Saiba o que rolou no #EsquentaRio20 sobre Grandes Eventos e Moradia Adequada

Brasília

 

Hoje o #EsquentaRio20 debateu Grandes Eventos, desenvolvimento e moradia adequada com a urbanista e relatora especial da ONU para o direito à moradia adequada, Raquel Rolnik, o blogueiro e professor da Universidade de Tulane, Idelber Avelar, e o presidente da Central Única de Favelas do Distrito Federal, Max Maciel.

Apesar de não serem grandes entusiastas dos resultados concretos da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, os debatedores contribuiram para as discussões de temas que estarão presentes na Conferência da ONU, que começa no próximo dia 13, no Rio de Janeiro.

Muitas das obras em andamento no país bem como as contruções relacionadas aos grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas foram tratadas pelos debatedores, que também falaram da importância da mobilização social na qualificação desses debates frente ao poder público.

 

Max Maciel lembrou que “Mobilização é uma coisa permanente e deve ter uma dialética. Tem que ser envolvente e não apenas de um setor”. Já Idelber Avelar lamentou o que vem acontecendo com as grandes cidades,  a veticalização e as construções denecessárias, como alguns estádios da Copa do Mundo de 2014, a exemplo do que está sendo feito em Pernambuco. Por sua vez, a urbanista Raquel Rolnik criticou a falta de participação na divisão do dinheiro público, “afinal, agora que o dinheiro público chegou todas as políticas participativas não valem mais”.

 

Assista ao debate completo:

 

Assista também:

Confira #EsquentaRio20 com Luís Nassif e Cristina Carvalho sobre imprensa

Como foi o #EsquentaRio20 com Stédile e Grajew

 

Fonte: EBC - Empresa Brasil de Comunicação

Conteúdo relacionado: