa”. 

Contudo, alerta que, mesmo com entrevistas fragmentadas, o programa identifica uma 

única vez as pessoas com os geradores de caracteres (GC). Dessa forma, sugere que 



Convênios de Cooperação EBC/UFRGS/UnB – Novembro 2014 
 

40 
 

se identifiquem as pessoas entrevistadas em espaços públicos e que se insira com 

mais frequência os GCs para identificar também os cidadãos que aparecem no 

programa. 

Os apresentadores do Ser Saudável demonstraram segurança e excelente domínio 

dos assuntos abordados; são didáticos, utilizam-se de linguagem simples e 

compreensível para os termos técnicos, procedimentos clínicos ou tratamentos, além 

de auxiliarem “o telespectador a sanar algumas dúvidas sobre os temas tratados”. A 

UFRGS observou que os apresentadores, ao interagirem com a câmera, não entonam 

naturalmente a fala quando estão lendo o teleprompter ou fazendo a narração em off. 

Os professores identificaram que “as fontes e vozes apresentadas estão adequadas à 

proposta do programa. Todas as edições tiveram a participação do cidadão e de 

profissionais da saúde. Além dessas vozes centrais, segundo a universidade, “o 

programa não se limita aos profissionais da saúde, buscando especialistas e 

profissionais de outras áreas, como, por exemplo, da educação, para produzir um 

conteúdo que ultrapasse as questões relacionadas apenas à doença em seus 

aspectos clínicos, mas também que trate sobre suas implicações sociais, culturais e 

familiares”. 

Os temas abordados no programa foram identificados como coerentes com o objetivo 

do Ser Saudável. A UFRGS, contudo, diz que “os tratamentos para as doenças 

mencionadas nas edições analisadas possuem elevado custo financeiro” e sugere que 

“seria enriquecedor ao programa e, principalmente para o público telespectador, que 

fossem informados métodos de tratamento de baixo custo, ou mesmo, procedimentos 

que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”. A universidade também 

recomenda que se ofereçam informações de utilidade pública, como o “lugar onde a 

população poderia encontrar os tratamentos para as doenças e distúrbios 

mencionados no programa”. 

Quanto aos objetivos da radiodifusão pública e da TV Brasil, a UFRGS concluiu que o 

programa “apoia processos de inclusão social ao desconstruir o preconceito acerca de 

algumas doenças, além de apresentar formas de aproximação e cuidado com pessoas 

que sofrem de doenças psíquicas, como o autismo, garante o acesso à informação ao 

apresentar conteúdos acerca de sintomas e tratamentos de doenças e formas de se 

relacionar com outras pessoas que sofrem de algum distúrbio. Por seu caráter didático 

e elucidativo, o Ser Saudável desenvolve programação educativa ao produzir 

conteúdos que esclarecem a população acerca de doenças e situações que 



Convênios de Cooperação EBC/UFRGS/UnB – Novembro 2014 
 

41 
 

necessitem de tratamento de saúde, fomenta a produção regional pela parceria da TV 

Brasil com TV Unisinos, descentralizando a produção do conteúdo televisivo e dando 

visibilidade a características de diferentes regiões do país”. Também destaca que “o 

programa apresenta excelência em conteúdo e linguagem, ao abordar, com clareza e 

profundidade, temas relacionados à saúde, produzindo um material audiovisual 

esteticamente agradável”. 

A UFRGS identificou que o programa “contempla diversos objetivos da comunicação 

pública e da TV Brasil, principalmente por abordar temas de interesse público, 

oferecendo ao telespectador conteúdos didáticos sobre prevenções, diagnósticos e 

tratamentos de saúde. Dessa forma, sugere que, pela qualidade e relevância para a 

população, a série dê continuidade na criação novos episódios”. 

 
 



 
 
 

42 
 

  



 
 
 

43 
 

 

 

 

 

MANIFESTAÇÕES DO PÚBLICO  



 
 
 

44 
 

 



Manifestações do Público – Novembro 2014 
 

45 
 

 

 

 

WINDECK – TODOS OS TONS DE ANGOLA 

A TV Brasil estreou no mês de novembro a novela angolana Windeck - Todos os Tons 

de Angola. Primeira novela africana a passar no Brasil, a obra já foi exibida pela TPA 

(Angola) e pela RTP1 (Portugal). Em 2013, esteve entre as quatro telenovelas 

indicadas ao Emmy Internacional. 

RECLAMAÇÕES, ELOGIOS E PEDIDOS DE MUDANÇA DE HORÁRIO 

A Ouvidoria recebeu, em novembro, 23 manifestações sobre a novela, sendo 11 

solicitações de mudança de horário, 10 elogios e 2 reclamações. 

Quanto aos pedidos de mudança de horário, a Diretoria de Conteúdo e Programação 

informou que “o horário de dramaturgia da TV Brasil sempre foi 23h. Nas faixas 

anteriores às 23h temos uma programação fixa em nossa grade que tem seus públicos 

e tem que ser respeitada. Windeck não é uma novela adequada para ir ao ar antes 

das 23h. Tem classificação indicativa de 16 anos, portanto está sendo exibida no 

horário mais cedo permitido por lei. Mas, justamente para atender ao público que não 

pode ver neste horário disponibilizamos os capítulos no seguinte endereço: 

http//tvbrasil.ebc.com.br/novelawindeck/vídeos. Ali os nossos telespectadores 

encontrarão todos os capítulos já exibidos da novela e poderão vê-los.” 

Os elogios, a Ouvidoria agradeceu e encaminhou à Diretoria de Conteúdo e 

Programação. 

Seguem alguns elogios, pedidos de mudança de horário e também as duas 

reclamações, com as respectivas respostas. 

ELOGIOS E PEDIDOS DE MUDANÇA DE HORÁRIO 

Processo 2194-TB-2014: mensagem enviada em 06/11 por telespectadora de 

Brasília/DF: “Fiquei contente de saber da exibição da novela angolana, uma 

possibilidade de sair das nossas que estão cada dia piores. Inclusive uma chance de 

conhecer a cultura daquele país. Porém, logo me decepcionei quando vi que será 

TV Brasil 



Manifestações do Público – Novembro 2014 
 

46 
 

exibida às 23hs. Gostaria de saber o motivo da escolha, será que é imprópria para 

outro horário? Para muitas pessoas é impossível este horário. Acordo cedo, sou 

trabalhadora.” 

Processo 2251-TB-2014: mensagem enviada em 13/11, por telespectador de Campo 

Magro/ PR: “Com muita alegria descobri hoje que a TV Brasil transmite a telenovela 

Windeck, e nos dá a oportunidade de conhecer um pouco da cultura Angolana. É lindo 

ver uma novela com atores negros, algo que tanto nos falta em nossas produções. 

Minha alegria maior foi ver que a novela é exibida em áudio original. Parabéns à TV 

Brasil. Quando a série portuguesa Equador que era exibida, enviei à emissora meu 

descontentamento por dublarem a série e, em resposta do canal tive uma 

desmotivadora explicação de que o idioma Lusitano não era compatível para a maioria 

dos brasileiros. Sempre acreditei que temos muito a ganhar ao conhecer a cultura dos 

países-irmãos, de língua portuguesa, e que temos total capacidade de nos adaptar ao 

sotaque lusitano. Televisões de países de língua espanhola e inglesa transmitem 

dramaturgia de países-irmãos em áudio original; ainda éramos uma ilha nesse 

aspecto, isolados em nosso sotaque televisivo "neutro" imposto por emissoras que se 

julgam donas da mídia. Graças a vocês isso começa a mudar. Desejo imensamente 

que a novela seja aceita e que novas produções africanas e principalmente 

portuguesas (pela grande produção que possuem) tenham espaço na TV Brasil. 

Parabéns pela iniciativa e coragem!” 

Processo 2254-TB-2014: mensagem enviada em 13/11 por telespectadora do Estado 

de São Paulo: “Olá, conheci a TV Brasil após a divulgação da novela Windeck. Sou 

estudiosa sobre a cultura africana e fiquei deveras feliz ao saber que aqui no Brasil 

começariam a transmitir a novela. Não conhecia a emissora e após assistir a algumas 

programações percebo que temos muita coisa boa para ver na TV. Quero parabenizá-

los de coração todo o trabalho que fazem, é enriquecedor. Não consigo mais parar de 

assistir a este canal.” 

Processo 2316-TB-2014: mensagem enviada em 24/11 por telespectador de 

Caruaru/PE: “Prezados Senhores, parabenizo à TV Brasil pela excelente iniciativa da 

exibição da telenovela angolana Windeck. São poucas as oportunidades que nós, 

brasileiros, temos de contato com produções midiáticas de países de língua 

portuguesa, nossos irmãos. Sugiro que a iniciativa se estenda a trabalhos dos outros 

países lusófonos.” 



Manifestações do Público – Novembro 2014 
 

47 
 

Processo 2323-TB-2014: mensagem enviada em 24/11 por telespectador de 

Caruaru/PE: “Quero, por meio deste, parabenizar a TV Brasil/EBC pela rica 

oportunidade de poder assistir a uma novela made in Angola. Mesmo não sendo 

adepto deste ramo da teledramaturgia, fiquei fascinado quando assisti ao 1º capítulo 

dessa novela que nos mostra as riquezas culturais e linguísticas daquele país irmão. 

Virei fã. Obrigado! Obs: Não seria possível passá-la um pouquinho mais cedo?” 

Processo 2335-TB-2014: mensagem enviada em 25/11 por telespectadora de Campo 

Grande/MS: “Estou muito feliz com a novela Windeck. Assisto todos os dias. A novela 

é composta por um elenco muito, muito, muito lindo. Amo novela com pessoas lindas. 

Eu tinha certeza que o negro mais lindo do mundo, era o negro brasileiro. A pele cor 

de canela ou às vezes marrom, a qualidade sedosa da pele e o charme brasileiro que 

é único. Mas estou muito encantada com o negro angolano. Que maravilha!!! Lindos!!!! 

Amo a TV Brasil. Aqui no MS é o canal 04. Meu canal preferido. A TV Brasil está de 

parabéns em apresentar essa novela Windeck. Acredito muito em um novo momento 

do Brasil. Momento de repensarmos os nossos conceitos em geral. Windeck poderá 

revolucionar e trazer um novo paradigma para os telespectadores e diretores de 

novelas e longas. No Brasil, temos muitos negros em novelas da época da escravidão. 

Mas em novelas com temas cotidianos, temos muito poucos. Vamos fazer diferente. 

Temos negros lindos e competentes. Somos um país miscigenado. Vamos escrever, 

apresentar novelas com negros, índios e brancos. É o nosso Brasil. Falo para todos os 

meus colegas, conhecidos e parentes sobre a novela. Parabéns pela iniciativa.” 

Processo 2352-TB-2014, mensagem enviada em 27/11 por telespectadora de São 

Paulo/SP: “Bom, quero começar dizendo parabéns a vocês por exibirem uma novela 

que realmente vale a pena ver. Quando comecei a assistir fiquei muito ligada. É uma 

ótima novela, mostrando todos os lados da história, porém sem deixar de priorizar o 

mais importante, a cultura. Mesmo sendo uma região muito afastada de São Paulo 

não poderia ter coisa melhor. Adoro assistir e saber sobre coisas de algo tão lindo 

quanto a África, Angola, Luanda. Adoro a novela, adoro as coisas que estou 

aprendendo sobre, e adoro ver o sotaque deles, embora muito parecido com o da 

gente e muito mais rico, bonito de ouvir, de ver. Muito bom, fora que quebra qualquer 

preconceito, a ideia de colocar um português para namorar, partilhar uma vida a dois, 

com uma moça linda que, por sua vez, é de origem africana. Meu, que lindo, que 

máximo! Parabéns ao canal por me dar a oportunidade de assistir a uma obra tão 

fantástica.” 



Manifestações do Público – Novembro 2014 
 

48 
 

RECLAMAÇÕES 

Processo 2188-TB-2014, atendimento feito por telefone, em 05/11, por telespectador 

que não identificou sua localidade: “O telespectador acompanha e estuda a história de 

Angola há muitos anos, ao longo de sua vivência viu a queda do regime soviético e a 

mudança subsequente no país. Afirma que Angola é um país rico em minerais, porém 

após essas mudanças, acarretadas em parte pelas milhares de mortes na guerra civil 

contra o FMA, hoje é um país extremamente corrupto, personificado na personagem 

da novela Windeck denominada "Pati", sobrenome "Faria" (formando "patifaria"). 

Declara que resolveu fazer a crítica junto à ouvidoria da EBC após assistir o Sr. 

Presidente da EBC Nelson Breve falando sobre a referida novela e posteriormente 

assistir ao episódio de lançamento. Afirma, ainda, que não se ilude com o conteúdo da 

novela, que acredita que a produção da mesma foi diretamente influenciada pela 

emissora brasileira Rede Globo de Televisão e que é um trabalho típico de qualquer 

outro país corrupto. Informa que recebeu, certa vez, proposta de trabalho em Angola, 

porém, declinou-a por recusar-se a ir para um país tão corrupto, de acordo com sua 

visão. Finaliza dizendo que está bastante inconformado com a novela Windeck, pois é 

um reflexo nítido da corrupção da sociedade angolana atual. Pede encarecidamente 

que sua manifestação seja encaminhada ao Sr. Presidente da EBC, Nelson Breve.” 

O Diretor-presidente da EBC respondeu: “Agradeço à manifestação do senhor Gilberto 

e informo que as decisões sobre a Programação dos veículos de comunicação da 

EBC são tomadas pelo Comitê de Programação, presidido pelo Diretor-geral - e não 

pelo Diretor-presidente, a partir de diretrizes do Conselho Curador da Empresa, 

integrado majoritariamente por representantes da Sociedade Civil. Coube à Diretoria 

da Presidência representar a EBC na constituição de parceria institucional com a 

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da 

República. Nesse sentido, estou encaminhando cópia de suas considerações ao 

Diretor-geral para conhecimento e avaliação.” 

Em relação à mesma demanda, o Diretor-geral enviou a seguinte mensagem: “Solicito 

que agradeça ao espectador pelo interesse em nos procurar. Suas considerações 

foram anotadas.” 

Processo 2358-TB-2014, mensagem enviada em 27/11 por telespectadora que não 

identificou sua localidade: “Quero dizer que as legendas da novela Windeck na TV 

Brasil HD não estão funcionando, e não é problema da televisão, porque é apenas 



Manifestações do Público – Novembro 2014 
 

49 
 

nesse canal! Por favor, coloquem a legenda, pois tem palavras que não dá pra 

entender em função do sotaque, obrigado desde já!” 

A Diretoria de Conteúdo e Programação respondeu o seguinte: "Precisamos saber em 

que sinal a telespectadora assiste Windeck. No canal aberto, que é a responsabilidade 

da operação da TV Brasil, as legendas funcionaram desde o início. A Net teve um 

problema que já foi sanado, a nosso pedido. Mas é só deste problema, que já foi 

sanado que temos conhecimento. Nos demais canais a legenda vem funcionando 

normalmente." 

A telespectadora não contestou a resposta. 

MONITORAMENTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO 

SINAL DA TV BRASIL EM BH 

Em novembro a Ouvidoria recebeu 07 reclamações sobre o sinal da TV Brasil em 

Belo Horizonte. 

A Superintendência de Suporte enviou, no dia 19, uma equipe à Belo Horizonte para 

verificação e solução do problema. No dia 02 de dezembro, a Susup informou o 

seguinte: “mantivemos contato com colegas em Belo Horizonte e a informação é que o 

sinal da TV Brasil digital, canal 65, está normal”. Em contato telefônico com um dos 

reclamantes, no dia 03/11, este informou que o sinal está realmente regularizado. 

Seguem, abaixo, as reclamações: 

2183-TB-2014, enviada em 04/11: “Gostaria de saber o porque sinal do 65 não pega 

em minha região.” 

2215-TB-2014, enviada em 10/11: “O Telespectador nos ligou para informar/reclamar 

que a TV Brasil saiu do ar em Belo Horizonte há duas semanas. Assistia pelo canal 

49, informa também que o canal 65 (Digital) também não pega a TV Brasil.” 

2281-TB-2014, enviada em 14/11: “O sinal aqui melhorou 100% mas depois de alguns 

dias o áudio desapareceu é o único canal sem som por gentileza providencie a 

melhoria.” 



Manifestações do Público – Novembro 2014 
 

50 
 

2286-TB-2014, enviada em 14/11: “Estou recebendo a imagem muito bem no 65.1 

mas SEM ÁUDIO Aguardo providências Obrigado.” 

2287-TB-2014, enviada em 18/11: “A TV Brasil esta sem som no canal digital 65.1 em 

belo horizonte.” 

2288-TB-2004, enviada em 18/11: “Estou notando que, desde sábado, 15/11, a 

programação da TV Brasil (canal 65) apresenta imagem, porém sem som, durante 

todo o dia. Gostaria de saber, por favor, se está havendo algum problema de 

transmissão para Belo Horizonte. Quando o mesmo programa está sendo transmitido, 

simultaneamente, pela Rede Minas, imagem e som estão perfeitos.” 

2292-TB-2014, enviada em 18/11: “Olá... boa tarde!!! Quero comunicar que a TV Brasil 

na hora da novela Windeck e outras programações está sem áudio, pensei ser algo no 

aparelho de TV mas verifiquei nas duas TVs que tenho em casa q são digitais está 

com o mesmo problema... sabem o que pode ser? Obrigada.” 

  

 

Processo 220-PE-2014 – Paulo Mattos, do Rio de Janeiro (RJ) – ”Parabéns pelo site 

com perguntas e respostas do ENEM!! A minha empresa, Olympya Software é 

brasileira, apesar do site em inglês (www.olympya.com) está envolvida em diversas 

atividades desenvolvimento de software e games, representação de software de 

terceiros, educação em games e outros, consultoria e outras. Um dos nossos projetos 

atuais é a criação de uma Plataforma de Auxílio a Educação constituídas de Apps que 

pretendem ajudar a todas as pessoas que pretendem participar de concursos onde as 

provas são de múltipla escolha. O nosso objetivo é que esta App aumente a 

objetividade e a produtividade dos estudantes em um processo lúdico que foca o uso 

do tempo ocioso para aprender e não decorar. Acreditamos que a educação é o nosso 

maior desafio como país e, esta plataforma quer, modestamente, contribuir para 

vencermos este desafio. As perguntas e os dados existentes no site ENEM podem nos 

ajudar muito. Gostaríamos de conversar com a pessoa responsável pelo software 

desta aplicação para estudar uma possibilidade de parceria Olympya Software – CEO” 

Agência Brasil e Portal EBC 



Manifestações do Público – Novembro 2014 
 

51 
 

Resposta da área - Em atenção à sua mensagem, a Superintendência de 

Comunicação Multimídia da EBC, informa que você pode tratar o assunto diretamente 

com o gerente-executivo de Conteúdo Multimídia, Anselmo Massad. 

Processo 216-PE-2014 - Thiago – município não informado - “Diferente de matéria 

publicada, São Manuel não terá feriado em 20 de novembro. O Projeto de lei foi 

alterado e a cidade haverá atividades em escolas municipais”. 

Resposta da área - Em resposta à sua mensagem, a Gerência Executiva de 

Conteúdo Multimídia informa o seguinte. "De fato, segundo a prefeitura, a lei foi 

revogada em novembro do ano passado. Por isso, o texto foi corrigido. Para efeito de 

prestar satisfação ao demandante, informamos que a matéria teve por base 

levantamento produzido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial 

(Seppir). Em função de apontamentos como o trazido pelo demandante, faremos uma 

revisão própria para o próximo ano."  

Processo 436-AB-2014 - Claudia Maria, de João Pessoa (PB) - “Sou editora de um 

site de notícias e frequentemente reproduzimos o material noticioso veiculado por 

vocês. Acontece que uma matéria específica (Mundo tem 35,8 milhões de escravos 

modernos, aponta estudo) recebeu um pedido, por parte de uma empresa, de retirada 

do ar. A empresa alega que a pesquisa está embargada. Há alguma procedência?”  

