Confira os filmes da semana na TV Brasil

27/01/2023
|
09:38
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Veículos: TV Brasil
Categorias: Filme
Exibição em: TV Brasil


Filmes da TV Brasil de 30 de janeiro a 05 de fevereiro de 2023

Segunda, 30 de janeiro
Sessão Família: Bons de Bico

14h00, na TV Brasil

Bons de Bico
Bons de Bico, por Divulgação / TV Brasil

Título original : Free Birds. País : Estados Unidos. Ano : 2013. Gênero : Animação. Direção : Jimmy Hayward.

Rivais, Reggie e Jake são dois perus que realmente não se relacionam bem. Apesar disso, eles são obrigados a colocar as diferenças de lado em prol de um bem maior assim. A dupla vai embarcar em uma aventura bastante inusitada ao viajar no tempo para mudar os rumos da História. Eles devem tentar eliminar o peru do cardápio tradicional das festas de fim de ano.

Considerado um bicho diferente, Reggie não se sente como as outras aves do sítio em que vive. Ele percebe que os fazendeiros estão apenas engordando os animais para devorá-los mais tarde, mas ninguém presta atenção no que o peru diz.

Quando chega a sua vez de ser morto no Dia de Ação de Graças, Reggie tem sorte, pois é poupado pelo presidente dos Estados Unidos e adotado por sua filhinha, levando então uma vida de conforto e mordomias.

Um dia, Reggie é buscado por Jake, um peru corajoso que recebeu ordens superiores para resgatá-lo. Segundo os planos, os dois animais devem entrar em uma máquina do tempo, voltar no século XVII e impedir que os colonos americanos tenham a ideia de matar perus nas festas de fim de ano.

Reggie não tem a menor intenção de fazer a viagem, mas é obrigado por Jake a aceitar a aventura. Quando volta no tempo, a dupla vai conhecer um mundo cheio de perigos, incluindo cães selvagens e caçadores de perus, mas também novas amizades e amores.

Reprise . 91 min .
Classificação Indicativa : Livre



Segunda, 30 de janeiro
Cine Doc: Traço Livre – O Quadrinho Independente no Brasil

22h30, na TV Brasil
03h45, na TV Brasil (madrugada de segunda, 30/01, para terça, 31/01)

Traço livre: o quadrinho independente no Brasil
Traço livre - O Quadrinho Independente no Brasil, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 2018. Gênero : Documentário. Direção : Jun Sakuma. Roteiro : Jun Sakuma e Felipe Folgosi. Apresentação : Felipe Folgosi.

Apresentado pelo ator e roteirista Felipe Folgosi, que escreve o roteiro do filme junto com o diretor Jun Sakuma, o documentário "Traço livre: o quadrinho independente no Brasil" mostra um panorama sobre o universo da arte sequencial das histórias em quadrinhos independentes no país.

O longa-metragem registra cada etapa da produção de uma HQ. Conhecida como a nona arte, as histórias em quadrinhos representam uma área em expansão.

O doc acompanha cada passo dos profissionais do segmento, desde a concepção da ideia inicial, passando pelo roteiro, artes, editoração até o lançamento. Por meio de entrevistas com personalidades do ramo, a película ainda revela bastidores, segredos e anseios de quem produz quadrinhos atualmente no Brasil.

O documentário nacional em cartaz na TV Brasil destaca os profissionais que desenvolvem suas obras de maneira independente. Com muito esforço e persistência, quadrinistas, roteiristas, editores, professores e jornalistas mostram como o uso do traço pode abrir portas. Eles explicam os desafios e as realizações na concretização de obras que repercutem junto a um público fiel e diverso.

Reprise. 82 min.
Classificação Indicativa:
12 anos


Terça, 31 de janeiro
Sessão Família: Guiados pelo Coração

14h00, na TV Brasil

Guiados pelo Coração
Guiados pelo Coração, por Divulgação / TV Brasil

Título original : Le coeur en braile. País : França. Ano : 2016. Gênero : Drama, Comédia. Direção : Michel Boujenah. Elenco: Alix Vaillot, Jean-Stan Du Pac, Charles Berling.

