Serviço de Informação ao Cidadão - SIC

Publicado em 28/03/2012 - 14:55 e atualizado em 24/10/2024 - 11:37

Serviço de Informação ao Cidadão - SIC

Nesta seção são divulgadas orientações sobre o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), pertinentes ao seu funcionamento, localização e dados de contato no âmbito da Empresa Brasil de Comunicação.

O Serviço de Informações ao Cidadão - SIC da Empresa Brasil de Comunicação – EBC pode ser contatado por meio dos seguintes canais e horários de atendimento:

Setor Comercial Sul – SCS – Quadra 08 – Bloco B-50/60 – 1º Piso Inferior – Ed. Venâncio Shopping – Brasília/DF – CEP 70.333-900.

Endereço: Setor Comercial Sul – SCS – Quadra 08 – Bloco B-50/60 – 1º Piso Inferior – Ed. Venâncio Shopping – Brasília/DF – CEP 70.333-900.

Horário de funcionamento
Das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Responsáveis pelo SIC EBC
Roberta Almeida Dante
Ana Cristina de Jesus Santos

Contato do SIC EBC
e-mail: sic@ebc.com.br 
Telefone: (61) 3799-5241 / 5512

Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação - LAI
Luiza Sigmaringa Seixas- Ouvidora

Relatórios Estatísticos
Dados, tabelas e gráficos dos pedidos e recursos registrados na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR). Acesse aqui.

Como fazer um pedido de acesso à informação:

Pedido Eletrônico:
Clique aqui para acessar o sistema Fala.BR. Basta clicar em Acesso à Informação, efetuar cadastro/login. Em seguida, no campo "Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação" selecione a EBC. Para mais informações, veja também “Orientações - Vídeos e Guias” clicando aqui.

Pedido presencial:
Preencha um dos formulários (pessoa física ou pessoa jurídica), entregue uma cópia no SIC/EBC e aguarde a inserção do pedido no e-SIC para receber seu número de protocolo. Recomendamos que tenha cuidado para não perder este número, pois funciona como comprovante de sua solicitação.

Prazos

De acordo com a Lei nº 12.527/2011, o prazo máximo para recebimento de resposta é de 20 dias. O órgão ou entidade pode prorrogá-lo por 10 dias, caso haja justificativa. A negativa de acesso à informação pode ocorrer, desde que por decisão motivada da autoridade competente, e o interessado pode obter o inteiro teor dessa decisão, por certidão ou cópia.

Recursos

O usuário poderá contar com quatro instâncias recursais para a resposta recebida. O primeiro recurso é dirigido à autoridade hierarquicamente superior a área responsável pela elaboração da resposta inicial. Esse recurso deve ser analisado no prazo de 5 dias. Caso o cidadão não fique satisfeito, ele pode apresentar um segundo recurso, que será avaliado no âmbito da EBC. Esse recurso é dirigido à autoridade máxima do órgão e os prazos são os mesmos: 10 dias para que o cidadão recorra e 5 dias para que a autoridade máxima decida a questão.

É possível recorrer em 3ª instância. Nesse caso, o terceiro recurso será analisado pela Controladoria-Geral da União (CGU), que tem 5 dias para se manifestar e, se necessário, pedir esclarecimentos adicionais. 

A 4ª e última instância de recurso administrativo disponível é a Comissão Mista de Reavaliação de Informações – CMRI. Essa instância tem até a terceira reunião ordinária subsequente à apresentação do recurso para decidir. 

Prazo recursos SIC

Confira os endereços e outras formas de falar com a EBC:
Fale com a Ouvidoria
Endereços e Telefones

Compartilhar: