Fora do ar mas dentro da consciência
Momento de luto para as Marias do Brasil: então com 9 anos de existência, o programa Viva Maria sai do ar em maio de 1990, interrompendo a trajetória de lutas e conquistas. Foto: Arquivo/Jornal de Brasília.
Pronunciamento da Deputada da Constituinte Moema São Thiago
Pronunciamento de Moema São Thiago no Dia da Liberdade de Expressão (13/6/1990). A deputada presta homenagem ao Viva Maria por meio de um artigo escrito por Tetê Catalão. Publicada no Correio Braziliense de 29 de maio de 1990.
Oi Mara! Tudo Bem.
Matéria comemorativa ao dia 8 de março de 1984 (o programa tinha então apenas 3 anos) . Neste ano, estava em debate a emenda Dante de Oliveira, que defendia a eleição direta para Presidente da República. A emenda foi rejeitada pela Câmara dos Deputados, o que fez com que as eleições de 1985 fossem indiretas. Foto: Arquivo/Jornal de Brasília.
Conquistas femininas já estimulam retaliações
Registro das retaliações que as mulheres sofreram logo após as conquistas obtidas na constituição de 1988. Nesta matéria, a direção do Banco Nacional do Nordeste S/A proibiu as mulheres de fazerem concurso público para diversos cargos. O ato causou indignação nas feministas. Foto: Arquivo/Jornal de Brasília.
Fotos de matérias de jornais publicadas na época em que o Viva Maria foi censurado