A trama acompanha a amizade da talentosa violoncelista Marie (Alix Vaillot) que ajuda Victor (Jean-Stan Du Pac) a melhorar as notas no colégio. Quando ela começa a perder a visão, o garoto faz de tudo para que ninguém perceba.

Ótima aluna na escola, Marie tem de 12 anos e sonha ingressar em um importante conservatório para se tornar musicista. Ninguém sabe, porém, que a menina sofre de uma doença que afeta sua capacidade de enxergar.

Embora sua visão seja boa o suficiente para levar uma vida mais ou menos normal naquele momento, Marie está consciente de que um dia pode ficar na completa escuridão. Quando seus pais preocupados pensam em mandá-la a uma instituição de ensino para deficientes visuais, a jovem percebe que o sonho da sua vida pode estar em risco.

Junto com o amigo Victor, ela tenta desafiar seu destino. A estima entre eles cresce à medida que Marie contribui no aprendizado escolar do menino que se apaixona ela sem saber que Marie está perdendo a visão devido a uma doença.

Quando a adolescente revela a Victor seu segredo, um pacto é selado entre os dois jovens: Marie faz as lições de casa com o menino enquanto ela se tornar os olhos da garota. Assim, Victor a ajuda a esconder sua doença para que Marie possa ingressar em um renomado conservatório de música.

Reprise. 85 min.
Classificação
Indicativa : 10 anos



Terça, 31 de janeiro
Cine Retrô: Casinha Pequenina

22h30, na TV Brasil
03h45, na TV Brasil (madrugada de terça, 31/01, para quarta, 01/02)

Casinha Pequenina
Casinha Pequenina, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 1963. Gênero : Comédia. Direção : Glauco Mirko Laurelli. Elenco : Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Tarcísio Meira, Edgard Franco, Astrogildo Filho, Guy Loup, Luis Gustavo, Marly Marley, Marina Freire, Ingrid Tobias.

Considerado a obra-prima de Amácio Mazzaropi, o filme "Casinha Pequenina" traz um elenco de estrelas e marca a estreia de Tarcísio Meira no cinema. A trama tem o fim da escravidão como pano de fundo e mostra a luta contra os interesses dos senhores de engenho.

Na época do Brasil colonial, o rico fazendeiro escravista Coronel Pedro (Roberto Duval) leva uma vida repleta de crimes e assassinatos. Apesar disso, sua mulher e filhos não conhecem sua extensa ficha criminal.

Os problemas do proprietário de terras começam ao ser chantageado por Carlota (Marly Marley), mulher que testemunhou os capangas dele matarem outro homem. Ela ameaça contar tudo para a polícia caso o homem não providencie um bom casamento para a filha dela, Inês (Guy Loup).

Para se livrar da testemunha, o fazendeiro envolve um casal de colonos, Chico (Amácio Mazzaropi) e Fifica (Geny Prado) num plano. Coronel Pedro apresenta o filho deles, Nestor (Tarcísio Meira), como um ricaço da região para Inês. O rapaz acaba se apaixonando pela moça.

Mesmo assim, os pais do jovem desconfiam bastante da nova namorada dele. É nesse ínterim que se estabelece um grande clima de conflito na família. O amigo Bento (Luís Gustavo), que trabalha com Nestor na fazenda, descobre o segredo.

Namorado de Ivone (Ingrid Tobias), Bento quer contar para Nestor sobre o golpe de Inês, a falsa sobrinha do Coronel Pedro. Ele tenta convencer o amigo a não se casar e busca a todo o curso abrir os olhos de Nestor para a grande farsa.

Reprise. 95 min.
Classificação Indicativa:
12 anos



Quarta, 01 de fevereiro
Sessão Família: O Segredo do Vale da Lua

14h00, na TV Brasil

O Segredo do Vale da Lua
O Segredo do Vale da Lua, por Divulgação / TV Brasil

Título original : The Secret of Moonacre. País : Reino Unido. Ano : 2008. Gênero : Aventura. Direção : Gábor Csupó. Elenco : Dakota Blue Richards, Ioan Gruffudd, Tim Curry, Natascha McElhone e Juliet Stevenson, Michael Webber.

Bela Bontempo (Dakota Blue Richards) é uma órfã de 13 anos, que após a morte de seu pai, precisa se mudar da mansão luxuosa em que mora com várias mordomias para a sombria casa de seu tio Benjamin (Ioan Gruffudd), no misterioso Vale da Lua. Ao passear pela floresta próxima a sua nova residência, ela descobre uma maldição que divide duas famílias há séculos e que põe em risco o próprio vale.

Em um mundo misterioso e cheio de disputas de interesse e poder entre o tio e a sinistra família de Coeur De Noir, a jovem descobre que ela é o centro de tudo, uma vez que é a última princesa herdeira da linhagem. Bela será guiada por uma legião de estranhos aliados na tentativa de manter a honra de sua família e evitar que o Vale da Lua desapareça para sempre.

Para salvar o local, ela precisa quebrar o feitiço antes da 5.000ª lua cheia. A jovem conta com a ajuda do chefe Pierre (Michael Webber), um cozinheiro maluco, a sra. Lavandísca (Juliet Stevenson), sua babá, e o cão Rufus. No decorrer do filme Bela conhece Robin (Augustus Prew), o mais jovem da família Coeur De Noir, rival da sua, e os dois acabam se afeiçoando um pelo outro, ajudando a salvar o Vale da Lua.

Reprise . 103 min .
Classificação Indicativa : 12 anos



Quinta, 02 de fevereiro
Sessão Família: Um Caipira em Bariloche

14h00, na TV Brasil

Um Caipira em Bariloche
Um Caipira em Bariloche, por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano : 1973. Gênero : Comédia. Direção : Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi. Elenco : Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Beatriz Bonnet, Ivan Mesquista, Carlos Valone.

Amácio Mazzaropi é Polidoro, um fazendeiro ingênuo que cai na conversa do genro e vende suas terras para um vigarista. O larápio engana a todos, inclusive sua própria esposa, uma argentina honesta e desiludida com o amor.

Por pura armação, os dois acabam indo parar em Bariloche e lá na neve, em meio a confusões e gargalhadas no frio argentino, o caipira começa a juntar os fatos e retorna para desmascarar os vilões.

A comédia promete muitas risadas e momentos de diversão, intriga e suspense para o público. O longa "Um caipira em Bariloche" foi uma das maiores bilheterias de toda a carreira do saudoso humorista Amácio Mazzaropi.

Reprise. 100 min.
Classificação Indicativa:
14 anos



Quinta, 02 de fevereiro
Cine Retrô: Metido a Bacana

22h30, na TV Brasil
03h45, na TV Brasil (madrugada de quinta, dia 02/02, para sexta, dia 03/02)

Metido a Bacana
Metido a Bacana, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 1957. Gênero : Comédia Musical. Direção : J.B. Tanko. Elenco : Ankito, Grande Otelo, Renato Restier, Wilson Grey, Nelly Martins, Celeneh Costa, Roberto Duval, Carlos Costa.

O Príncipe Anacleto (Ankito) do país fictício da Araquelândia está cansado da vida na corte. Em visita ao Brasil para firmar um acordo comercial, ele quer aproveitar para conhecer o verdadeiro carnaval carioca. Com a ajuda do camareiro Coalhada (Grande Otelo), Anacleto aproveita-se da semelhança com o pipoqueiro atrapalhado Hilário (Ankito) para troca de identidade com o sósia.

Com disposição e bom humor, o príncipe troca de lugar com seu sósia, cai na folia e vai a diversos bailes de carnaval da cidade. Enquanto isso, Hilário entra numa enrascada. O falso príncipe se vê em apuros com os problemas políticos do país estrangeiro, entre eles um embaixador corrupto (Renato Restier) e um terrorista (Wilson Grey).

Dirigida por J.B. Tanko, a comédia musical "Metido a Bacana" foi a primeira chanchada estrelada pela dupla Ankito e Grande Otelo. A produção conta com várias marchinhas de carnaval interpretada pelos protagonistas.

O filme ainda tem números musicais com diversas personalidades consagradas do universo artístico como Angela Maria, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Dircinha Batista e Linda Batista, Jorge Veiga e Dora Lopes.

