Documentário resgata saga de ciclista brasileiro em competições olímpicas
Na série Memória do Esporte Olímpico Brasileiro desta quinta (3), às 19h, a TV Brasil apresenta o documentário "A Volta ao Mundo de Anésio Argenton". A produção nacional dirigida por Fernando Acquarone e Marcelo Paiva destaca a façanha do ciclista que conseguiu obter resultados significativos mesmo diante de muitos obstáculos.
Originário de um período em que o ciclismo não era considerado um esporte profissional, Anésio Argenton representa toda uma geração de atletas que surpreendeu seu país ao superar a pobreza para atingir o sonho olímpico.
Apesar das inúmeras dificuldades, Argenton participou dos Jogos Olímpicos de Melbourne, em 1956, onde obteve o nono lugar na prova de velocidade. Quatro anos depois, nas Olimpíadas de Roma, em 1960, o paulista conseguiu a em quinta colocação na mesma categoria - recorde brasileiro que durou 20 anos – e a sexto posição na prova de mil metros contra o relógio.
Falecido em 2011, Argenton foi o único brasileiro medalhista de ouro em Jogos Pan-Americanos na modalidade em Chicago, em 1959. A última grande co nquista do ciclista foi o bronze na de mil metros contra o relógio no Pan-americano de São Paulo, em 1963. O atleta se afastou do esporte quatro anos depois, em 1967, quando correu seu último Pan-Americano em Winnipeg, no Canadá.
Ficha Técnica
Ano de estreia: 2013.
Gênero: documentário.
Direção: Fernando Acquarone e Marcelo Paiva.
Duração: 26 min.
Classificação indicativa: Livre
Serviço
A Volta ao Mundo de Anésio Argenton – quinta-feira (3), às 19h, na TV Brasil