Filmes da TV Brasil de 24 a 30 de julho de 2023

20/07/2023
|
13:36
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Veículos: TV Brasil
Categorias: Filme
Exibição em: TV Brasil


Filmes da TV Brasil de 24 a 30 de julho de 2023

Segunda, 24 de julho
Sessão Família: Big Pai, Big Filho
14h00

Big Pai, Big Filho
Big Pai, Big Filho, por Divulgação / TV Brasil

Título original: The Son of Bigfoot. País: Bélgica, França. Ano: 2017. Gênero: Animação/Infantil. Direção: Jeremy Degruson, Ben Stassen.

Adam, um garoto de treze anos que não tem muitos amigos, parte em uma jornada ousada para desvendar o mistério por trás de seu pai, há muito desaparecido. Ele rapidamente descobre que seu pai não é outro senão o lendário Pé Grande, que se escondeu na floresta por anos para proteger a si mesmo e sua família da HairCo., uma empresa de grande porte ansiosa para realizar experimentos científicos com seu DNA especial.

Enquanto pai e filho começam a recuperar o tempo perdido, Adam logo descobre que ele também é dotado de super poderes inimagináveis. Porém, mal sabem eles que a HairCo. está prestes a encontrá-los, pois descobriu os rastros deixados por Adam ao longo do caminho.

Reprise . 92 min .
Classificação indicativa: Livre


Segunda, 24 de julho
Cine Doc: Esse Viver Ninguém me Tira
22h30 / 03h45 (madrugada de segunda, dia 24/07, para terça, 25/07)

Esse viver ninguém me tira
Esse viver ninguém me tira, por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano: 2014. Gênero: Documentário. Direção: Caco Ciocler.

O documentário traça um panorama sobre a atuação de Aracy Moebius de Carvalho, uma brasileira que, ainda jovem, se mudou para a Alemanha nazista ao lado de seu filho pequeno. Lá passou a trabalhar no consulado brasileiro onde, quando a perseguição promovida por Hitler apertou, ajudou vários judeus a emigrarem para o Brasil.

Foi, por assim dizer, a "Schindler brasileira", já que suportou toda a pressão e os riscos inerentes de seus atos para fazer aquilo que considera correto: salvar vidas, da maneira que lhe fosse possível.

"Esse viver ninguém me tira". É a partir dessa frase que o diretor Caco Ciocler inicia sua busca por Aracy de Carvalho Guimarães Rosa. Heroína anônima, morreu esquecendo e sendo esquecida, vítima do Alzheimer e de um país também sem memória. Única brasileira considerada uma justa entre as nações, viveu à sombra do marido famoso, o escritor João Guimarães Rosa.

Com pouquíssima documentação disponível e impedido de falar sobre a relação de Aracy com o marido, por questões de direitos autorais, o diretor joga luz sobre essa existência através de suas próprias motivações pessoais.

A produção obteve reconhecimento no Brasil e no exterior. O documentário dirigido por Caco Ciocler foi premiado em diversos festivais de cinema e fez parta da seleção oficial de diversos eventos da sétima arte.

Reprise. 80 min.
Classificação indicativa: Livre


Terça, 25 de julho
Sessão Família: Insônia
14h00

Insônia
Insônia, por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano: 2013. Gênero: Comédia romântica. Direção: Beto Souza. Elenco: Lara Rodrigues, Daniel Kuzniecka, Luana Piovani.

O filme narra os conflitos de Cláudia (Lara Rodrigues), uma adolescente de 15 anos, órfã de mãe desde os cinco e que mora com o pai, Rafael (Daniel Kuzniecka). A família veio da Argentina para o Brasil após a perda.

Cláudia tenta levar uma vida normal enquanto aprende a cuidar de uma casa e de seu pai, além de precisar lidar com o mundo. Ela não namora ninguém e o pai não se casa de novo. Foi desta forma que os dois se organizaram tacitamente para encarar as perdas do passado.

Tudo pode mudar quando sua amiga Andreia (Luana Piovani), de 28 anos, conhece Rafael e os dois começam a namorar, apesar da diferença de 20 anos entre os dois. A relação deixa Cláudia ainda mais desconfortável e confusa. A jovem se vê obrigada a amadurecer muito cedo e acaba dividida entre a amizade e o ciúme.

Baseado no livro homônimo de Marcelo Carneiro da Cunha, o longa-metragem acompanha o olhar da adolescente Cláudia, que fica perplexa com tantas novidades na vida: uma nova amiga, uma mulher para o pai viúvo e um menino para, finalmente, namorar.

