Confira os filmes da semana na TV Brasil

03/02/2023
|
10:42
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Veículos: TV Brasil
Categorias: Filme
Exibição em: TV Brasil


Filmes da TV Brasil de 06 a 12 de fevereiro de 2023

Segunda, 06 de fevereiro
Sessão Família: O Pequeno Órfão

14h00, na TV Brasil

O Pequeno Órfão
O Pequeno Órfão, por Divulgação / TV Brasil

Título original : Rémi sans famille. País : França. Ano : 2018. Gênero : Comédia Dramática. Direção : Antoine Blossier. Elenco : Daniel Auteuil, Maleaume Paquin, Jacques Perrin, Virgnie Ledoyen, Jonathan Zaccaï, Ludivine Sagnier, Zoe Boyle, Albane Masson, Nicholas Rowe, Nicola Duffet, Simon Armstrong.

A comédia dramática francesa "O Pequeno Órfão" (2018) é baseada no romance "Sans Famille", obra redigida pelo escritor francês Hector Malot.

A trama acompanha as aventuras de Rémi (Maleaume Paquin), um garoto que é abandonado em uma igreja quando bebê. A doce Madame Barberin (Ludivine Sagnier) assume a maternidade, porém seu marido, com dificuldades financeiras após um grave acidente, resolve devolver o menino para o orfanato.

No caminho, porém, ele se depara com um ex-violinista chamado Vitalis (Daniel Auteuil). O artista descobre o talento musical de Rémi e se oferece para "alugar" o garoto para o menino escapar do orfanato. Os dois passam a viajar pela França para entreter as pessoas.

Arrancado das mãos de sua mãe adotiva e confiado ao senhor Vitalis, um misterioso músico itinerante, Rémi vai aprender a dura vida de acrobata e a cantar para ganhar seu pão. Acompanhado do fiel cão Capi e do macaquinho Joli-Coeur, Rémi parte em uma longa jornada pelo país – marcada por encontros, amizades e ajuda mútua – que o levará ao segredo sobre suas próprias origens.

Reprise . 105 min .
Classificação Indicativa : 12 anos



Segunda, 06 de fevereiro
Cine Doc: Imaterial

22h30, na TV Brasil
03h45, na TV Brasil (madrugada de segunda, 06/02, para terça, 07/02)

Imaterial
Imaterial, por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano : 2019. Gênero : Documentário. Direção : Shinji Shiozaki e Felipe Santiago

Filmado ao longo de quatro anos, o documentário “Imaterial” reúne imagens e depoimentos de skatistas amadores e profissionais, na cidade de São Paulo. Com direção de Shinji Shiozaki e Felipe Santiago, o filme aborda o skate enquanto objeto artístico e o modo como ele define todo um estilo de vida.

Pessoas que atuam na interseção entre o skate e a arte revelam como tiveram contato com o skate e como este dá forma a seus trabalhos e suas vidas. Figuras de destaque na arte e no skate dão voz ao filme, como Alexandre Vianna, Guilherme Guimarães, Klaus Bohms, Flavio Samelo e Erica Maradona, entre outros.

O documentário foi exibido no Surf Skate Film Festival 2020, em Milão, e conquistou o prêmio do júri no Tokyo Lift Off Film Festival 2020.

Reprise. 86 min.
Classificação Indicativa:
Livre



Terça, 07 de fevereiro
Sessão Família: BugiGangue no Espaço

14h00, na TV Brasil

BugiGangue no Espaço
BugiGangue no Espaço, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 2016. Gênero : Animação. Direção : Ale McHaddo.

Quando o vilão alienígena Gana Gobler toma o poder da Confederação, sete alienígenas desajeitados conseguem escapar do cerco, mas sua espaçonave cai na Terra, ao lado da sede de um clube restrito a sete amigos, que aguardam algum acontecimento divertido para mudar sua rotina. Juntos, eles embarcam em uma emocionante aventura espacial para restaurar a paz no universo.

Animação brasileira em computação gráfica, "BugiGangue no Espaço" foi realizada, escrita e produzida por Ale McHaddo.

Reprise . 90 min .
Classificação Indicativa : Livre



Terça, 07 de fevereiro
Cine Retrô: O Vendedor de Linguiça

22h30, na TV Brasil
03h45, na TV Brasil (madrugada de terça, 07/02, para quarta, 08/02)

O Vendedor de Linguiça
O Vendedor de Linguiça, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 1962. Gênero : Comédia musical. Direção : Glauco Mirko Laurelli. Argumento e produção : Amácio Mazzaropi. Elenco : Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Maximira Figueiredo, Amilton Fernandes, Carlos Garcia, David Neto, Maria Helena Rossignolli, Anita Sorrento.

O humorista Amácio Mazzaropi interpreta o personagem Gustavo, um vendedor de linguiça que, para conquistar sua freguesia, tem de ralar muito. Em meio a problemas com a família, vizinhos, e cachorros que adoram roubar suas linguiças, o comediante vive um banquete de situações engraçadas que vão fazer o público chorar de tanto rir.

O vendedor ambulante de linguiças sai todos os dias com seu filho Dudu (Carlos Garcia) a bordo de um pequeno caminhão e percorre os bairros da periferia de São Paulo oferecendo seu produto.

Flora (Maximira Figueiredo), filha de Gustavo, trabalha como empregada doméstica para patrões ricos e quando eles viajam, resolve passear pela cidade usando as roupas daquela família.

Durante esse passeio, a moça conhece o milionário Pierre (Amilton Fernandes) e ambos começam um namoro. Flora pega outras roupas dos seus empregadores a e dá ao pai e ao irmão Dudu, para fazer com que eles se passem por uma família rica.

A mentira é descoberta e todos vão parar na polícia enquanto Pierre sabe da verdade sobre a namorada através dos jornais. Mesmo assim ele quer continuar o namoro, mas a família dele tenta impedi-lo.

Entre as canções que fazem parte dos números musicais do filme estão "O Linguiceiro" e "Mocinho Lindo", interpretadas por Mazzaropi; "Olhar de saudade", cantada por Pery Ribeiro; "Não ponha a mão", entoada Elza Soares; e "Poema do adeus", na voz de Miltinho.

Reprise . 95 min .
Classificação Indicativa : 12 anos



Quarta, 08 de fevereiro
Sessão Família: As Aventuras de uma Super Professora

14h00, na TV Brasil

As Aventuras de uma Super Professora
As Aventuras de uma Super Professora, por Divulgação / TV Brasil

Título original: Superjuffie. País : Holanda. Ano : 2018. Gênero : Aventura, Família, Fantasia. Direção : Martijn Maria Smits. Elenco : Diewertje Dir, Hassan Slaby, Harry Piekema, Carly Wijs, Jeevan Dhanpat, Josephine Nollen, e Maarten Wansink.

A Srta. Josje (Diewertje Dir) parece ser uma professora comum. Ela acaba de chegar à nova escola em que vai lecionar e logo precisa lidar com uma sala de aula repleta de alunos sem um pingo de motivação para aprender. A moça de 20 anos tem uma vida pacata como educadora em uma escola primária.

Meio tímida e muito atrapalhada, ela descobre um misterioso artefato na parede de casa. Ao entrar em contato com o objeto, ela liberta uma força potente que se une ao seu corpo e lhe dá superpoderes incríveis. A professora precisa de coragem para vencer seus medos e encarar os desafios.

Ao ouvir o som emitido por um animal em perigo, ela dá uma mordida no giz e se transforma na Super Professora. Josje dispara pelo ar como um tornado verde a fim de salvar animais, com quem consegue se comunicar. A partir de suas novas habilidades, a professora usa os poderes especiais para proteger os bichos. Ela não consegue evitar o desejo, muitas vezes inconveniente, de realizar os resgates.

Algumas crianças descobrem o segredo da professora e ela conta com o sigilo deles. Quando Josje descobre uma conspiração contra o zoológico da cidade, a jovem e seus alunos terão a perigosa tarefa de defender o local sem revelar a identidade da nova heroína da região. Aí, ela precisa decidir se vai resgatá-los ou fugir.

O filme é uma adaptação literária baseada na série de livros homônima escrita por Janneke Schotveld.

Reprise. 84 min.
Classificação
Indicativa : 12 anos



Quinta, 09 de fevereiro
Cine Retrô: Jeca e seu Filho Preto

14h00, na TV Brasil

Jeca e seu Filho Preto
Jeca e seu Filho Preto, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 1978. Gênero : Comédia. Direção : Pio Zamuner. Codireção : Berilo Faccio. Elenco : Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Yara Lins, Elizabeth Hartman, Denise Assunção.

Em "Jeca e seu filho preto", o saudoso humorista Amácio Mazzaropi interpreta Zé, o pai de um rapaz (misteriosamente) negro. O fato nunca pareceu o atormentar, mas os vizinhos se incomodam quando o rapaz se enamora de uma moça branca, filha de um rico fazendeiro.

Em plenos anos 1970, Amácio Mazzaropi, com seu jeito simples, abordou no cinema a questão do preconceito racial.

Reprise. 104 min.
Classificação Indicativa:
12 anos



Quinta, 09 de fevereiro
Cine Retrô: Bom Mesmo É Carnaval

22h30, na TV Brasil
03h45, na TV Brasil (madrugada de quinta, dia 09/02, para sexta, dia 10/02)

Bom Mesmo é Carnaval
Bom Mesmo é Carnaval, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 1962. Gênero : Comédia. Direção : J.B. Tanko. Elenco : Zé Trindade, Anilza Leoni, Alberto Perez, Nelly MArtins, Renato Restler, Darcy de Souza, Tutuca, Paulo Rodrigues, Duarte de Moraes, Jão Ribas, Estelita Bell, Adélia Iório, Tina Gonçalves, Ivete Garrido, Elsa Martins, Billy Davis, Delfim Gomes, Francisco Buscacio, Amando Rosas, Tony Jr. Pedro Veiga, Francisco Siciliano, Orlando Camargo, Antônio Galloti, Otiel Serra, Jayme Costa

Uma importante figura de uma pequena cidade do interior apadrinha a eleição de um 'amigo do peito' para a Prefeitura. Às vésperas da eleição, vítima de uma série de manobras de seus inimigos políticos e de sua própria índole carnavalesca, é obrigado a relegar seus princípios rígidos e pactuar com a evolução política da pequena cidade

Reprise. 95 min.
Classificação Indicativa:
12 anos



Sexta, 10 de fevereiro
Sessão Família: Uma Viagem Extraordinária

14h00, na TV Brasil

Uma Viagem Extraordinária
Uma Viagem Extraordinária, por Divulgação / TV Brasil

Título original: The Young and Prodigious T.S. Spivet. País : França e Canadá. Ano : 2013. Gênero : Aventura, Drama, Fantasia. Direção : Jean-Pierre Jeunet. Elenco : Helena Bonham Carter, Robert Maillet, Callum Keith Rennie, Kyle Catlett, Judy Davis, Niamh Wilson, Jakob Davies, Rick Mercer.

T.S. Spivet (Kyle Catlett) é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ganha um prêmio científico importante, o menino de apenas 12 anos decide abandonar sua família em Montana, uma região rural, para atravessar sozinho os Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.

Pequeno gênio da ciência, T.S. Spivet conquista um importante concurso e decide empreender uma jornada para sair do rancho isolado e cruzar um longo trajeto pelos Estados Unidos. Ele não se interessa pelo reconhecimento científico, mas busca ser aceito pela própria família.

O menino mora numa pequena e isolada fazenda no estado de Montana, aos pés das Montanhas Rochosas, com a mãe Clair (Helena Bonham Carter), o pai (Callum Keith Rennie), a irmã mais velha Gracie (Niamh Wilson) e o irmão gêmeo Layton (Jakob Davies).

O filme é uma adaptação do romance de Reif Larsen sobre um menino gênio e sua peculiar família. O longa tem direção de Jean-Pierre Jeunet, cineasta responsável pelo sucesso cult "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" (2001).

Reprise. 105 min.
Classificação
Indicativa : Livre



Sexta, 10 de fevereiro
Cine Nacional: Billi Pig

22h30, na TV Brasil
03h45, na TV Brasil (madrugada de sexta, dia 10/02, para sábado, dia 11/02)

Billi Pig
Billi Pig, por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano : 2012. Diretor : José Eduardo Belmonte. Gênero : Comédia. Elenco : Selton Mello, Grazi Massafera, Milton Gonçalves, Preta Gil, Otávio Muller, Cássia Kiss, Zezeh Barbosa, Sandra Pêra, Milhem Cortaz , Murilo Grossi, Tadeu Mello

A aspirante a atriz Marivalda, seu marido Wanderley, um corretor de seguros falido e um falso padre fazem de tudo pra se dar bem na vida. Acabam nas mãos do chefe do tráfico, a quem prometem salvar a vida de sua filha, atingida num tiroteio durante uma festa em São Cristóvão. Uma grande recompensa em dinheiro está em jogo e agora os três têm que correr atrás do milagre prometido. Em tom de comédia, um porco que fala é o grande conselheiro de Marivalda, que a adverte sobre as trapaças e confusões que o marido arranja.

Reprise. 95 min.
Classificação Indicativa:
12 anos



Sábado, 11 de fevereiro
Cine Retrô: O Grande Xerife

16h00, na TV Brasil

O Grande Xerife
O Grande Xerife, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 1972. Gênero : Comédia. Direção : Pio Zamuner. Elenco : Amácio Mazzaropi, Patricia Mayo, Paulo Bonelli, Tony Cardi, Augusto César Ribeiro.

O humorista Amácio Mazzaropi interpreta o chefe dos correios, Inácio Poróroca, um viúvo que é pai de Mariazinha. Ele é o morador mais antigo de Vila do Céu onde vive cuidando da vida dos outros.

Um dia, chega na cidade, disfarçado de padre, o bandidão João Bigode. Em uma arruaça no bar da cidade, o maldoso mata o xerife e põe Poróroca em seu lugar. A confusão está armada e só o Grande Xerife pode proteger o povoado.

Reprise. 95 min.
Classificação Indicativa:
12 anos



Domingo, 12 de fevereiro
Sessão Família: A Casa Monstro

14h00, na TV Brasil

A Casa Monstro
A Casa Monstro, por Divulgação / TV Brasil

Título original : Monster House. País : Estados Unidos. Ano : 2006. Gênero : Animação. Direção : Gil Kenan. Produção : Jack Rapke, Steve Starkey, Robert Zemeckis e Steven Spielberg. Roteiro: Dan Harmon, Rob Schrab e Pamela Pettler.

Três crianças curiosas investigam eventos sobrenaturais que rondam uma estranha casa do bairro e descobrem que o lugar tem uma personalidade própria e bem maligna. Com pitadas de terror e comédia, a animação combina elementos assustadores com cenas repletas de tensão e suspense, além de boa dose de humor. Instigante, a trama tem potencial para entreter e chamar a atenção do público.

Nenhum adulto acredita quando os jovens falam que existe uma casa na vizinhança que tem vida e se porta como uma criatura perigosa. A esquisita residência em que vive o senhor Epaminondas devora tudo que está ao seu redor. Com a proximidade do Dia das Bruxas, o trio tem que encontrar uma forma de destruir a casa do terreno mal-assombrado antes que ela faça mal a crianças inocentes.

Ao tratar sobre o crescimento e os medos do amadurecimento, o filme tem uma concepção original e personagens carismáticos. Apesar das qualidades, a produção norte-americana foi preterida nas premiações do cinema. A obra foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria Melhor Animação, em 2007, mas não conquistou a estatueta.

Reprise. 91 min.
Classificação
Indicativa : Livre



Domingo, 12 de fevereiro
Cine Nacional: O Palhaço

16h00, na TV Brasil

O Palhaço
O Palhaço, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 2011. Gênero : Drama, Aventura, Comédia. Direção : Selton Mello. Produção : Vania Catani. Roteiro : Selton Mello e Marcelo Vindicatto. Elenco : Selton Mello, Paulo José, Larissa Manoela, Fabiana Karla, Álamo Facó, Jorge Loredo, Jackson Antunes, Moacyr Franco e Tonico Pereira, Ferrugem.

