Por Mônica Prado
Em passagem por Brasília, o sociólogo Alfredo Pena-Vega, do Centro Egdar Morin de Paris (EHESS), falou das propostas para mudar o planeta que estão em construção há cinco anos pelos 380 pesquisadores distribuídos numa rede de 50 universidades em todo o mundo. “Queremos influir no futuro”, afirma o renomado professor Pena-Vega, uma das autoridades mundiais nas questões sociais que envolvem a sustentabilidade.
Em entrevista em vídeo à Agência de Notícias UniCEUB, o pesquisador aborda a necessidade de criação de um tribunal mundial para condenar crimes econômicos. Segundo ele, o tribunal será formado pelas redes sociais e composto por pessoas planetárias que se diferenciam por sua qualidade de atuação. “O poder econômico tem derrubado as economias e os governos no mundo e é preciso fazer algo para que isso não aconteça mais”, explica Pena-Vega. Na entrevista, ele fala também da Carta que será entregue à presidenta Dilma Rousseff para que tenha ousadia e coloque o Brasil na liderança mundial e da necessidade de juntar justiça social e justiça ecológica pois as duas não podem mais andar separadas.
Alfredo Pena-Vega esteve no campus do UniCEUB na manhã do dia 16 de maio (quarta-feira) participando do evento Rio 20, promovido pela coordenação do Mestrado em Direito.