Resposta da área: “Em resposta à sua mensagem, a Gerência Executiva de 

Jornalismo informa o seguinte: "Esse dado nos foi passado pela representante da 

WalkFree no Brasil em entrevista exclusiva à reportagem. A pauta era sobre o trabalho 

escravo no mundo e a entrevistada antecipou os dados do relatório de 2014, mas não 

fez menção sobre o embargo. Ao ver nossa matéria publicada, a WalkFree fez contato 

com a Agência Brasil pedindo a retirada da matéria. No entanto, diante do fato de 

termos publicado a matéria há algum tempo e também por ela ter sido reproduzida em 

vários outros sites, não consideramos apropriado retirar do leitor e usuários em geral o 

direito a ter acesso a essa informação. Explicamos à fundação que respeitamos 

embargos, mas, repetimos, desta vez, não fomos avisados sobre isso."   

Processo 428-AB-2014 – Sergio R. La Rocque, de Macapá (AP) – “Em primeiro lugar 

não é a primeira vez que me dirijo por esse meio a Agência Brasil. Gostaria de saber 

por que a linha editorial da Agência é tucana?...Não que eu queira que ela seja chapa 

branca. Mas, é notória a má vontade com o governo da presidenta Dilma, do PT”. 



Manifestações do Público – Novembro 2014 
 

52 
 

Resposta da área: “Em resposta à sua mensagem, a Gerência da Agência Brasil 

informa o seguinte: "Não adotamos preferências na Agência Brasil. O próprio Manual 

de Jornalismo nos impõe regras de conduta que primam pela imparcialidade e a 

isenção, sem deixar de lado o equilíbrio. Aliás, todo tempo, em coberturas normais, 

mas também nos últimos meses na campanha eleitoral, perseguimos, diariamente, o 

objetivo do equilíbrio na produção de matérias e na distribuição equânime de espaço 

para todos os candidatos, inclusive os que obtinham resultados menores nas 

pesquisas. E, como presidenta, não tratamos Dilma Rousseff de forma diferenciada. 

Agradecemos as contribuições críticas como a sua, pois nos ajudam a fazer uma 

avaliação e reflexão do nosso trabalho. Esperamos contá-lo como leitor sempre." 

Processo 444-AB-2014 - Gilmar Monteiro, do Rio de Janeiro (RJ) -  “Sou Gilmar 

Monteiro, diretor da empresa responsável pelo produto Tonico Capilar Biocap 

mencionado em uma matéria que vocês publicaram em 06/11/2014 

(http//agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-11/anvisasuspende-alcool-e-tonico-

capilar-sem-registro). Gostaria que nos enviasse a fonte onde obtiveram essa 

informação, onde o nome do nosso produto é mencionado. Estamos abrindo 

investigação processual em relação à informação divulgada. Aguardamos contado. 

Diretor – BioCap. Tônico Capilar Biocap”  

Resposta da área - “Prezado Sr. Gilmar, em resposta à sua mensagem, a Gerência 

da Agência Brasil informa que a fonte da informação presente nesta matéria foi o 

Diário Oficial da União, conforme pode ser acessado no link para a edição 215 da 

seção 1, do dia 6 de novembro de 2014. Nas páginas 49 e 50, está a resolução 4.331 

da Anvisa que determinou a suspensão, fabricação, distribuição, divulgação e 

comercialização dos produtos descritos na reportagem."  

Processo 445-AB-2014 - Camila Figueiredo, de Belo Horizonte (MG) -  “Sou 

doutoranda da Universidade Federal de Minas Gerais e pretendo publicar um artigo 

acadêmico sobre a exposição "História em Quadrões", do Mauricio de Sousa. Gostaria 

de utilizar as seguintes fotografias nesse trabalho. 1 - Brasília, 31/7/2003 (Agência 

Brasil - ABr) - Abertura da exposição História em Quadrões. Maurício de Souza pede 

calma a crianças e mães em busca de autógrafos. (Foto J. Freitas - ABr - hor - 47) 2 -  

Brasília, 31/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Abertura da exposição História em 

Quadrões. Maurício de Souza mostra a reprodução de "Lição de Anatomia", de 

Rembrandt. (Foto J. Freitas - ABr - hor - 48) 3 - Brasília, 31/7/2003 (Agência Brasil-

ABr) - Abertura da exposição História em Quadrões. Maurício de Souza mostra a 

reprodução de "A Criação de Adão", de Michelangelo. (Foto J. Freitas - ABr - hor - 50). 



Manifestações do Público – Novembro 2014 
 

53 
 

Nesse sentido, gostaria de saber se a Agência poderia enviar para meu email as 

referidas fotos, com resolução de 300 dpi. Grata. 

Resposta da área – “Após consulta ao fotógrafo, a Diretoria de Jornalismo, através do 

Coordenador Editor de Fotografia da Agência Brasil, entrará em contato diretamente 

para fornecer as imagens solicitadas. Agradecemos sua mensagem”. 

Processo 446-AB-2014- Marcus Teixeira - sem indicação de município- “Alguém não 

está falando a verdade http//www.ebc.com.br/cidadania/2014/11/cnv-pede-

providencias-sobredocumentos-encontrados-em-hospital-do-exercito "encontraram um 

dossiê com notícias e documentos referentes a Raul Amaro [dissidente político Raul 

Amaro Nin Ferreira, morto no dia 12 de agosto de 1971, nas dependências do HCE". 

http//odia.ig.com.br/noticia/brasil/2014-11-15/exercito-monitora-membros-dacomissao-

da-verdade.html. "No IML do hospital, também havia fichas antigas de pacientes 

mortos no local, mas nenhum registro da passagem de Raul Nin pelo estabelecimento 

ou de outros presos políticos".  

Resposta da área – “Prezado Sr. Marcus, a Diretoria de Jornalismo da EBC enviou 

seguinte resposta: ‘Nossa matéria repercutiu informação repassada pelo MPF e 

comentada pela CNV, dando conta de que havia sido achado um dossiê com notícias 

e documentos referentes a Raul Amaro. Nós, da Agência Brasil, citamos, tal como o 

jornal O Dia, o trecho da nota que fala que Raul Amaro morreu nas dependências do 

HCE. Ocorre que o jornal parece ter tido informações que foram além, mostrando que 

não houve comprovação de que Raul Amaro tenha passado pelo HCE. Veja o link da 

nota do Ministério Público que traz a informação sobre os documentos citando Raul 

Amaro e sua possível passagem pelo HCE http//www.prrj.mpf.mp.br/frontpage/ 

noticias/mpf-e-pf-realizam-busca-dedocumentos-de-vitimas-da-ditadura-no-hospital-

central-do-exercito. Repare que, na matéria de O Dia, o seguinte trecho tem 

informação comum à nossa: “Na sala onde funciona o serviço havia um cofre onde foi 

encontrado um dossiê de membros da Comissão Nacional da Verdade (CNV) com 

fotos do coordenador Pedro Dallari e perfis dos outros membros. Havia ainda uma 

pasta com notícias da investigação sobre a morte de Raul Amaro Nin Ferreira, em 

decorrência de tortura, em 12 de agosto de 1971 nas dependências do HCE.’ 

Podemos voltar ao tema, em outra reportagem, com nova repercussão desse fato para 

melhor esclarecer aos leitores, agora com sua observação. Agradecemos seu 

comentário pois nos serve de alerta para essa oportunidade de esclarecimento dos 

fatos." 



Manifestações do Público – Novembro 2014 
 

54 
 

Processo 447-AB-2014 - Vânia Lúcia Machado dos Santos, de Brasília – DF - “Meu 

nome é Vânia Machado e conforme orientação dada por telefone envio esta 

mensagem com o objetivo de obter uma fotografia do acervo da Agência Brasil que 

retrata a superlotação do presídio de Águas Lindas de Goiás, trata-se de foto retirada 

atrás de uma grade e os detentos encontram-se sentados (uns com cabeça baixa 

outros com a cabeça levantada). Provavelmente a fotografia foi retirada no ano de 

2008. Tentei realizar buscas aqui pelo site da EBC, mas não obtive sucesso em 

encontrar esta fotografia. Desse modo, venho requerer através desta mensagem a 

referida foto.” 

Resposta da área – “Prezada Sra. Vânia atendendo ao seu questionamento, a 

Coordenação de Fotografia informou que irá providenciar o envio do material para a 

Sra. No entanto também sugerimos um link para visualização da imagem. O link é 

www.memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/galeria/2009-06-15/15-de-junho-de- de 2009. 

Continuamos a disposição. Atenciosamente,” 

Processo 224-PE- 2014 – Andréa – município não informado -  “Não consigo assistir a 

programação do canal TV Brasil pois não tenho televisão e na internet só está 

disponível a programação internacional da TV. Tem como resolver  isso e exibir 

também a programação brasileira para aqueles que assistem o canal  pela internet 

poderem acompanhar também?” 

Resposta da área – “Prezada Sra. Andréa; por motivos ligados a direitos de exibição, 

apenas a programação da TV Brasil Internacional é transmitida na web. A Sra. pode 

assistir a todos os programas produzidos pela TV Brasil, emissoras parceiras e 

produção independente autorizada, inclusive telejornais e programas de debates. 

Pedimos a sua atenção para localizar seu programa preferido na grade de 

programação. http//tvbrasil.ebc.com.br/programacao. Caso o link não funcione, copie e 

cole na barra de endereços do seu navegador”. 

Processo 226-PE-2014 - Andreia Gonzaga, dos Estados Unidos – “Eu desenvolvo 

lições de Português para estrangeiros e gostaria de saber o uso do conteúdo deste 

site pode ser usado nas minhas lições. Todo o texto, vídeo, imagens que usar terá o 

correto crédito atribuído ao site. Obrigada pela atenção”. 

Resposta da área – “Prezada Sra. Andreia, A Superintendência de Comunicação 

Multimídia,em resposta ao seu e-mail, informou o seguinte: ‘De modo geral, a 

reprodução dos conteúdos multimídia do Portal EBC é autorizada, desde que citada a 



Manifestações do Público – Novembro 2014 
 

55 
 

fonte e exceto em caso de disposição explícita em contrário. O conteúdo do Portal 

EBC é publicado, via de regra, sob uma licença livre - Creative Commons, no caso. 

Isso vale para textos, fotografias, áudios, vídeos e infográficos. Há casos pontuais em 

que, por um acordo pontual de cessão, o autor do conteúdo ou detentor dos direitos de 

uso autoriza o Portal EBC a veiculá-lo, mas inibe seu uso em outras plataformas. 

Nesses casos pontuais, há advertências explícitas posicionadas para diferenciar o 

material (seja com indicações do tipo de licença específica, seja com informação de 

restrição na redistribuição). Mais informações podem ser obtidas na leitura dos Termos 

de Uso e da Política de Privacidade da EBC . (http//www.ebc.com.br/termos-de-uso-

econdicoes-gerais-do-portal-da-ebc e http//www.ebc.com.br/politica-deprivacidade-e-

seguranca). Os links para essas duas páginas estão posicionados no rodapé tanto do 

portal quanto do site da TV Brasil. Caso o visitante tenha interesse  em contribuir com 

conteúdo colaborativo para o Portal, ele pode fazê-lo por meio do formulário e de 

acordo com regulamentos específicos www.ebc.com.br/envie-sua-materia". 

Aproveitamos para agradecer a participação”. 

Processo 227-PE-2014 - Paulo – do Rio de Janeiro (RJ) – “Reporto 2 falhas no Site 

TV Brasil. 1 - Utilizava, habitualmente, o "link TV AO VIVO" para visualizar programas 

de televisão. Inesperadamente, esse "link" não está funcionando há várias semanas. 

Informo Sistema Operacional - Windows 8 e Windows 8.1; Navegador - Internet 

Explorer 10 e Internet Explorer 11. 2 - 2- Os vídeos dos Programas não estão 

disponíveis rotineiramente e alguns não constam na listagem cronológica. 

Adicionalmente, os Formatos de alguns vídeos (Ex. Brasilianas.org e Sem Censura) foi 

alterado para "webm", o que obriga o usuário a instalar, em seu dispositivo, um 

programa capaz de ler esse arquivo (antes, a qualidade de som e imagem; e 

praticidade de uso  eram MUITO melhores). Lembro que os vídeos do Observatório da 

Imprensa (que NÃO tiveram os formatos alterados) continuam de boa qualidade geral. 

Agradeço, antecipadamente, vossas breves providências”. 

Resposta da área – Prezado Sr. Paulo, em resposta ao seu questionamento, a 

Superintendência de Comunicação Multimídia da EBC enviou a seguinte mensagem : 

"Agradecemos as críticas e comentários em relação a aba "TV ao Vivo" na página 

inicial da TV Brasil. Os detalhes sobre o sistema operacional e versões do navegador 

usadas são relevantes. Ainda assim, o player parece funcionar normalmente mesmo 

nessas versões citadas. Uma das hipóteses aventadas envolve a conexão usada pelo 

demandante, já que é prática relativamente comum em empresas restringirem os 

acessos de funcionários a determinados tipos de conteúdo, conforme suas políticas 



Manifestações do Público – Novembro 2014 
 

56 
 

internas. A inconstância, demora e ordenamento de episódios na página dos 

programas são problemas que vem sendo tratados com vistas a se buscar soluções 

mais adequadas para cada caso, já que envolvem fluxos de trabalho variados, a 

depender do conteúdo - próprio, contratado, coproduzido ou licenciado. Em relação à 

adoção do padrão webm, informamos que os vídeos publicados desde maio deste ano 

ficam disponíveis em dois formatos MP4 e WebM. Essa opção visa buscar 

interoperabilidade em plataformas Web para computadores de mesa e dispositivos 

móveis." 

Processo 228-PE-2014 - Fernanda Pacini – sem indicação de município - “Há dias 

tento ouvir a Rádio Nacional FM Brasília pelo player da internet, pois não consigo mais 

sintonizar o rádio na minha casa. No entanto, para minha surpresa, ao clicar no player 

do site, consigo ouvir todas as rádios, menos a Nacional FM de Brasília. Rádio MEC, 

Nacional AM, Nacional Rio de Janeiro, Amazonas... todas funcionam bem, por alguma 

razão quando a Nacional FM Brasília não tem funcionado para mim (antigamente era 

possível). Vocês poderiam verificar se há um problema no site, ou se é apenas 

comigo?”  

Resposta da área – “Prezada Fernanda, em resposta ao seu questionamento, a 

Superintendência de Comunicação Multimídia da EBC, informa que revisou 

parâmetros e configurações da retransmissão das Rádios EBC na Web. O áudio 

permanece ainda precisando de ajustes, o que será alcançado nos próximos dias. 

Lamentamos pelo inconveniente e ficamos à disposição. Aproveitamos para agradecer 

a participação”. 

Processo 229-PE-2014 - Edvan Nunes da Silva, de Santarém (PA) – “Caríssimos, sou 

da RECEITA FEDERAL e não estou conseguindo acesso ao Portal para fazer uma 

publicação legal. Está havendo algum problema. Por favor, tenho urgência na 

resposta. 

Resposta - Prezado Sr. Edvan; a Ouvidoria da EBC agradece o contato e informa que 

sua mensagem foi encaminhada à EBC Serviços, área responsável pela Publicidade 

Legal, que lhe responderá diretamente. Caso o contato não ocorra, você poderá entrar 

em contato diretamente pelo Fale Conosco da EBC Serviços, 

www.conteudo.ebcservicos.com.br/contact-info. Contato pelo telefone 61 3799 5600 

(geral) ou diretamente no ramal 61 3799- 5443/ 5532 / 5586. 



Manifestações do Público – Novembro 2014 
 

57 
 

Processo 230-PE-2014 – Ronildo, sem indicação do município da Bahia (BA) - “O site 

da EBC e o sistema de busca não estão funcionando. Tentei pesquisar com as 

palavras criança e saúde infantil não foi possível. ‘Criança” cai nesse 

http//busca.ebc.com.br/?q=crian%C3%A7as&op=&siteid=portal. Saúde Infantil 

no  http//busca.ebc.com.br/?q=Sa%C3%BAde+Infantil&op=&site_id=portal. Aparece a 

seguinte mensagem: Ops! Alguma coisa saiu errada. Lamentamos por isso. Tente 

novamente daqui alguns minutos”. 

Resposta da área - “Prezado Sr. Ronildo, Em resposta à sua mensagem, a Gerência 

de Integração de Conteúdos, da Superintendência de Comunicação Multimídia, 

agradece a informação e diz que a busca está normalizada neste momento”. 

Processo 452-AB-2014 - Dayvison – “Vocês publicaram o seguinte post da EBC 

"Anvisa aprova 113 pedidos excepcionais de uso de canabidiol" usando 

equivocadamente a sigla "(CDB)" para canabidiol, sendo que a certa é (CBD). Link da 

matéria http//agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-10/anvisaaprova-113-

pedidos-excepcionais-de-uso-de-canabidiol.” 

Resposta da área – “Prezado Sr. Dayvison, boa tarde. A Diretoria de Jornalismo da 

Empresa Brasil de Comunicação – EBC agradece a sua contribuição e lhe informamos 

que o equívoco foi corrigido Link da matéria http//agenciabrasil.ebc.com.br/ 

geral/noticia/2014-10/anvisaaprova-113-pedidos-excepcionais-de-uso-de-canabidiol. 

Atenciosamente,” 

Processo 453 -PE-2014 - Silvio Morenno – de Registro (SP)- “Tenho um jornal 

semanal em minha cidade (A Voz do Povo do Vale do Ribeira) e gostaria de saber 

como faço para usar as notícias da Agência Brasil. Obrigado. No aguardo”.. 

Resposta da área – “Prezado Sr. Sílvio, bom dia. A Diretoria de Jornalismo da 

Empresa Brasil de Comunicação - EBC, em atenção a sua mensagem, respondeu o 

seguinte: "Todo o material produzido pela Agência Brasil (fotos e textos) é distribuído 

gratuitamente. A utilização do material somente pode ser feita com o devido crédito. 

No caso das fotos, solicitamos que sejam creditadas com o nome do fotógrafo/Agência 

Brasil. Em relação aos textos, pedimos que sejam creditados com o nome do 

repórter/Agência Brasil Para facilitar a busca dos nossos conteúdos, você pode se 

cadastrar na Central de Conteúdo por meio da página da Agência Brasil 

(agenciabrasil.ebc.com.br). O cadastro é rápido e gratuito. Para acessar, basta clicar 

no símbolo "C" no menu do site. Na central, você encontra textos, fotos e áudios da 



Manifestações do Público – Novembro 2014 
 

58 
 

Radioagência Nacional". Aproveitamos para agradecer a participação e nos 

colocarmos a disposição”. 

 

 

ELOGIOS E RECLAMAÇÕES 

Houve três elogios, dois dirigidos à Nacional AM de Brasília e um à Nacional FM de 

Brasília. As três manifestações demonstraram satisfação com a programação: com 

dois programas específicos transmitidos pela Nacional AM (uma apresentação do 

projeto 4D de televisão interativa da EBC e um debate sobre as causas de uma 

chacina em Belém) e, no casos da Nacional FM, com a programação em geral. 

As reclamações, no total de dez, foram distribuídas entre cinco emissoras, com as 

quantidades maiores dirigidas à MEC FM do Rio de Janeiro (4) e à Nacional da 

Amazônia (3). As reclamações dirigidas à MEC FM do Rio se relacionaram 

principalmente aos conteúdos da programação (a forma de anunciar as horas, as 

dissonâncias presentes em músicas eruditas) e foram respondidas pela coordenação 

da emissora. Até uma observação sobre oscilações no volume do som foi tratada pela 

coordenação como uma questão de conteúdo (as modulações são próprias da música 

clássica). A única demanda sobre a transmissão do sinal (a suposta retirada do ar das 

transmissões via satélite Star One C2 sem avisar os ouvintes) ainda está aguardando 

resposta. 

As reclamações dirigidas à Nacional da Amazônia, por sua vez, foram todas 

relacionadas aos problemas com a transmissão do sinal. Duas foram atendidas pela 

Sucom, que constatou a existência dos problemas e, em um caso, fez ajustes para 

eliminar as instabilidades (cortes no áudio) que tinham sido notadas em novembro e, 

no outro, estava estudando o looping da transmissão de um jogo no aplicativo para 

celular, para evitar futuras ocorrências. A outra demanda, que denunciou a péssima 

qualidade do sinal em Maceió/AL, ainda está aguardando resposta. 

 

Sistema de Rádios 



 

59 
 

  

PROCESSOS PENDENTES  



 

60 
 



Processos pendentes – Novembro 2014 
 
 

61 
 

PENDÊNCIAS NO ATENDIMENTO 

Os processos registrados nas categorias Elogio, Sugestão, Comentário e Serviços não 

dependem de um retorno da área para serem encerrados. Envia-se uma resposta-

padrão agradecendo ao usuário pela mensagem com a informação de que a 

manifestação foi direcionada ao setor responsável, encerrando o procedimento. Os 

processos registrados como Pedidos de informação e Reclamações têm um 

tratamento diferenciado e dependem do retorno da área responsável para que sejam 

encerrados. O prazo de resposta das áreas para as manifestações é de 05 dias úteis, 

de acordo com a Norma 104 da Ouvidoria/EBC. 

As tabelas a seguir relacionam os processos de outubro que estão pendentes de 

resposta. Em seguida, a descrição de cada processo com a data de previsão de 

resposta. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI– OUVIDORIA/EBC 



 
 

62 
 

 

  



 
 

63 
 

  

QUANTITATIVO DE ATENDIMENTO   



 
 

64 
 



Quantitativo de atendimento – Novembro 2014 
 

65 
 

A Ouvidoria da EBC contabilizou durante o mês de novembro 592 atendimentos, são 

582 referentes ao atendimento da Ouvidoria e 10 do Serviço de Atendimento ao 

Cidadão – SIC. 

Percentual de atendimentos no período 

 

 

 

 

 

 

 

                                                  FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

 

Dos 584 atendimentos relacionados à Ouvidoria, 466 (80%) geraram processos por 

terem assuntos relacionados aos veículos da EBC. As 116 manifestações (20%) foram 

respondidas aos usuários sem abertura de processo, são classificadas como 

“diversos” por não se referirem a assuntos pertinentes à EBC. 

Percentual de atendimentos por relevância 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 



Quantitativo de atendimento – Novembro 2014 
 

66 
 

As 464 manifestações que geraram processos distribuem-se entre os veículos 

conforme demostrado abaixo: 

Manifestações por veículo 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

 

O gráfico abaixo demonstra o percentual de manifestações de acordo com a 

distribuição entre os veículos: 

Percentual de manifestações por veículo 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                     FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

 

 

 

 

 

VEÍCULO QUANT %

TV BRASIL 245 52,8%

EBC 90 19,4%

RÁDIOS 52 11,2%

AGÊNCIA BRASIL 41 8,8%

PORTAL EBC 30 6,5%

TV BRASIL INTERN. 6 1,3%

TOTAL 464 100%



Quantitativo de atendimento – Novembro 2014 
 

67 
 

Os elogios, sugestões, comentários, pedidos de informação e serviços totalizam 

83,6% dos atendimentos em novembro, contra 16,4% das reclamações. 

Percentual das manifestações por categorias 

 

 

 

 

 

 

                                                                          FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

Reclamações 

Na tabela, o quantitativo e o percentual das manifestações registradas como 

“reclamação”, e a mesma informação no gráfico, para visualização mais imediata: 

 

 

                 

 

 

   FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

 

Percentual de reclamações por veículo 

 

 

 

 

 

 

 

   FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

VEÍCULO QUANT %

TV BRASIL 36 47,4%

AGÊNCIA BRASIL 15 19,7%

PORTAL EBC 13 17,1%

RÁDIOS 10 13,2%

EBC 2 2,6%

TV BRASIL INTERN. 0 0,0%

TOTAL 76 100%



Quantitativo de atendimento – Novembro 2014 
 

68 
 

Elogios 

Na tabela, o quantitativo e o percentual das manifestações registradas como “elogio”, 

e a mesma informação no gráfico, para visualização mais imediata: 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

 

Percentual de elogios por veículo 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI-OUVIDORIA/EBC 

Sugestões 

Na tabela, o quantitativo e o percentual das manifestações registradas como 

“sugestões”, e a mesma informação no gráfico, para visualização mais imediata: 

 

 

 

 

 

 

                                                                      FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

VEÍCULO QUANT %

TV BRASIL 28 80,0%

RÁDIOS 3 8,6%

AGÊNCIA BRASIL 2 5,7%

EBC 1 2,9%

RÁDIOS 1 2,9%

TV BRASIL INTERN. 0 0,0%

TOTAL 35 100%

VEÍCULO QUANT %

TV BRASIL 44 64,7%

EBC 8 11,8%

AGÊNCIA BRASIL 7 10,3%

RÁDIOS 6 8,8%

TV BRASIL INTERN. 2 2,9%

PORTAL DA EBC 1 1,5%

TOTAL 68 100%



Quantitativo de atendimento – Novembro 2014 
 

69 
 

Percentual de sugestões por veículo 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

Pedidos de Informação 

Na tabela, o quantitativo e o percentual das manifestações registradas como “pedidos 

de informação”, e a mesma informação no gráfico, para visualização mais imediata: 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

Percentual de pedidos de informação por veículo 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

VEÍCULO QUANT %

TV BRASIL 77 62,6%

EBC 16 13,0%

AGÊNCIA BRASIL 14 11,4%

RÁDIOS 12 9,8%

PORTAL EBC 3 2,4%

TV BRASIL INTERN. 1 0,8%

TOTAL 123 100%



Quantitativo de atendimento – Novembro 2014 
 

70 
 

Comentários 

Na tabela, o quantitativo e o percentual das manifestações registradas como 

“comentários”, e a mesma informação no gráfico, para visualização mais imediata: 

  

 

 

  

 FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

 

Percentual de comentários por veículo 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

Serviços 

Na tabela, o quantitativo e o percentual das manifestações registradas como 

“serviços”, e a mesma informação no gráfico, para visualização mais imediata: 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

 

VEÍCULO QUANT %

TV BRASIL 4 80,0%

AGÊNCIA  BRASIL 1 20,0%

PORTAL EBC 0 0,0%

RÁDIOS 0 0,0%

EBC 0 0,0%

TV BRASIL INTERN. 0 0,0%

TOTAL 5 100%

VEÍCULO QUANT %

EBC 64 40,8%

TV BRASIL 56 35,7%

RÁDIOS 21 13,4%

PORTAL EBC 12 7,6%

AGÊNCIA BRASIL 2 1,3%

TV BRASIL INTERN. 2 1,3%

TOTAL 157 100%



Quantitativo de atendimento – Novembro 2014 
 

71 
 

Percentual de serviços por veículo 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

 

QUANTITATIVO DE ATENDIMENTOS POR VEÍCULO 

 

 

 

A Ouvidoria recebeu em novembro 245 manifestações direcionadas à TV Brasil. 

