Uma grande agência de notícias que estará presente na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) será composta por jovens e adolescentes de 11 estados brasileiros, do Distrito Federal, e de mais 18 países da Europa, da África e das Américas. A equipe Agência Jovem de Notícia Internacional, liderada pela ONG Viração Educomunicação, pela Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores e Comunicadoras – RENAJOC e pela campanha Rio+Você, conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Província Autônoma de Trento, Itália.
Serão cerca de 100 pessoas com idades entre 15 e 30 anos, orientadas e acompanhadas por educadores, fazendo a cobertura da Rio+20 e da Cúpula dos Povos por Justiça Social e ambiental. A iniciativa é realizada com a parceria de diversas organizações brasileiras e da América Latina, como a BemTV e Catavento Comunicação e Educação, e as argentinas Fundación Tierravida e Ecomania. Dois dos jovens, Enderson Araújo, de Salvador, e Maria Camila Florêncio, de Recife, participam da cobertura com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Todo o material produzido será veiculado no site da Agência Jovem de Notícias e no site da campanha Rio+Você, além de páginas e redes sociais das organizações parceiras do projeto.
Desde o ano passado, a maioria dos integrantes da equipe já participa de outras iniciativas de comunicação com temáticas ambientais. Muitos adotarão práticas sustentáveis para o deslocamento durante a cobertura dos eventos, como o uso de bicicletas e do transporte público. Os jovens também vão dedicar parte do seu tempo ao turismo sustentável, conhecendo outros projetos de comunicação comunitária e ambientais em comunidades cariocas.