Sexo e sexualidade em debate na TV Brasil nesta sexta (12)

11/06/2015
|
17:44
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Nesta sexta (12), Dia dos Namorados, às 20h, na TV Brasil , o sexo entra em discussão no programa Ver TV . O tema acompanha praticamente toda a história da televisão brasileira, embora seja tratado de forma diferente em cada época. Sob o comando do jornalista Lalo Leal , o Ver TV analisa os motivos que levam muitas atrações a apelar para o sexo e destaca outras que apresentam uma abordagem mais sério para a questão.

Programa VerTV desta semana, discute o sexo e a sexualidade na TV brasileira (Gerência de Comunicação) Programa VerTV desta semana, discute o sexo e a sexualidade na TV brasileira (Gerência de Comunicação)

Para refletir sobre a polêmica, o apresentador recebe o psiquiatra Jairo Bouer , que desenvolve trabalhos sobre sexualidade em diversos veículos de comunicação; a professora de antropologia social Heloisa Buarque , da Universidade de São Paulo; e a psicóloga Desiree Cordeiro , integrante do Ambulatório de Transtorno de Identidade, de Gênero e Orientação Sexual do Hospital das Clinicas de São Paulo.

Na opinião de Jairo Bouer , determinadas emissoras oferem oportunidades para um debate produtivo. "A gente pode falar de sexualidade de um jeito um pouco mais educativo e pedagógico até naturalizar um pouco algumas discussões que eram absurdamente proibidas", comenta o médico que aponta para a preponderância dos meios digitais. "A televisão perdeu um pouco esse espaço de fórum de discussão hoje em função da internet", pondera o psiquiatra.

Para a psicóloga Desiree Cordeiro , a televisão ainda tem grande influência nas práticas sociais. "A TV tem esse poder de não sei se manipular ou de interferir diretamente no que é certo e o que é errado".

Segundo a professora de antropologia Heloisa Buarque é preciso abordar certos assuntos com naturalidade para romper preconceitos. "O que eu acho que assusta na televisão não é o quanto tem de sexo, mas como ele aparece", explica.

Ela ainda traça um panorama histórico sobre a visibilidade do tema. "O que aparece na televisão tem a ver com as próprias transformações sociais. Obviamente o sexo não tem o mesmo lugar que tinha na década de 50 ou na década de 70, então é evidente que isso vai mudar de algum jeito na televisão", observa a professora da USP.

Esta edição do Ver TV ainda traz entrevistas outros especialistas. A psicóloga e sexóloga Kátia Valladares esclarece o papel da televisão na educação sexual e na formação dos valores e identidades sexuais.

Já a professora Jane Felipe , da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, analisa como os programas tratam das questões de gênero. A psicóloga Mary Figueiró fala sobre a exploração que a TV faz da temática sexo e os valores que a transmite aos jovens.

Serviço :
Ver TV – sexta-feira (12), às 20h, na TV Brasil.