Reprise. 91 min.
Classificação Indicativa:
10 anos


Sexta, 03 de fevereiro
Sessão Família: A Menina no País das Maravilhas

14h00, na TV Brasil

A Menina no País das Maravilhas
A Menina no País das Maravilhas, por Divulgação / TV Brasil

Título original: Phoebe in Wonderland. País : Estado Unidos. Ano : 2008. Gênero : Drama. Direção : Daniel Barnz. Elenco: Elle Fanning, Felicity Huffman, Bill Pullman, Emily Blunt, Patricia Clarkson e Max Baker.

A jovem Phoebe Lichten (Elle Fanning) sonha em participar da peça "Alice no País das Maravilhas", que será encenada na sua escola, mas a menina é sempre rejeitada pelos colegas de turma.

O comportamento de Phoebe piora a cada dia, o que deixa seus pais – Hillary (Felicity Huffman) e Peter (Bill Pullman) – preocupados por não compreenderem a filha.

Eles tentam ajudá-la, mas a garota se esconde em suas fantasias, confundindo realidade com sonho. Agora, Phoebe terá que enfrentar um duro, doloroso e emocionante processo de autodescoberta e transformação pessoal.

Reprise . 96 min .
Classificação Indicativa : 12 anos



Sexta, 03 de fevereiro
Cine Nacional: Capitães de Areia

22h30, na TV Brasil
03h45, na TV Brasil (madrugada de sexta, dia 03/02, para sábado, dia 04/02)

Capitães de Areia
Capitães de Areia, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 2011. Gênero : Aventura, Drama. Direção : Cecília Amado. Elenco : Jean Luís Amorim, Ana Graciela, Robério Lima, Israel Gouvêa, Paulo Abade, Jordan Mateus, Felipe Duarte.

Pedro Bala (Jean Luís Amorim), Professor (Robério Lima), Gato (Paulo Abade), Sem Pernas (Israel Gouvêa) e Boa Vida (Jordan Mateus) são adolescentes abandonados por suas famílias. Eles são obrigados a lutar para sobreviver nas ruas de Salvador e crescem na comunidade do Trapiche junto com outros rapazes da mesma faixa etária.

Os jovens praticam uma série de assaltos, o que faz com que sejam constantemente perseguidos pela polícia. Um dia Professor conhece Dora (Ana Graciela) e seu irmão Zé Fuinha (Felipe Duarte). Os dois também vivem nas ruas da cidade.

O rapaz leva os novos amigos até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Pedro consegue acalmar a situação e permite que Dora e o irmão fiquem por algum tempo. Só que, aos poucos, nasce o afeto entre o líder dos Capitães da Areia e a moça que acabou de integrar o bando.

Personagens marcantes da obra de Jorge Amado, os jovens da trama habitam eternamente na memória do público. Mais atual do que nunca, a história emociona e inspira de forma profunda. Adaptação do romance homônimo de Jorge Amado, um dos livros mais vendidos do autor baiano, o filme é o primeiro longa-metragem com direção da cineasta Cecília Amado, neta do escritor.

Reprise . 96 min .
Classificação Indicativa : 14 anos



Sábado, 04 de fevereiro
Cine Retrô: Jeca e seu Filho Preto

16h00, na TV Brasil
02h15, na TV Brasil (madrugada de sábado, 04/02, para domingo, 05/02)

Jeca e seu Filho Preto
Jeca e seu Filho Preto, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 1978. Gênero : Comédia. Direção : Pio Zamuner. Codireção : Berilo Faccio. Elenco : Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Yara Lins, Elizabeth Hartman, Denise Assunção.

Em "Jeca e seu filho preto", o saudoso humorista Amácio Mazzaropi interpreta Zé, o pai de um rapaz (misteriosamente) negro. O fato nunca pareceu o atormentar, mas os vizinhos se incomodam quando o rapaz se enamora de uma moça branca, filha de um rico fazendeiro.

Em plenos anos 1970, Amácio Mazzaropi, com seu jeito simples, abordou no cinema a questão do preconceito racial.