O Circo Esperança atravessa estradas de terra do interior do país nos anos 1970. A cada parada, um novo espetáculo e novas aventuras dessa animada trupe mambembe.

Nessa "família" de 15 pessoas, a principal atração é a dupla de palhaços Puro Sangue e Pangaré que dividem o picadeiro e, supostamente, a mesma vocação. Eles também são responsáveis pela administração dos negócios circenses. Os personagens Valdemar (Paulo José) e Benjamim (Selton Mello) são pai e filho que formam a fabulosa dupla de palhaços

Geralmente com pouco dinheiro, eles vivem às voltas com as solicitações do grupo talentoso e irreverente formado por músicos, trapezistas, acrobatas, anões e uma linda menina, Guilhermina, espectadora privilegiada de um mundo mágico e lírico.

Apesar de levar o público às gargalhadas, Benjamim entra em crise e sai em busca de sua própria identidade. Seu maior sonho de consumo é modesto – um singelo ventilador – e até realizá-lo, Benjamim viverá pequenas aventuras plenas de significado.

Frustrado, o talentoso jovem passa por uma crise existencial e decide abandonar a vida artística. Ele passa a trabalhar numa empresa de uma cidade distante. Essa decisão de Benjamin afeta a vida de todos, inclusive a dele mesmo.

Por vias tortuosas, Benjamim busca responder à indagação paterna: "Na vida a gente tem que fazer o que a gente sabe fazer. O gato bebe leite, o rato come queijo e eu sou palhaço. E você?". Benjamim precisará de um tempo para descobrir.

Dirigido pelo próprio Selton Mello, em sua segunda investida como cineasta, após a estreia com "Feliz Natal" (2008), o filme "O Palhaço" aborda o universo circense com todo seu encanto e magia através de estradas de terra pelo interior do Brasil.

Reprise. 89 min.
Classificação Indicativa:
10 anos



Domingo, 12 de fevereiro
Cine Doc: Para Gostar de Ler

23h00, na TV Brasil

Para Gostar de Ler
Para Gostar de Ler, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 2017. Gênero : Documentário. Direção : Eduardo Rajabally.

O documentário aborda a importância da leitura na primeira infância e sua influência na construção do mundo interior e na imaginação de crianças. O filme busca acessar essa dimensão mágica que é ativada e enriquecida através da leitura. Ao mesmo tempo, procura respostas lógicas e reflexões sobre o papel da leitura e dos livros atualmente.

A produção traz o depoimento de diversos especialistas, pensadores, especialistas em desenvolvimento infantil, neuropediatras, pedagogos e autores. O documentário ainda registra a forma intimista que crianças especialmente selecionadas em algumas cidades brasileiras interagem com a leitura, estimulando a imaginação e a fantasia infantil.

Reprise. 60 min.
Classificação Indicativa:
Livre



Domingo, 12 de fevereiro
Cine Retrô: Um Caipira em Bariloche

03h30, na TV Brasil (madrugada de domingo, dia 12/02, para segunda, dia 13/02)

Um Caipira em Bariloche
Um Caipira em Bariloche, por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano : 1973. Gênero : Comédia. Direção : Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi. Elenco : Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Beatriz Bonnet, Ivan Mesquista, Carlos Valone.

Amácio Mazzaropi é Polidoro, um fazendeiro ingênuo que cai na conversa do genro e vende suas terras para um vigarista. O larápio engana a todos, inclusive sua própria esposa, uma argentina honesta e desiludida com o amor.

Por pura armação, os dois acabam indo parar em Bariloche e lá na neve, em meio a confusões e gargalhadas no frio argentino, o caipira começa a juntar os fatos e retorna para desmascarar os vilões.

A comédia promete muitas risadas e momentos de diversão, intriga e suspense para o público. O longa "Um caipira em Bariloche" foi uma das maiores bilheterias de toda a carreira do saudoso humorista Amácio Mazzaropi.

Reprise. 100 min.
Classificação Indicativa:
14 anos