Programação

Fim de semana com atrações de destaque na programação da MEC

Programas têm seleções musicais de grandes compositores
14/07/2023
|
15:36
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Veículos:
Categorias: Variedades
Exibição em: Rádio MEC


A Rádio MEC apresenta, neste fim de semana, novas edições dos programas Sala de Concerto , Blim-Blem-Blom e Circular Brasil , com seleções musicais de grandes compositores brasileiros e internacionais.

radio_mec_estudio_no_rio_de_janeiro_credito_fernando_frazao_agencia_brasil_1_8.jpg
Estúdio da Rádio MEC - Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Na sexta-feira (14), às 17h, o pianista Jorge Saraiva é o convidado do Sala de Concerto. No repertório de seu recital estão Mazurkas e Noturnos de Frédéric Chopin, e a estreia brasileira da Suíte Südwegen de Jean Kleeb. O músico já se apresentou em importantes espaços do Brasil, Alemanha, Letônia e Polônia e é detentor de duas medalhas de prata (categorias "Música Sacra" e "Vozes Mistas") na competição internacional Grand Prix of Nations (Riga - Letônia 2017).

Os destaques da programação da Rádio MEC seguem no sábado (15), ao meio-dia, com um novo episódio de Blim-Blem-Blom, criado pelo pianista e produtor Tim Rescala para apresentar a música clássica, seus compositores e elementos ao público infantil. Nesta edição, a atração bate um papo com a soprano Doriana Mendes, que interpreta obras de Arnold Schönberg, Eric Satie e Heitor Villa-Lobos. No 'Radinho MEC' -  dramaturgia do Blim-Blem-Blom -, o barulho das obras da Rádio começa na hora do programa ir ao ar.

E no domingo (16), às 21h, o Circular Brasil traz a força da música instrumental do norte e nordeste do país. A edição começa com o guitarrista e compositor Heraldo do Monte, natural de Recife, Pernambuco, entoando algumas faixas do álbum "Viola Nordestina". Em seguida, a produção vai a Natal, no Rio Grande do Norte, conhecer mais de perto o trabalho do baterista e compositor Di Stéffano, com obras do disco "Ribeira Jam". Para fechar o programa, uma viagem até o norte do país, com músicas do CD “Jardim Percussivo”, do grupo homônimo Jardim Percussivo, capitaneado pelo percussionista Márcio Jardim, de Belém do Pará.

Sobre a Rádio MEC

Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

Histórico da emissora

Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.

Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela EBC. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Já passaram pelos estúdios da emissora grandes nomes como Fernanda Montenegro e Carlos Drummond de Andrade.

A programação é voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla a diversidade da música nacional, de gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto. Conta ainda na sua grade com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.

Serviço
Sala de Concerto - sexta-feira, dia 14/07, às 17h, na Rádio MEC
Blim-Blem-Blom - sábado, dia 15/07, às 12h, na Rádio MEC
Circular Brasil  - domingo, dia 16/07, às 21h, na Rádio MEC

Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS