Rádio Nacional apresenta especial em homenagem a Manoel Carlos

24/03/2023
|
16:40
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Veículos:
Categorias: Variedades
Exibição em: Rádio Nacional


A Rádio Nacional celebra os 90 anos do renomado autor de novelas Manoel Carlos com um especial neste domingo (26), ao meio-dia. A faixa temática da emissora pública leva ao ar uma homenagem com o repertório de obras que marcaram a trilha sonora das tramas escritas pelo veterano.

Manoel Carlos em 2010 no programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil
Manoel Carlos em 2010 no programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil, por Acervo / TV Brasil

O programa apresentado na faixa de produções especiais combina histórias de Maneco e hits da música brasileira. A atração destaca grandes sucessos da teledramaturgia concebidos pelo artista como "História de Amor" (1995), "Presença de Anita" (2001), "Mulheres Apaixonadas" (2003) e "Páginas da Vida" (2006).

A atração da Nacional também traça um panorama sobre a carreira de Manoel Carlos que também desempenhou funções de diretor, roteirista, produtor e ator. Além da autoria de novelas, Manoel Carlos desenvolveu programas e séries.

Manoel Carlos em 2009 no programa Sem Censura, da TV Brasil
Manoel Carlos em 2009 no programa Sem Censura, da TV Brasil, por Acervo / TV Brasil

Com trabalhos premiados e personagens inesquecíveis, como as protagonistas com o nome "Helena", Manoel Carlos completou nove décadas no dia 14 de março. A última novela criada pelo escritor, a produção intitulada "Em Família", estreou na telinha há quase dez anos, em fevereiro de 2014.

Com uma hora de duração, o programa da Rádio Nacional sobre a vida e a obra de Manoel Carlos resgata composições que marcaram época e atravessam gerações. O especial tem locução de Luciana Valle. A pesquisa e roteiro são de Cezar Faccioli. Além de acompanhar o conteúdo da emissora pública pelas ondas do rádio, o ouvinte ainda pode escutar o material no app Rádios EBC .

Trilha de sucessos da música brasileira

Inspirado na repercussão das radionovelas, Manoel Carlos desenvolveu um estilo particular de escrita que foi consolidado no decorrer de sua trajetória artística nos bastidores da televisão brasileira. O autor adquiriu expertise desde os primórdios do veículo no país nos anos 1950, em uma época marcada pelo pioneirismo e pela experimentação tanto na linguagem como nos formatos.

Manoel Carlos em 2010 no programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil
Manoel Carlos em 2010 no programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil, por Acervo / TV Brasil

O conteúdo especial apresentado pela Rádio Nacional seleciona sucessos do cancioneiro que embalaram diversos personagens das tramas de Manoel Carlos. O repertório alia obras que se tornaram clássicos da música brasileira a enredos que cativaram públicos de diversas gerações de aficionados pela dramaturgia.

Entre as obras reunidas pela emissora pública estão as faixas "Começar de novo", de Simone, na série "Malu Mulher" (1979), e "Menino do Rio", de Caetano Veloso e imortalizada na interpretação de Baby Consuelo, na novela "Água Viva" (1980).

A produção também executa baladas que o público entoa até hoje como "Lembra de Mim", de Ivan Lins e Vitor Martins, na histórica trama "História de Amor" (1995), e "Per Amore", de Zizi Possi, na novela "Por Amor" (1997).

Manoel Carlos em 2009 no programa Sem Censura, da TV Brasil
Manoel Carlos em 2009 no programa Sem Censura, da TV Brasil, por Acervo / TV Brasil

O tema da minissérie "Presença de Anita" (2001), adaptação para a telinha da história homônima do livro de Mário Donato, equilibra tensão e desejo no conflito da obra que ganha interpretação intensa de Maysa na performance épica da música "Ne me quitte pas".

Outro clássico da teledramaturgia de Maneco é "Mulheres Apaixonadas" (2003). A Rádio Nacional pinça a canção "Pela luz dos olhos teus", um dos hinos da Bossa Nova, concebido pela parceria inesquecível de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. "Wave", na trama de "Páginas da Vida" (2006), também é da dupla, assim como "Eu sei que vou te amar", da novela "Em Família" (2014).

#VemOuvir

Música e informação você encontra na Rádio Nacional . Diariamente no ar, os clássicos da música brasileira e os artistas que fazem sucesso na nova MPB. Fique ainda bem-informado com notícias a todo momento e muito futebol.

A Nacional também está no Instagram e no YouTube. A rádio marca presença ainda no Spotify com o perfil " Rádio Nacional ". Os fãs podem ouvir podcasts e playlists com os conteúdos dos programas da emissora. A interação com o ouvinte está 'on' pelas redes sociais e pelo WhatsApp.

Estúdio da Rádio Nacional no Rio de Janeiro
Estúdio da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, por Tomaz Silva / Agência Brasil

Criada em 1936 no Rio de Janeiro, a Rádio Nacional está presente na memória afetiva da população ao revelar o Brasil aos brasileiros e é reconhecida como referência de programação plural e popular. Em Brasília, a emissora AM foi criada em 1958 para apoiar a construção da Capital. A frequência em FM no Distrito Federal entrou no ar em 1976, a primeira da capital do país.

Inaugurada em 1º de setembro de 1977, a Nacional da Amazônia transmite em ondas curtas para a região da Amazônia Legal, com cobertura de mais da metade do território brasileiro. Alcança, potencialmente, 60 milhões de habitantes, com um sinal que chega em toda a Região Norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e outros estados.

Sintonizada desde 2006, a Rádio Nacional do Alto Solimões mistura informação local e nacional com protagonismo para a produção da região. Em 2021, entra no ar a Rádio Nacional em São Paulo, enquanto no ano seguinte foi a vez de São Luís, capital do Maranhão, ganhar sua emissora da Nacional .

Serviço
Especial Manoel Carlos – 90 anos – domingo, dia 26/3, ao meio-dia, na Rádio Nacional

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr

WhatsApp Nacional
- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Celular - App Rádios EBC para Android e iOS