Rádio MEC apresenta ao vivo concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica

03/10/2023
|
15:30
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Veículos:
Categorias: Variedades
Exibição em: Rádio MEC


A Rádio MEC FM transmite ao vivo , neste sábado (7), a apresentação da renomada Orquestra Petrobras Sinfônica que celebra os 70 anos da Petrobras, sua patrocinadora há quase quatro décadas. Com regência do maestro Isaac Karabtchevsky e participação especial da cantora, atriz, compositora e multi-instrumentista Lucy Alves , o grandioso espetáculo acontece às 11h, ao ar livre, na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio de Janeiro.

radio_mec_orquestra_petrobras_sinfonica_credito_divulgacao_opes_1.png
Orquestra Petrobras Sinfônica - Divulgação / OPES



O repertório da apresentação transita entre o clássico e o popular. Durante o concerto, o público confere obras de compositores como Luiz Gonzaga, Moraes Moreira, Sivuca, Carlos Gomes, Geraldo Vandré, Heitor Villa-Lobos, Maurice Ravel e Piotr Tchaikovsky.

O espetáculo será um reencontro da Orquestra Petrobras Sinfônica com Lucy Alves, que já esteve no palco com o grupo em 2018, em um concerto da série “Convidados”. Natural de João Pessoa, a artista participa da segunda metade do programa, dedicado aos clássicos do cancioneiro popular, interpretando “Xote das meninas”, “Festa do interior”, “Disparada”, “Ai que saudade d’ocê”, e “Feira de Mangaio”.

radio_mec_lucy_alves_e_orquestra_petrobras_sinfonica_credito_divulgacao_opes_1.jpg
Lucy Alves e a Orquestra Petrobras Sinfônica - Divulgação / OPES

Fundada há 48 anos pelo maestro Armando Prazeres, a Orquestra Petrobras Sinfônica é uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Em temporadas que contam com mais de uma centena de espetáculos ao ano, a orquestra expressa a pluralidade da música brasileira e transita por diferentes estilos e linguagens. O grupo tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, respeitado regente brasileiro e nome consagrado no panorama internacional.

Confira abaixo o programa do “Concerto de 70 anos da Petrobras”:

Carlos Gomes
O Guarani
Abertura

Heitor Villa-Lobos
Bachianas brasileiras nº 4
I. Prelúdio

Heitor Villa-Lobos
Bachianas brasileiras nº 2
IV. TOCCATA | O trenzinho do caipira

Lorenzo Fernandez
Reisado do pastoreio
Batuque | Dança de negros

Piotr Tchaikovsky
Romeu e Julieta - Abertura fantasia
Fragmento

Maurice Ravel
Bolero

Guerra-Peixe
Mourão

Luiz Gonzaga e Zé Dantas
O xote das meninas
arranjo de Alexandre Caldi

Abel Silva e Moraes Moreira
Festa do interior
arranjo de Alexandre Caldi

Geraldo Vandré e Theo
Disparada
arranjo de Luiz Potter

Vital Farias
Ai que saudade d’ocê
arranjo de Marcelo Caldi

Glorinha Gadelha e Sivuca
Feira de Mangaio
arranjo de Dudu Viana

Sobre a Rádio MEC

Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

Histórico da emissora

Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.

Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela EBC. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Já passaram pelos estúdios da emissora grandes nomes como Fernanda Montenegro e Carlos Drummond de Andrade.

A programação é voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla a diversidade da música nacional, de gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto. Conta ainda na sua grade com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.

Serviço
Concerto Orquestra Petrobras Sinfônica - sábado, dia 07/10, às 11h, ao vivo na Rádio MEC FM

Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS