Relação com a Alemanha é destaque no programa Brasil no Mundo
Veículos:
Categorias: Jornalismo
Exibição em: Canal Gov
A intensificação da relação entre Brasil e Alemanha é o tema do Brasil no Mundo desta semana. Em visita a Berlim no início de dezembro, o presidente Lula assinou 19 acordos, muitos sobre cooperação na área de preservação ambiental, ecologia, investimentos em ciências e tecnologia e a presidência do Brasil no G20. Apresentado pelo jornalista Marcos Uchôa, o programa vai ao ar no sábado (9), às 20h30, no Canal Gov, e às 21h, na TV Brasil.
Uchôa destaca que a relação entre Brasil e Alemanha guarda um longo histórico de cooperação. Mais de mil empresas alemãs atuam no Brasil e a necessidade de transição energética tende a intensificar ainda mais esta parceria. O Brasil é o principal parceiro da Alemanha na América do Sul e os alemães estão de olho no potencial de produção de energia verde.
O programa mostra a importância dada pelo presidente Lula à Alemanha como aliada na luta contra a poluição e o desmatamento. "Adotamos a parceria para uma transformação ecológica e socialmente justa. Vamos reforçar a robusta cooperação na área ambiental, que inclui o Fundo Amazônia e muitos outros projetos. Queremos atuar juntos na promoção da industrialização verde, agricultura de baixo carbono e a bioeconomia. Estamos tomando medidas para cumprir a meta de zerar o desmatamento até 2030 e combater os ilícitos ambientais", disse o presidente durante a visita.
O jornalista Marcos Uchôa também ouviu a vice-presidente executiva da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Bárbara Konner. Ela ressaltou que a sustentabilidade é prioridade para as empresas alemãs. “O Brasil é o único parceiro estratégico da Alemanha na América Latina em toda a área de sustentabilidade. Eu acho que quase 80% das empresas alemãs, que atuam dentro do Brasil, já têm os seus próprios programas de proteção climática. Então, isso também favorece muito a cooperação".
Saiba como sintonizar o Canal Gov na sua TV : https://canalgov.ebc.com.br
Você também pode assistir pelo YouTube : https://www.youtube.com/@canalgov