TV Brasil apresenta o clássico iraniano "Gabbeh" nesta quinta (30)
Considerado um dos principais filmes da sétima arte iraniana, o drama "
Gabbeh
" é o destaque na programação da
TV Brasil
desta quinta (30), às 23, na sessão dedicada às produções do país do Oriente Médio. Sob o comando de
Mohsen Makhmalbaf
, o longa é a quarta produção que a emissora exibe no Ciclo de Cinema Iraniano que termina nesta sexta-feira.
Repleto de lirismo, o filme foi reconhecido no Festival da Catalunha com o prêmio de Melhor Diretor para o renomado cineasta iraniano Mohsen Makhmalbaf. O diretor ainda recebeu o Prêmio da Associação Catalã de Críticos e Roteiristas de Cinema. O filme "Gabbeh" também conquistou o Prêmio Tela de Prata no Festival de Cingapura. Já no Festival de Tóquio, o longa ganhou o Prêmio de Melhor Contribuição Artística.
Sinopse
Nas margens de um rio, um casal de idosos lava um Gabbeh (tapete persa) que parece conversar com eles. Os desenhos deste tapete contam a história de amor de uma jovem cujos pais se recusam a deixá-la se casar com o homem que ama. O rapaz segue a tribo nômade da moça em sua jornada pelos campos, na garupa de um cavalo.
No decorrer da trama, as duas narrativas se entrelaçam: a história do casal de idosos e o romance impossível da jovem que deseja viver um amor desmedido. Qual das histórias corresponde à realidade?
Ficha Técnica
Título original: Gabbeh. País de origem: Irã. Ano: 1996. Gênero: drama. Direção: Mohsen Makhmalbaf, com Hossein Moharami, Shaghayegh Djodat, Abbas Sayahi. Duração: 75 min. Classificação indicativa: Livre.
Serviço
Ciclo de Cinema Iraniano – "Gabbeh" – quinta-feira (30), às 23h, na TV Brasil