Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com mães refugiadas na TV Brasil

24/04/2015
|
18:15
compartilhar notícia
Capa da Notícia

O Brasil recebe muitas pessoas refugiadas de outras nações. São estrangeiros que vem para terras tupiniquins fugindo de regiões em guerra ou de outros problemas que coloquem em risco a vida deles no país de origem. Para discutir o destino de mães refugiadas, a TV Brasil recebe famílias que saíram de áreas em conflito e especialistas que analisam o tema no programa Papo de Mãe deste domingo (26), às 15h30.

O Papo de Mãe deste domingo discute as condições dos estrangeiros que migram para o país (Gerência de Comunicação) O Papo de Mãe deste domingo discute as condições dos estrangeiros que migram para o país (Gerência de Comunicação)

Participam do debate com as apresentadoras Mariana Kotscho e Roberta Manreza a advogada Larissa Leite , coordenadora de Relações Externas da Cáritas Brasileira ; o padre Paolo Parise , coordenador da Missão Paz da Casa do Migrante ; e a professora Ana Cláudia Madaleno , diretora de Relações Institucionais do Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus) .

Ao contrário do que possa parecer, os refugiados não são fugitivos ou foragidos da justiça, nem estão no Brasil de forma ilegal. Segundo o Ministério da Justiça , o refúgio pode ser solicitado por qualquer estrangeiro que possua fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, opinião pública, nacionalidade ou por pertencer a grupo social específico. Também podem solicitar essa condição aqueles que tenham sido obrigados a deixar seu país de origem devido a uma grave e generalizada violação de direitos humanos.

Segundo dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) , o Brasil acolhe hoje quase 8 mil pessoas de mais de 80 nacionalidades. São pais, filhos, famílias inteiras que vem da Colômbia, da Síria, da Costa do Marfim e de muitas outras partes do mundo. Mas afinal, quem são essas pessoas, que motivos levaram a deixar a nação de origem e como passa a ser a vida delas por aqui?

Na reportagem de Fernanda de Luca , o Papo de Mãe revela um pouco da rotina desses refugiados no país. Letícia Bragaglia conversa com o povo pelas ruas de São Paulo e mostra o depoimento emocionante de um pai que ainda não conseguiu trazer a família para o Brasil.

O Papo de Mãe é um programa imperdível para quem vive as dores e as delícias da vida em família. A atração aborda os mais importantes temas envolvendo a maternidade e a criação de filhos, de um jeito informal, interativo, bem-humorado e inclusivo.

Serviço :
Papo de Mãe – domingo (26), às 15h30, na TV Brasil.