Reprise. 91 min.
Classificação indicativa:
12 anos


Terça, 25 de julho
Cine Retrô: O Corintiano
22h30 / 03h45 (madrugada de terça, dia 25/07, para quarta, dia 26/06)

O Corintiano
O Corintiano, por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano: 1967. Gênero: Comédia. Direção: Milton Amaral. Elenco: Amácio Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lúcia Lambertini, Carlos Garcia, Roberto Pirillo, Leonor Lambertini, Nicolau Guzzardi, Roberto Orosco.

Em "O Corintiano", Amacio Mazzaropi é 'Seu' Manuel, um barbeiro fanático pelo Corinthians Paulista. Ele é capaz das maiores loucuras para torcer pelo seu time do coração como andar com um burro preto e branco, bater boca com torcedores de times rivais, fazer promessas malucas e orações, passar por sofrimentos, xingar na arquibancada e comprar todos os jornais das bancas quando seu time perde.

Reprise . 98 min .
Classificação indicativa: Livre


Quarta, 26 de julho
Sessão Família: A Gangue Zip Zap
14h00

A Gangue Zip Zap
A Gangue Zip Zap, por Divulgação / TV Brasil

Título original: Zipi y Zape y el club de la canica. País: Espanha. Ano: 2013. Gênero: Infantil/Família/Aventura. Direção: Oskar Santos. Roteiro: Oskar Santos e Jorge Lara. Elenco: Javier Gutiérrez, Raúl Rivas, Daniel Cerezo, Claudia Veja, Marcos Ruiz, Fran García.

Após serem punidos na escola, os irmãos gêmeos Zip (Raúl Rivas) e Zap (Daniel Cerezo) são enviados para um centro de educação conhecido pela rigidez de seus métodos corretivos. Muito severo, Falconetti (Javier Gutiérrez) é o diretor do centro que repudia qualquer forma de lazer e entretenimento.

Zip e Zap, cansados dessa situação, formam um grupo cujos princípios incluem a coragem, a amizade e a inteligência. Desse modo, conseguem desafiar os desmandos do diretor e se divertir.

O filme "A Gangue Zip Zap" é uma adaptação para o cinema dos quadrinhos "Zipi y Zape", do espanhol José Escobar Saliente.

O longa-metragem conquistou o Troféu Especial da Juventude no Festival de Seattle 2014. A produção foi indicada, ainda, ao Prêmio Goya nas categorias Melhor Roteiro Adaptado, Direção de Produção, Efeitos Visuais e Direção Artística.

Reprise. 97 min.
Classificação indicativa: Livre


Quarta, 26 de julho
Cine Nacional: Anita – O Filme
22h30 / 03h45 (madrugada de quarta, dia 26/07, para quinta, dia 27/07)

Anita - O Filme
Anita - O Filme, por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: Drama biográfico. Direção: Olindo Estevam. Elenco: Lize Souza, Anselmo Vasconcelos, Jackson Antunes, Nadya Mendes, Sebastião Fonseca, Rosi Campos, Neusa Borges, Luciano Szafir, Walter Breda, Roberto Birindelli, Germano Pereira.

A produção acompanha a juventude de Anita Garibaldi. A personagem é retratada na sua humanidade, com a vida simples de uma cidadã comum e muito pobre. Desde nova, a moça já demonstrava coragem. Com o passar dos anos, torna-se uma brava e libertária guerreira que derrubou paradigmas da época.

Considerada uma das personalidades marcantes da história do país, Anita é lembrada na trama que apresenta o período de sua jornada antes de virar a lendária rebelde que lutou ao lado do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi na Revolução Farroupilha.

O filme revela a trajetória da jovem desde o seu nascimento, em 1821, até o casamento com Manuel Duarte de Aguiar, em 1835. Apesar de ser um período reduzido, de apenas 14 anos, os acontecimentos na vida de Anita forjaram a pessoa forte que ela viria a ser.

Reprise. 105 min.
Classificação indicativa:
12 anos


Quinta, 27 de julho
Sessão Família: O Lamparina
14h00

O Lamparina
O Lamparina , por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano: 1964. Gênero: Comédia. Direção: Glauco Mirko Laurelli. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Manoel Vieira, Astrogildo Filho, Zilda Cardoso, Ana Maria Guimarães, Emiliano Queiroz, Carlos Garcia, Francisco de Souza, Rosemary Wong, Carla Diniz, Rafael Gallardo Tina, Agostinho Toledo, João Batista de Souza, David Cardoso, Francisco di Franco.

Em "O Lamparina", Amácio Mazzaropi interpreta Bernardino Jabá, um pacato homem do campo que para não se defrontar com o bando de cangaceiros de Zé Candiero acaba se disfarçando e é confundido com um deles.

