Sobre a EBC

As contraindicações do mercado farmacêutico

22/04/2015
|
16:49
compartilhar notícia
Capa da Notícia

O Caminhos da Reportagem desta quinta-feira (23), às 22h, na TV Brasil , mostra os desafios e os avanços do setor farmacêutico . Analisa as pesquisa de medicamentos e as alternativas encontradas pelo poder público e privado para diminuir o preço dos remédios, além de ações para combater as doenças negligenciadas.

O Caminhos da Reportagem vai investigar o comércio de produtos farmacêuticos (Gerência de Comunicação) O Caminhos da Reportagem vai investigar o comércio de produtos farmacêuticos (Gerência de Comunicação)

Em território nacional há cerca de três farmácias para cada 10 mil habitantes. Ao todo são 85 mil estabelecimentos, quantidade bem maior que a recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Para o diretor da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico, Renato Tamarozzi, os números estão associados ao crescimento no Brasil. Com os avanços sociais, as classes D e E passaram a ter mais acesso aos medicamentos e aos cuidados com a saúde, o que aumentou a demanda do mercado.

A atração vai até a Rocinha, no Rio de Janeiro, onde mostra a realidade de uma comunidade no estado com a maior incidência de tuberculose no Brasil. “O país está no décimo lugar de investimento em pesquisas de doenças negligenciadas. É um dos poucos países endêmicos que realmente botou os recursos para procurar solucionar os problemas da sua população”, explica o diretor-executivo do DNDI América Latina, Eric Stobbaerts.

O Caminhos da Reportagem também analisa a situação da cidade de São Bento, localizada na Baixada Maranhense. A comunidade sofre com um dos maiores índices de esquistossomose do país. O professor e pesquisador da Universidade Estadual do Maranhão, Neuton Silva, revolta-se com o problema. “É indignante ver pessoas morrendo de uma parasitose perfeitamente evitável, perfeitamente curável”, lamenta.

Serviço :
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (23), às 22h, na TV Brasil.