Por Mariana Martins
O debate sobre a reforma do Código Florestal entrou em pauta nesta sexta-feira (4 de maio) na cerimônia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebia títulos de Doutor Honoris Causa de cinco universidades do Rio de Janeiro.
No momento em que anunciou a chegada da presidenta Dilma Rousseff, a apresentadora do evento, a atriz Camila Pitanga, pediu licença para quebrar o protocolo da ocasião e fez ganhar eco a campanha”Veta, Dilma”, contrária a sanção presidencial da nova versão do Código Florestal, aprovada no Legislativo.
O mote da campanha que nas redes vem sendo representada pela hashtag #VetaDilma, foi encampado pela atriz, e teve apoio na plateia que gritava: “veta, veta, veta”. A presidenta não pareceu constrangida com o apelo de Pitanga, e sorriu sem se pronunciar sobre o assunto.
Campanha contra Código Florestal
A campanha teve início logo após a aprovação da reforma do Código Florestal pela Câmara dos Deputados, no último dia 25 de abril. Diversos setores da sociedade se mostraram insatisfeitos com o resultado final das alterações que foram feitas no código, principalmente com a possível anistia aos desmatadores. O apelo da campanha pelo veto presidencial se dá com base na possibilidade de leis editadas pelo poder legislativo sofrerem vetos do chefe do poder do executivo.
Veja na edição abaixo, feita a partir das imagens do evento disponibilizadas pela televisão do poder executivo, a TV NBR.