Mudanças climáticas: Caminhos da Reportagem analisa o avanço do mar e das cidades
Atlântida, a cidade tragada pelas águas nos contos de Platão, é um mito. Atafona, em São João da Barra, no Rio de Janeiro, é uma realidade. O Caminhos da Reportagem desta quinta (21), às 22h, na TV Brasil acompanha o drama de habitantes de várias regiões do país que perdem não só suas moradias, mas as referências em seus municípios.
Em Atafona, casas e prédios foram derrubados pelas ondas baixas mas insistentes no pontal. E, um dia, as construções que resistem perto do mar vão enfrentar o mesmo destino das mansões e hotel submersos há menos de dez anos. Atlântida ainda inspira literatura, cinema, poesia. Atafona motivou o Caminhos da Reportagem a investigar quem avança sobre quem: o mar ou a população?
No roteiro das Cidades Submersas, o programa foi até Pernambuco para descobrir outro destino da natureza: o direito da areia. Os banhistas das praias do litoral urbano – Janga, Olinda, Boa Viagem e Candeias – agora miram as praias do Pina e Brasília Teimosa, frequentadas por famílias de baixa renda, mas ainda com largas faixas de areia preservadas.
E o que será da Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro, uma das capitais brasileiras mais badaladas no roteiro turístico internacional? As mudanças climáticas, as altas temperaturas e o aumento do nível do mar mostram, segundo pesquisadores, que não é certo que nos próximos anos o Rio vai continuar lindo.
Serviço
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (21), às 22h, na TV Brasil