Reprise. 104 min.
Classificação Indicativa:
12 anos



Sábado, 04 de fevereiro
Cine Retrô: Os Cosmonautas

21h00, na TV Brasil
04h00, na TV Brasil (madrugada de sábado, 04/02, para domingo, 05/02)

Os Cosmonautas
Os Cosmonautas, por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano : 1962. Gênero : Comédia. Direção : Victor Lima. Elenco : Ronald Golias, Grande Otelo, Neide Aparecida, Álvaro Aguiar, Telma Elita, Carlos Tovar, Átila Iório, Wilson Grey, César Ladeira

Chefe do Centro de Pesquisas Espaciais de Cabo Carnaval, no Brasil, o professor Inacius Isidorius acaba de lançar com sucesso um de seus foguetes e coloca em órbita uma cápsula tripulada por um macaco. O professor agora se prepara para enviar dois homens à Lua, antes que os americanos ou os russos cheguem lá.

Como não há cosmonautas disponíveis, o professor decide enviar o chefe de seu FBI (Fiscalização Brasileira de Investigações), o irrequieto Zenóbio, para encontrar os dois homens. Como requisito básico, estabelece que devem ser duas pessoas inúteis e desnecessárias, pois nada se perderá caso o lançamento fracasse.

Depois de um treinamento intensivo a que se submetem os cosmonautas, chega o dia do lançamento. Zeca, um dos cosmonautas, descobrira que o professor guardava uma invenção secreta: a bomba de cobalto, uma arma de destruição em massa. Junto a ela, havia uma fortuna em dinheiro.

Zeca decide ficar na Terra para roubar a fortuna. Assim, põe Zenóbio em seu lugar, o que provoca uma grande confusão no planeta, que inclui a ameaça de explosão da bomba.

Reprise. 87 min.
Classificação Indicativa:
12 anos



Domingo, 05 de fevereiro
Sessão Família: Zathura – Uma Aventura Espacial

14h00, na TV Brasil

Zathura: Uma Aventura Espacial
Zathura: Uma Aventura Espacial, por Divulgação / TV Brasil

Título Original: Zathura: A Space Adventure. País : Estados Unidos. Ano : 2005. Gênero : Aventura, Infantil. Direção : Jon Favreau. Elenco : Jonah Bobo, Josh Hutcherson, Dax Shepard, Kristen Stewart, Tim Robbins, Frank Oz, John Alexander, Derek Mears, Douglas Tate, Joe Bucaro, Jeff Wolfe, Adam Wills.

Os irmãos Walter (Josh Hutcherson) e Danny (Jonah Bobo) encontram no porão de casa um misterioso jogo chamado Zathura. A dupla não tem um bom convívio. Eles são obrigados a passar o dia juntos na residência aos cuidados da irmã mais velha, a rabugenta Lisa (Kristen Stewart). Os garotos decidem disputar uma partida e assim começa uma incrível viagem ao espaço. Os irmãos não esperavam que o jogo fizesse com que sua casa fosse magicamente arrancada da Terra. Eles enfrentam muitos desafios ao descobrir que tudo dentro de Zathura se torna real quando eles jogam. Os meninos precisam conseguir chegar ao final do jogo para terem suas vidas de volta. A aventura envolve muitas reviravoltas, o congelamento da irmã e até o aparecimento de um astronauta na imprevisível trama.

Reprise . 101 min .
Classificação Indicativa : Livre



Domingo, 05 de fevereiro
Cine Nacional: Não se Preocupe, Nada Vai Dar Certo!

16h00, na TV Brasil

Não se preocupe, nada vai dar certo!
Não se Preocupe, Nada Vai Dar Certo!, por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano : 2011. Gênero : Comédia. Direção : Hugo Carvana. Elenco : Tarcísio Meira, Gregório Duvivier, Flávia Alessandra, ngela Vieira, Mariana Rios, Herson Capri, Antonio Pedro, Guilherme Piva, Alice Borges, Maria Gladys, José Marinho, Lu Guimaldi, Hugo Carvana.

O humorista Lalau (Gregório Duvivier) viaja pelo interior do Brasil se apresentando em pequenas cidades com um show de piadas. O pai do comediante, Ramon Velasco (Tarcísio Meira), também é ator, participa do show e atua como empresário do filho.

Certo dia, Lalau recebe uma proposta milionária para usar seus talentos e fingir ser um famoso guru, em uma palestra motivacional. Em nome da grana, ele aceita a proposta rapidinho, mas algo não ocorre como o esperado e Lalau precisa mais uma vez da ajuda de seu pai, que, nas situações mais complicadas, solta o velho bordão: "Não se preocupe, nada vai dar certo".

Com direção do veterano ator e diretor Hugo Carvana, a comédia nacional é estrelada por Tarcísio Meira e Gregório Duvivier. Além dos protagonistas, o elenco do filme conta com Flávia Alessandra, ngela Vieira, Mariana Rios e Herson Capri, entre outros.

Reprise . 99 min .
Classificação Indicativa : 12 anos



Domingo, 05 de fevereiro
Cine Doc: O Fantástico Patinho Feio

22h30, na TV Brasil

O Fantástico Patinho Feio
O Fantástico Patinho Feio, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 2017. Gênero : Documentário. Direção : Denilson Félix.

Nos anos 1960, quatro jovens de Brasília decidiram construir um carro para competir na segunda maior corrida do país, os 500 km de Brasília. Pilotando contra outros 33 veículos, a maioria de grandes marcas internacionais, eles largaram em último lugar, mas conseguiram terminar a corrida na segunda posição.

Os quatro amigos da equipe Camber se revezaram no volante durante seis horas e celebraram a segunda colocação como se fosse a primeira. No filme, eles relembram os detalhes da história e contam como o Patinho Feio se tornou o grande símbolo do automobilismo em Brasília.

O documentário reconstrói os melhores momentos da história do Patinho Feio, ao mesmo tempo em que mostra como a cultura e a formação de Brasília incentivaram o automobilismo. A produção reúne depoimentos dos pilotos Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Roberto Pupo Moreno, dos jornalistas Roberto Nasser, Reginaldo Leme, Galvão Bueno, entre muitos outros especialistas e entusiastas.

Com direção de Denilson Félix, "O Fantástico Patinho Feio" foi eleito o melhor filme na Mostra Brasília, do 50º Festival de Brasília.

Reprise. 74 min.
Classificação Indicativa:
Livre



Domingo, 05 de fevereiro
Cine Retrô: Chofer de Praça

03h30, na TV Brasil (madrugada de domingo, dia 05/02, para segunda, dia 06/02)

Chofer de Praça
Chofer de Praça, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 1958. Gênero : Comédia. Direção : Milton Amaral. Elenco : Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Celso Faria, Ana Maria Nabuco, Carmen Morales, Maria Helena Dias, Roberto Duval, Elk Alves, Benedito Liendo. Participação especial: Lana Bittencourt e Agnaldo Rayol.

No filme "Chofer de Praça" (1958), o saudoso ator e cineasta Amácio Mazzaropi é o protagonista da trama e também acumula as funções de produtor e roteirista. A partir dessa obra, o humorista passa a colaborar frequentemente com os diretores.

A comédia "Chofer de Praça" foi o primeiro trabalho de Mazzaropi com a atriz Geny Prado. A artista foi seu par constante ao longo da carreira. Os números musicais do longa são apresentados por artistas como Lana Bittencourt e Agnaldo Rayol que fazem participação especial na produção.

Na trama dirigida por Milton Amaral, Amácio Mazzaropi interpreta o humilde Zacarias, que se muda com a mulher Augusta para uma vila em São Paulo com o objetivo de arrumar um emprego e ajudar o filho Raul a pagar a faculdade de Medicina. O sonho do sujeito é ver o rapaz formado.

Disposto a fazer o possível e o impossível para ajudar a família, o protagonista consegue um trabalho como chofer de praça. Zacarias começa a dirigir um modelo de carro antigo, muito barulhento e fumacento, que rapidamente vira motivo de muitas piadas e de viagens repletas de trapalhadas.

Reprise. 97 min.
Classificação Indicativa:
10 anos