Confira #EsquentaRio20 com Luís Nassif e Cristina Carvalho sobre imprensa

Rio de Janeiro

O #EsquentaRio20 desta segunda-feira reuniu a produtora Cristina Carvalho, da TV Brasil, e o jornalista Luís Nassif para discutir o papel dos meios de comunicação na cobertura dos temas da Rio+20.

Luís Nassif destacou que a coberturta das questões ambientais ainda é marcada por visões unilaterais dos diversos agentes envolvidos no debate, gerando um desafio para jornalistas e blogueiros. Segundo ele, gradativamente, o Brasil começa a caminhar para uma discussão mais sistêmica em veículos especializados.

Em relação ao papel da TV Brasil, Cristina afirmou que a cobertura na TV Brasil é desenvolvida de forma transversal, associada a temas sociais, econômicos, ambientais etc. Na opinião da produtora, a redemocratização do país a cobertura sobre Meio ambiente veio se modificando. Até então os ambientalistas eram quase subversivos e a televisão deu força pra que essa realidade se modificasse.

Na conversa também foi mencionado o lançamento da série Senha Verde, produzida por cinco canais lationoamericanos de televisão – o Paka Paka, da Argentina, o Señal Colombe, da Colômbia, o Tevé Ciudad, do Uruguai, o Vale TV, da Venezuela, além da TV Brasil. A série divulga histórias de crianças que têm atitudes responsáveis como forma de preservar o ambiente e contribuir para um mundo melhor.

#EsquentaRio20

Os internautas puderam acompanhar o debate pela página da EBC na Rio+20 e enviar perguntas aos convidados pelo Twitter utilizando a hashtag #EsquentaRio20 . A transmissão foi realizada a partir do Google+, o Hangout, serviço de videoconferência que pode ser disponibilizado ao vivo pelo Youtube e incorporado a qualquer página da Internet (o código será liberado minutos antes).

O primeiro #EsquentaRio20 aconteceu em 31 de maio com um debate sobre Economia Verde com João Pedro Stédile, do MST, e Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo. A conversa teve grande impacto no twitter. A hashtag #EsquentaRio20 esteve nos Trending Topics ao longo de quase todo programa, chegando até a terceira posição dos assuntos mais comentados na rede social.

Fonte: EBC - Empresa Brasil de Comunicação

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