Soprano Eliane Coelho faz recital com obras do austríaco Hugo Wolf no Partituras

22/12/2017
|
12:06
compartilhar notícia
Capa da Notícia

A edição especial do programa Partituras apresenta neste domingo (24), às 22h, na TV Brasil , o recital da soprano Eliane Coelho , estrela internacional e dona do título de kammersängerin (cantora-residente) da Ópera de Viena. A artista é acompanhada ao piano pelo mineiro Gustavo Carvalho em composições do austríaco Hugo Wolf no show gravado pela emissora pública na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro.

Eliane Coelho protagonizou diversos espetáculos. O papel-título mais marcante da artista, internacionalmente elogiada, é na ópera Salomé, de Richard Strauss. Outras interpretações que se destacam em sua carreira são Maria Stuarda, Arabella, Tosca, Butterly, Lady Macbeth, Aida, Desdemona, Elena (I Vespri Siciliani), Abigaille (Nabucco), Helene (Jerusalem), Elisabeth (Don Carlo) e Leonora, (O Trovador).

A soprano já se apresentou em teatros como Scala, Bastille, San Carlo, Nationaltheater München, Semperoper Dresden em várias cidades do mundo como Berlim, São Petersburgo e Tóquio. Em sua trajetória, fez parceria com ícones do porte de Bruson, Terkel, Nucci, Domingo , Carreras, Pavarotti, Furlanetto e Samuel Ramey. Também cantou sob a regência de Sr. Colin Davis, Peter Schneider, Donald Runickels e Zubin Mehta.

Nos últimos anos, Eliane Coelho acrescentou com êxito ao seu vasto repertório Gioconda, Lucrezia (I due Foscar), Lady Macbeth de Mtsensk, Isolda e Brunnhilde (A Valquíria e O Crepúscuo dos Deuses). Obteve ainda sucesso como Sacristana (Kostelnicka) na ópera Jenufa, de Janacek, apresentada na mais recente temporada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Apontado como um dos músicos mais promissores de sua geração, Gustavo Carvalho iniciou sua carreira musical aos 12 anos. Foi aluno de Eliso Virsaladze no Conservatório Tchaikovsky de Moscou e vencedor do II Concurso Nelson Freire para Jovens Solistas no Rio de Janeiro. Colaborou com inúmeros artistas e aparece frequentemente como camerista e solista em concertos no Brasil e na Europa. É fundador e diretor artístico do Festival Artes Vertentes, em Tiradentes, e desde 2012 integra a direção artística do Zeitkunst Festival, em Berlim.

Serviço

Partituras Especial com Eliane Coelho – domingo (24), às 22h, na TV Brasil.