Incrementando a farsa em que se encontrou, ele faz com que sua família inteira se passe por integrantes do seu bando e todos acabam indo parar no acampamento dos verdadeiros cangaceiros onde o "destemido" Lamparina vai ter que mostrar que é um cabra valente de verdade.

Depois de ficar preso um ano na cadeia, ele assusta os habitantes da cidade de Sororóca que pensavam que estava morto e que agora é uma "assombração". Com figurinos marcantes e direção de Glauco Mirko Laurelli, o longa tem no elenco, além de Mazzaropi, Geny Prado e Emiliano Queiroz.

Reprise . 91 min .
Classificação indicativa: 10 anos


Quinta, 27 de julho
Cine Retrô: Zé do Periquito
22h30 / 03h45 (madrugada de quinta, dia 27/07, para sexta, dia 28/07)

Zé do Periquito
Zé do Periquito, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano : 1960. Gênero : Comédia. Direção : Amácio Mazzaropi e Ismar Porto. Elenco : Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Nena Viana, Amélia Bittencourt.

Em "Zé do Periquito" (1960), Amácio Mazzaropi interpreta Genó, um tímido e pobre jardineiro de um colégio que se encanta por uma das alunas, Carmem. A jovem é filha de um empresário bem-sucedido que passa por dificuldades financeiras.

Para poder conquistar a moça, Genó deixa o emprego de jardineiro e vai para outra cidade onde trabalha com seu realejo em busca de dinheiro. O realejo fica famoso e, em pouco tempo, Genó consegue uma pequena fortuna.

As filmagens foram realizadas nos Estúdios da Vera Cruz, com locações em Santos. O longa conta ainda com números musicais de Mazzaropi, Agnaldo Rayol, Hebe Camargo, Cely Campello, Tony Campello, George Freedman, Paulo Molin e Carlão.

Reprise . 100 min .
Classificação indicativa: 12 anos


Sexta, 28 de julho
Sessão Família: Meu Maior Amigo
14h00

Meu Maior Amigo
Meu Maior Amigo, por Divulgação / TV Brasil

Título original: Cool dog. País: Estados Unidos. Ano: 2010. Gênero: Aventura. Direção: Danny Lerner. Elenco: Jackson Pace, Cameron Ten Napel, Ryan Akin, Michael Paré, Jen Kober, David Jensen, Dane Rhodes, Christa Campbell, David Dahl.

O menino Jimmy (Jackson Pace) vive em uma pequena cidade nos Estados Unidos com sua família e seu querido cachorro de estimação, Rinty. Um dia, o pai do garoto é promovido e a família precisa se mudar para Nova York. Contudo, para transtorno deles, o prédio para o qual se mudam não aceita cães e Jimmy precisa deixar Rinty para trás.

O garoto se despede do querido pastor-alemão e deixa seu novo endereço na coleira do companheiro. Rinty, porém, não pretende deixar o seu dono e parceiro sozinho na cidade grande. O cãozinho embarca numa viagem repleta de surpresas para cruzar o país até encontrar seu maior amigo Jimmy em Nova York.

Reprise . 88 min .
Classificação indicativa: Livre


Sexta, 28 de julho
Festival de Cinema: Uma Loucura de Mulher
22h30 / 03h45 (madrugada de sexta, dia 28/07, para sábado, dia 29/07)

Uma Loucura de Mulher
Uma Loucura de Mulher, por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano: 2016. Gênero: Comédia. Direção: Marcus Ligocki. Elenco: Mariana Ximenes, Bruno Garcia, Miá Mello, Sergio Guizé, Guida Vianna, Luiz Carlos Miele, Zéu Britto, Augusto Madeira, Claudio Mendes, Erom Cordeiro, Roberta Gualda, Ildi Silva

Lúcia (Mariana Ximenes) é uma ex-bailarina que abandonou os palcos, sua grande paixão, por conta da carreira do marido Gero (Bruno Garcia), um político deslumbrado com a possibilidade de se tornar governador. O casal tem uma briga séria na festa de lançamento da candidatura de Gero.

Cercada de pessoas em quem não pode confiar, Lúcia é acusada de estar com a sanidade mental abalada. A esposa do político se lança em uma fuga para não ser levada a uma clínica psiquiátrica e acaba no Rio de Janeiro, na casa de seu falecido pai, lugar para o qual havia prometido que jamais voltaria.

Confusa, Lúcia viaja ao Rio de Janeiro e se esconde em um apartamento onde passou parte da juventude. Ali, ela reencontra uma antiga vizinha e seu primeiro namorado, pessoas que podem mudar o rumo da sua vida.

É no Rio, onde viveu a infância e parte da adolescência, que Lúcia vai recuperar suas lembranças e reencontrar partes importantes de sua vida que haviam se perdido com o tempo. Procurada por Gero, sob a pressão da irreverente vizinha Rita (Guida Vianna) e diante das fantasias provocadas por seu primeiro amor, Dr. Paulo Raposo (Sérgio Guizé), Lúcia vai reassumir as rédeas da sua vida.

Uma Loucura de Mulher registra ainda um dos últimos momentos do ator Luiz Carlos Miele no audiovisual brasileiro. No papel do senador Waldomiro, encarregado por avalizar a candidatura de Gero, Miele protagoniza uma das cenas mais marcantes do filme: a do comportamento abusivo contra a personagem de Mariana Ximenes.

Reprise . 92 min .
Classificação indicativa: 12 anos


Sábado, 29 de julho
Cine Retrô: Vai Que É Mole
21h30 / 03h45 (madrugada de sábado, dia 29/07, para domingo, dia 30/07)

Vai Que É Mole
Vai Que É Mole, por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano: 1960. Gênero: Comédia musical. Direção e roteiro : J.B. Tanko. Elenco: Ankito, Grande Otelo, Renata Fronzi, Anilza Leoni, Renato Restier, Otelo Zeloni, Pedro Dias, Armando Ferreira, Jô Soares, Carlos Imperial, Carlos Costa, Maria Augusta, Aurino Cassiano, Aurélio Teixeira. Produção: Herbert Richers.

Macio (Ankito) e Brancura (Grande Otelo) são dois ladrões recém-saídos da cadeia. Eles recebem como "herança" um garoto, Zé Maria (Aurino Cassiano), que modifica suas vidas.

De volta à gangue em que atuava, a dupla rouba a bolsa da bailarina Lea (Anilza Leoni), mas resolve devolvê-la. Ambos querem mudar de vida já que Zé Maria precisa de bons exemplos na sua educação.

Na trama, Lea trabalha na TV e uma colega jornalista transforma o caso em notícia. O chefe da gangue, Dureza (Aurélio Teixeira), não fica satisfeito e toma satisfações com Brancura e Macio por abandonarem a "profissão".

Com a notoriedade, as propostas de trabalho aparecem, e ambos são aceitos num banco. Ao perceberem uma oportunidade, Dureza e seu bando armam um assalto.

Um produtor de TV, Gianini (Otelo Zeloni), planeja um golpe publicitário para o produto que agencia: os dois ladrões regenerados teriam roubado outra bolsa para pegar o elixir capilar Sansão. Porém, Brancura é careca e o programa não dá sorte.

Em busca de vingança, Dureza telefona para a polícia e o comendador (Armando Ferreira), dono do elixir Sansão, e denuncia a dupla. Os dois são presos e Dureza assalta a casa do comendador.

Esclarecida a situação na delegacia, Macio e Brancura vão no encalço de Dureza e evitam o assalto. Chegam ainda a tempo de alcançar o programa de TV em que Brancura seria homenageado. No final, Brancura e Lea acabam namorando.

Reprise. 97 min.
Classificação indicativa:
12 anos


Sábado, 29 de julho
Cine Retrô: O Corintiano
02h15 (madrugada de sábado, dia 29/07, para domingo, dia 30/07)

O Corintiano
O Corintiano, por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano: 1967. Gênero: Comédia. Direção: Milton Amaral. Elenco: Amácio Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lúcia Lambertini, Carlos Garcia, Roberto Pirillo, Leonor Lambertini, Nicolau Guzzardi, Roberto Orosco.

Em "O Corintiano", Amacio Mazzaropi é 'Seu' Manuel, um barbeiro fanático pelo Corinthians Paulista. Ele é capaz das maiores loucuras para torcer pelo seu time do coração como andar com um burro preto e branco, bater boca com torcedores de times rivais, fazer promessas malucas e orações, passar por sofrimentos, xingar na arquibancada e comprar todos os jornais das bancas quando seu time perde.

Reprise . 98 min .
Classificação indicativa: Livre


Domingo, 30 de julho
Sessão Família: As Aventuras de Tintim
14h00

As Aventuras de Tintim
As Aventuras de Tintim, por Divulgação / TV Brasil

Título original: The Adventures of Tintin. País: Estados Unidos, Nova Zelândia, Reino Unido, França, Austrália. Ano: 2011. Gênero: Aventura/Animação. Direção: Steven Spielberg. Elenco: Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig

Tintim (Jamie Bell) é um jovem repórter, que está sempre atrás de boa matéria. Um dia, ele vê à venda na rua o modelo de um galeão antigo e resolve comprá-lo. Logo dois outros interessados o abordam, querendo adquirir o objeto, mas Tintim não o vende. Ele leva o galeão à sua casa, onde o coloca em destaque. Só que a entrada de um gato faz com que Milu, seu cachorro, o persiga dentro de casa e, por acidente, derrube o galeão. Ele fica danificado e um pequeno cilindro sai de seu interior, sem que Tintim perceba. Logo Tintim e Milu vão à biblioteca, onde tentam encontrar mais informações sobre o navio retratado no modelo. Ao retornar percebem que o galeão foi roubado. Tintim vai até a mansão recentemente comprada pelo doutor Sakharine (Daniel Craig), um dos interessados em comprar o modelo, mas nada descobre. Ao retornar ele encontra o cilindro e percebe que, dentro dele, há uma pista para um tesouro perdido. É o início de uma nova aventura, onde Tintim e Milu se juntam ao capitão Haddock (Andy Serkis) na disputa contra Sakharine para encontrar o tesouro

Reprise. 107 min.
Classificação indicativa:
12 anos


Domingo, 30 de julho
Cine Doc: Além dos Sonhos
22h30

Além dos Sonhos
Além dos Sonhos, por Divulgação / TV Brasil

País: Brasil. Ano: 2019. Gênero: Documentário. Direção: Rafael Duarte

O filme conta a história de vida de Roman Romancini, um dos maiores montanhistas do Brasil, na saga pela conquista de seu maior sonho: o Monte Everest, a montanha mais alta do planeta. Sobrevivente da avalanche de 2014 que assolou a Cascata de Khumbu, a poucos metros do Acampamento Base do Everest, Roman voltou ao Himalaia quatro anos depois com Rafael Duarte e Padawa Sherpa, que juntos documentaram esta que seria a expedição mais desafiadora da sua vida.

O atleta começou cedo no montanhismo e esteve no limiar entre a vida e a morte em várias expedições. Durante um treino, foi atropelado e muitos pensaram que aquele acidente poderia colocar um fim à sua carreira esportiva.

Médicos, treinadores, familiares e amigos confessam como reagiram à determinação de Roman para continuar escalando, mesmo após viver situações nas quais muitos teriam desistido, como no surgimento de um câncer.

Com direção e fotografia de Rafael Duarte (Bambalaio Filmes) e produção-executiva de Leonardo Edde (URCA Filmes), o documentário mostra como Roman reagiu e lidou com os contratempos que dificultaram seu caminho, como o sonho do Everest influenciou no seu processo de reabilitação e o poder da força de vontade para sua recuperação.

Reprise. 74 min.
Classificação indicativa:
10 anos


Domingo, 30 de julho
Cine Retrô: Jecão... Um Fofoqueiro no Céu
03h30 (madrugada de domingo, 30/07, para segunda, dia 31/07)

Jecão... um fofoqueiro no céu
Jecão... um fofoqueiro no céu, por Divulgação / TV Brasil

País : Brasil. Ano: 1977. Gênero: Comédia. Direção: Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Paulo Greven, Dante Ruy, Gilda Valença, Denise Del Vecchio, Edgard Franco, Elizabeth Hartman, João Paulo, Leonor Navarro, Rose Garcia, Armando Paschoalim.

Jecão Espinheiro vê-se envolvido com problemas relacionados à sua sorte com dinheiro. Ele e o filho Martinho ganham na Loteria "Espiritiva" e vão para São Paulo receber o prêmio. Quando voltam para cidadezinha onde moram, são recebidos pela população fanfarra, faixa de boas-vindas e muita festa, mas também por olhos cobiçosos.

A fortuna desperta o interesse de um latifundiário da região, Chico Fazenda, que, com seus capangas, assalta Jecão e o mata. Graças às suas boas ações, Jecão vai parar no céu, um achado cenográfico bem ao estilo popular do caipira. Há no filme sequências impagáveis das sessões espíritas. Em uma delas, o protagonista volta à Terra para realizar seu próprio enterro, provocando confusão, medo e correria em praça pública.

Para desespero dos santos, toda vez que volta ao céu, Jecão promove bailinhos para animar os anjos e é punido pelo pecado da indisciplina. Diante das estripulias do Jecão no céu, realiza-se uma reunião de cúpula entre os santos para decidir sua sorte. Como ele não pode ficar mais lá, nem ser mandado para o inferno, o conselho decide-se pela única saída: a reencarnação.

Reprise . 98 min .
Classificação indicativa: Livre

*Os filmes podem ser substituídos, assim como a grade de programação alterada a qualquer momento, sem aviso prévio