Destas, o maior número é de pedidos de informação (77). Foram 56 serviços, 44 

sugestões, 36 reclamações, 28 elogios e 4 comentários. O gráfico a seguir mostra a 

distribuição dos tipos de manifestações. 

Percentual por tipos de manifestações 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

 

TV Brasil 



Quantitativo de atendimento – Novembro 2014 
 

72 
 

 

 

A Ouvidoria recebeu em novembro 52 manifestações dirigidas às rádios A maior parte 

das demandas foi por serviços (21). Em seguida vêm os pedidos de informação (12), 

reclamações (10), sugestões (6), elogios (3). Não há registro de comentários. O 

gráfico a seguir mostra a distribuição dos tipos de manifestações. 

Percentual por tipos de manifestações 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI– OUVIDORIA/EBC 

As rádios com maior quantidade de demandas são a Nacional da Amazônia OC 

(25%), MEC FM Rio de Janeiro com (21,2%), seguida pela Nacional do Rio de Janeiro 

AM (15,4%), Nacional FM Brasília e Nacional Brasília AM (13,5% cada), MEC AM Rio 

de Janeiro (5,8%), Radioagência (3,8%) e MEC AM Brasília (1,9%). Não há registro de 

demandas para Nacional do Alto Solimões. O gráfico a seguir apesenta a distribuição 

dos processos nas diferentes rádios da EBC. 

 

 

 

Sistema de Rádios 

Reclam. Elogio Suges. Coment. Serviço Pedido TOTAL %

0 0 0 0 1 1 2 3,8%

0 0 0 0 0 1 1 1,9%

1 0 1 0 0 1 3 5,8%

4 0 4 0 1 2 11 21,2%

3 0 0 0 10 0 13 25,0%

0 2 1 0 2 2 7 13,5%

1 0 0 0 5 2 8 15,4%

1 1 0 0 2 3 7 13,5%

0 0 0 0 0 0 0 0,0%

10 3 6 0 21 12 52 100%

Rádio Nacional da Amazônia OC

Rádio Nacional Brasília AM

Rádio Nacional do Rio de Janeiro AM

Rádio Nacional do Alto Solimões

VEÍCULO

TOTAL

Rádio MEC AM Rio de Janeiro

Rádio MEC FM Rio de Janeiro

Radioagência Nacional

Rádio MEC AM Brasília

Rádio Nacional FM Brasília



Quantitativo de atendimento – Novembro 2014 
 

73 
 

Percentual de manifestações por rádio 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                           FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

 

 

 

 

A Ouvidoria recebeu em novembro 41 manifestações referentes à Agência Brasil. 

Deste quantitativo, 15 manifestações foram por reclamações, 14 pedidos de 

informação, 7 sugestões, 2 elogios, 2 serviços e 1 comentário. O gráfico a seguir 

resume a distribuição dos tipos de manifestações. 

Percentual por tipos de manifestações 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI– OUVIDORIA/EBC 

Agência Brasil 



Quantitativo de atendimento – Novembro 2014 
 

74 
 

 

 

A Ouvidoria recebeu em novembro 30 manifestações direcionadas ao Portal da EBC. 

Destas, o maior número é de reclamações (13). Foram 12 serviços, 3 pedidos de 

informação, 1 sugestão, 1 elogio. Não há registro de comentários.  O gráfico a seguir 

mostra a distribuição dos tipos de manifestações. 

Percentual por tipos de manifestações 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI– OUVIDORIA/EBC 

 

 

 

A Ouvidoria recebeu em novembro 6 manifestações referentes à TV Brasil 

Internacional. Deste quantitativo, foram 2 sugestões, 2 serviços, 1 elogio e 1  pedido 

de informação. Não há registro de comentário ou reclamação. O gráfico a seguir 

resume a distribuição dos tipos de manifestações. 

Percentual por tipos de manifestações 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI– OUVIDORIA/EBC 

Portal EBC 

TV Brasil Internacional 



Quantitativo de atendimento – Novembro 2014 
 

75 
 

 

 

A Ouvidoria recebeu em novembro 90 manifestações referentes à Empresa Brasil de 

Comunicação – EBC, que seriam adequadamente direcionados a um atendimento do 

tipo 0800 ou “fale conosco”; não são atendimentos característicos de Ouvidoria. Deste 

quantitativo, 64 manifestações foram por serviços, 16 pedidos de informações, 8 

sugestões e 2 reclamações. Não há registro de elogios e comentários. O gráfico a 

seguir resume a distribuição dos tipos de manifestações. 

Percentual por tipos de manifestações 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI– OUVIDORIA/EBC 

 

Empresa Brasil de Comunicação - EBC 



 

76 
 

 

  



 

77 
 

  

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC  



 

78 
 

 



Quantitativo de atendimento – Novembro 2014 
 

79 
 

O SIC registrou em novembro 10 pedidos de informação. Todos foram recebidos via 

web (e-SIC). 

 

Pedidos de Informações por Meio de Acesso 

 

 

 

 

 

 

                                                                                 FONTE: E-SIC – OUVIDORIA/EBC 

Os pedidos de informações e recursos registrados em outubro são apresentados a 

seguir por área de competência, em dados absolutos e percentuais. Alguns pedidos 

foram enviados para diferentes áreas. 

 

Pedidos de informações por área de competência 

(em números absolutos) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: E-SIC – OUVIDORIA/EBC 

 

 

 

 

 

 



Quantitativo de atendimento – Novembro 2014 
 

80 
 

 

Pedidos de informações por área de competência 

(em percentual) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: E-SIC – OUVIDORIA/EBC 

Em conformidade com o que estabelece a Norma 104 da Ouvidoria/EBC e a Portaria 

Presidente - 185–A/2012 de 24/05/2012 as áreas têm 5 dias úteis para resposta. A Lei 

de Acesso à Informação Nº 12.527 de 07 de Novembro de 2011 estabelece o prazo de 

20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias. 

 

 

 

 

 



 

81 
 

 

 

 

 


