Sobre a EBC

Miriam Leitão é a convidada do programa ABZ do Ziraldo neste domingo (31)

29/01/2016
|
15:36
compartilhar notícia
Capa da Notícia

O cartunista Ziraldo recebe a experiente Miriam Leitão no programa infantil ABZ do Ziraldo deste domingo (31), às 13h30, na TV Brasil. Reconhecida em virtude das suas análises sobre o panorama econômico, a jornalista surpreende ao contar como surgiu a ideia do seu livro “A perigosa vida dos passarinhos pequenos” voltado para o público infantil.

“Cresci lendo muito. Queria que as crianças vivenciassem o que eu senti na infância ao pegar um livro e me apaixonar por ele”, destaca a escritora que recebeu o selo de “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil pela sua primeira obra dedicada aos jovens.

Colunista e apresentadora, Miriam Leitão explica como foi a pesquisa realizada na sua fazenda – uma área preservada da Mata Atlântica – sobre as espécies de passarinhos existentes na região. Ela revela ao cartunista que as próprias aves lhe mostraram a melhor forma de protegê-las. A jornalista ainda comenta seu recente projeto, a criação de mais um livro para a garotada.

Mineira de Caratinga, mesma cidade onde Ziraldo nasceu, a convidada fala sobre o desejo de ingressar no mundo das letras. “Sou escritora porque trouxe esse sonho desde a infância e só agora estou realizando. Adoro o jornalismo, mas faltava alguma coisa. Os livros me tornaram uma pessoa completa”, avalia Miriam Leitão sobre a sua trajetória profissional.

Na entrevista com Ziraldo, ela lembra como se sente ao falar para crianças. “Tudo isso é, ao mesmo tempo, encantador e assustador. Cada vez que vou me encontrar com um grupo de crianças tenho medo deles não gostarem. Passei a vida inteira falando para adultos. Fico com receio dos jovens me considerarem uma chata”, pondera a jornalista.

Miriam diz que sempre fica na expectativa de conquistar novos leitores “Ao escrever para jovens, torço para alcançar o universo deles. Talvez seja uma das coisas mais difíceis que eu faço. Fico muito feliz quando consigo passar para uma criança o interesse pelos livros”, conclui.

No quadro do Menino Maluquinho, interpretado pelo ator Lucas Oliver, o principal personagem da obra de Ziraldo conta a história “Túnel do Terror”. Já a Artesanal Cia de Teatro apresenta o espetáculo “O Gigante Egoísta”.

No término da atração infantil desta semana, o Coral Maluquinho, regido pelo maestro Ronald Valle, canta a música “A Menina Dança”, de Moraes Moreira e Luis Galvão.

Serviço:
ABZ do Ziraldo – domingo (31), às 13h30, na TV Brasil