Programação

Rádio Nacional transmite jogos da seleção pelas Eliminatórias da Copa

Confronto Brasil x Bolívia é o primeiro duelo rumo ao Mundial de 2026
08/09/2023
|
11:55
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Veículos:
Categorias: Esportes
Exibição em: Rádio Nacional


A Rádio Nacional acompanha as partidas da seleção brasileira nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Em rede para todo o país, a emissora pública leva ao ar as emoções dos duelos disputados pelo time canarinho em busca de uma das seis vagas diretas no próximo Mundial.

Estádio de futebol
Estádio de futebol, por Divulgação / TV Brasil

O primeiro compromisso do ciclo é o jogo Brasil x Bolívia que a Nacional transmite nesta sexta (8), ao vivo, às 21h45. O elenco liderado pelo técnico interino Fernando Diniz, que estreia na função, entra em campo no estádio Mangueirão, em Belém, no Pará. A cobertura da emissora inicia 15 minutos antes do confronto começar.

Para ilustrar essa nova era da seleção brasileira na tentativa de conquistar o hexacampeonato, a Rádio Nacional escala André Luiz Mendes como narrador da disputa. A jornada esportiva da faixa Show de Bola Nacional ainda tem os comentários de Waldir Luiz e as reportagens de Bruno Mendes.

Estúdio da Rádio Nacional no Rio de Janeiro
Estúdio da Rádio Nacional no Rio de Janeiro, por Fernando Chaves / EBC

Na próxima semana, o elenco formado por craques como Neymar, que volta a defender a Amarelinha, tem nova obrigação nos gramados. Na segunda rodada pelas Eliminatórias, o Brasil encara o Peru, como visitante, no estádio Nacional de Lima, na capital do adversário, na terça (12), às 23h.

Panorama das seleções em 2023

O retrospecto do Brasil não é dos melhores neste ano. A seleção venceu apenas um dos três jogos realizados em 2023. A equipe canarinho superou Guiné por 4 a 1, mas perdeu para Marrocos e Senegal por 2 a 1 e 4 a 2, respectivamente.

A estreia do país na competição marca a volta de Neymar ao elenco da seleção. Devido a lesões, o craque não vestia a Amarelinha desde a eliminação para a Croácia, nas quartas-de-final da Copa do Catar, em dezembro de 2022.

A Bolívia também não apresenta bom desempenho em 2023. A rival do primeiro confronto pelas Eliminatórias do Mundial perdeu para Equador e Panamá e conseguiu somente um empate com o Chile na última data Fifa.

Conhecido da torcida brasileira, o experiente atacante Marcelo Moreno é uma das principais esperanças dos bolivianos. Aos 36 anos, o veterano se torna o jogador com mais partidas disputadas pela seleção ao entrar em campo contra o Brasil.

A mais recente disputa entre as seleções terminou com resultado favorável ao Brasil, com a goleada por 4 a 0, em La Paz, em março do ano passado. Ao todo, os países já se enfrentaram 32 vezes na história, com 23 vitórias brasileiras, quatro empates e cinco triunfos bolivianos. O rival nunca ganhou do Brasil como visitante.

Formato de disputa das Eliminatórias

As Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo reúnem dez países - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – que se enfrentam em turno e returno, com um total de 18 jogos para cada seleção.

A disputa é espaçada em um período de dois anos. A última rodada está prevista para ocorrer em setembro de 2025, enquanto as seis primeiras rodadas ocorrem ainda em 2023.

Uma novidade é o aumento do número de participantes na Copa do Mundo de 2026 que contará com 48 seleções. Pela primeira vez na história, a competição terá três países-sede: Canadá, Estados Unidos e México.

Assim, as Eliminatórias Sul-Americanas para o próximo Mundial definem seis seleções classificadas diretamente e a possibilidade de mais uma vaga a ser conhecida na repescagem.

Cobertura esportiva da Nacional

Esporte que é paixão do povo brasileiro, o futebol é um dos destaques da programação da Rádio Nacional , emissora pública referência em transmissões de partidas no país há décadas. Os jogos das principais competições e as notícias mais importantes têm espaço nas jornadas esportivas diárias.

A Nacional apresenta, ao vivo, vários duelos de diversos campeonatos. Os torcedores podem ficar ligados pelo rádio, site ou streaming e acompanhar as emoções das disputas entre os maiores clubes brasileiros. O destaque de janeiro é o estadual do Rio de Janeiro em dias e horários diversos, de acordo com a tabela.

Antes e depois dos confrontos, o ouvinte se informa sobre a preparação das equipes e a repercussão do placar nas ondas da Nacional . A análise sobre os resultados da rodada ainda ganha janela diária para um rico debate em produções consagradas no radiojornalismo esportivo.

A ideia é oferecer ao público uma programação jornalística com noticiário preciso e informação relevante, comentários embasados e opinião fundamentada sobre o que acontece de mais recente no futebol do país e no exterior.

#VemOuvir

Música e informação você encontra na Rádio Nacional . Diariamente no ar, os clássicos da música brasileira e os artistas que fazem sucesso na nova MPB. Fique ainda bem-informado com notícias a todo momento e muito futebol.

A Nacional também está no Instagram e no YouTube. A rádio marca presença ainda no Spotify com o perfil " Rádio Nacional ". Os fãs podem ouvir podcasts e playlists com os conteúdos dos programas da emissora. A interação com o ouvinte está 'on' pelas redes sociais e pelo WhatsApp.

Criada em 1936 no Rio de Janeiro, a Rádio Nacional está presente na memória afetiva da população ao revelar o Brasil aos brasileiros e é reconhecida como referência de programação plural e popular. Em Brasília, a emissora AM foi criada em 1958 para apoiar a construção da Capital. A frequência em FM no Distrito Federal entrou no ar em 1976, a primeira da capital do país.

Inaugurada em 1º de setembro de 1977, a Nacional da Amazônia transmite em ondas curtas para a região da Amazônia Legal, com cobertura de mais da metade do território brasileiro. Alcança, potencialmente, 60 milhões de habitantes, com um sinal que chega em toda a Região Norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e outros estados.

Sintonizada desde 2006, a Rádio Nacional do Alto Solimões mistura informação local e nacional com protagonismo para a produção da região. Em 2021, entra no ar a Rádio Nacional em São Paulo, enquanto no ano seguinte foi a vez de São Luís, capital do Maranhão, ganhar sua emissora da Nacional .

Serviço
Brasil x Bolívia – sexta-feira, dia 8/9, às 21h30, na Rádio Nacional
Peru x Brasil – terça-feira, dia 12/9, às 23h, na Rádio Nacional

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr

WhatsApp Nacional
- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz

Celular - App Rádios EBC para Android e iOS