Vídeo explica o que é e como se organiza a Rio+20

São Paulo

Por Instituto Vitae Civilis

 

O Instituto Vitae Civilis produziu um vídeo com menos de oito minutos, em que o seu coordenador de processos internacionais do Aron Belinky, simplifica esse mundo de ideias, tanto do ponto de vista processual, quanto de conteúdo.

No campo dos processos, explica-se que há basicamente três grandes trilhos na Rio+20: o oficial, o semioficial e o autônomo, promovido pelas mais diferentes organizações da sociedade civil. Isso é importante para que se perceba que a Rio+20 não está encerrada no âmbito diplomático. Em todos os três espaços há projetos de avanços concretos.

No que diz respeito ao conteúdo, ou, para usar um termo da própria conferência, “o futuro de queremos”, a apresentação faz uso do diagrama da rosquinha, elaborado pela organização Oxfam. O desenho apresenta os limites ambientais planetários que precisam ser respeitados para evitarmos o colapso, como a mudança do clima e a biodiversidade, mas também os limites sociais mínimos, balizados pelos direitos humanos, como o direito à educação, à alimentação adequada, à saúde e à participação política.

Para o Vitae Civilis, se os indicadores pertinentes a esses tetos e pisos globais forem monitorados e respeitados, teremos, enfim, um caminho sustentável delineado para os próximos anos.

Assista ao vídeo logo abaixo.

Fonte: Instituto Vitae Civilis

Conteúdo relacionado: