Especial mostra drama das ocupações urbanas
Está no ar no site da Agência Brasil o especial Vida em Ocupação, a reportagem mostra o cotidiano de três grandes ocupações na cidade de São Paulo: Douglas Rodrigues, Prestes Maia e Edifício União. Os depoimentos revelam que as dificuldades financeiras e a possibilidade de estarem próximas do centro da cidade são as principais motivações que as levam a viver em uma ocupação.
O drama das famílias, que nos dois primeiros casos ainda sofrem com a possibilidade da execução da reintegração de posse, se insere num contexto maior de crise habitacional em que se contabiliza um deficit de 230 mil moradias na capital paulista. Como contraponto, a reportagem mostra a história dos moradores do Edifício União, que conseguiram na justiça o direito a posse do prédio em um caso raro de usucapião coletivo, garantido pelo uso prolongado do imóvel.
"O que mais me chamou a atenção durante a produção do especial foi notar que, apesar de toda dificuldade, mesmo vivendo em barracos, a maioria dessas pessoas estão satisfeitas com a vida que levam", conta a repórter Fernanda Cruz. "E a cumplicidade entre aqueles vivem numa comunidade é algo tocante, mesmo tendo muito pouco."
O especial é dividido em três partes, cada uma voltada para um dos casos abordados, antecedidas por uma introdução que apresenta dados e entrevistas com especialistas e líderes de movimentos sociais que atuam com a questão da moradia. Completa o material uma galeria de imagens e um vídeo que apresenta dados, a situação das ocupações que a reportagem visitou e depoimentos de moradores.