Nova Amazônia revela a cultura da pimenta na Região Norte do país

04/11/2015
|
17:01
compartilhar notícia
Capa da Notícia

O programa Nova Amazônia apresenta as tradições relacionadas à pimenta na Região Norte do país nesta quarta (4), às 19h. A atração destaca cores, sabores e histórias dessa planta pequenina, mas poderosa, que há muito tempo mexe com os sentidos do homem.

A equipe de reportagem vai até a comunidade Nossa Senhora do Livramento conhecer o roçado de Dona Maria. A senhora de 70 anos conta para a apresentadora Barbarah Israel que mantém viva até hoje a tradição do preparo do arubé – molho feito a base de mandioca e pimenta. A receita é passada de geração em geração pelo seu povo. Dona Maria encanta a todos com sua disposição e bom humor, que, segundo ela, é consequência de uma alimentação natural com carne de caça, hortaliças orgânicas e, claro, muita pimenta.

O uso da pimenta é tão forte na Região Amazônica que uma farmacêutica acabou criando seu próprio negócio, investindo na diversificação dos molhos de pimenta e vendendo para o Brasil inteiro. O programa também entrevista Rose, uma baiana arretada que redescobriu a pimenta no Norte. Desde que chegou, ela vêm inovando na cozinha, acrescentando aos pratos típicos amazônicos um toque apimentado que conquista os paladares mais exigentes.

Numa teia multitemporal envolta de mistérios, crenças, conhecimentos populares e científicos, a pimenta tece há milênios sua história, da gastronomia a medicina, da ciência ao ritual. A capsicum chinense, uma das três espécies conhecidas da pimenta, foi domesticada na Amazônia há quase 6 mil anos.

A espécie está presente na agricultura e cosmologia dos povos da região, com destaque para a famosa jiquitaia dos Baniwa, cujo sistema agrícola tornou-se patrimônio cultural. Das múltiplas variações de cores, cheiros e sabores, a pimenta diversificou-se e se tornou o segundo tempero mais utilizado do mundo, só perdendo para o sal.

Serviço :
Nova Amazônia – quarta-feira (4), às 19h, na TV Brasil.