Caminhos da Reportagem celebra 120 anos de nascimento de Portinari

29/02/2024
|
14:54
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Veículos: TV Brasil
Categorias: Jornalismo
Exibição em: TV Brasil


O Caminhos da Reportagem que a TV Brasil exibe neste domingo (3), às 22h, celebra os 120 anos de nascimento do artista plástico Candido Portinari , um dos maiores pintores brasileiro. O episódio inédito do programa mostra que o artista retratou o Brasil para o mundo.

Menino do interior de São Paulo que cresceu entre os cafezais, Portinari levou a cidade de Brodowski, onde nasceu, para suas telas. Com uma produção intensa, fez mais de 5 mil obras, que pincelaram a inocência e a leveza infantil, mas também as mazelas e desigualdades do país.

“Quando você olha para a obra do Portinari, você fica surpreendido pela vastidão da temática, ele denuncia a injustiça social, a desigualdade que sempre existiu no país e isso é uma das marcas fortes dele”, afirma João Candido Portinari, filho do pintor. Ele é o criador e diretor do Projeto Portinari, responsável pelo resgate da vida e obra do artista, assim como preservação de memória para as próximas gerações.

caminhos_da_reportagem_joao_candido_portinari_esta_a_frente_do_projeto_portinari_credito_divulgacao_tv_brasil.jpg
João Candido Portinari está à frente do Projeto Portinari - Divulgação / TV Brasil

Portinari deixou a cidade de Brodowski aos 15 anos para estudar no Rio de Janeiro. Mas sempre voltava e de lá surgiram suas inspirações para quadros, como a série “Os Meninos de Brodowski”. Foi dali também que surgiu sua crítica social, revelada em quadros como “O Lavrador de Café” e “Cafezal”, onde retratou a exaustiva rotina de homens negros nas lavouras.

O projeto Portinari catalogou mais de 5 mil e 400 obras do artista. “O Portinari morreu relativamente cedo, com 59 anos. O ciclo de produção dele é muito intenso, dos 19 aos 59, são 40 anos, com mais de 5 mil obras. Isso dá uma média de cento e tantas obras por ano, mais ou menos uma obra a cada três dias”, calcula Marcelo Dantas, curador da exposição “Portinari - Raros”.

O legado deixado por ele é inegável: mostrou o que o próprio país às vezes se recusava a olhar, trouxe à tona a invisibilidade do trabalhador e da miséria. E contagia gerações de artistas que vieram após ele. “Portinari é um dos grandes artivistas do nosso país, sempre foi, porque o pioneirismo estava ali, trazendo essas questões”, afirma Mundano, também artivista. “Artivismo é a junção de ativismo com arte, ela vai buscar uma ação, gerar um incômodo, levar informação e transformação social”, explica.

caminhos_da_reportagem_mundano_artivista_credito_divulgacao_tv_brasil.jpg
O artivista Mundano - Divulgação / TV Brasil

Em 2021, Mundano fez em um mural gigante em São Paulo, uma releitura da tela de Portinari “O Lavrador de Café”.  Usando cinzas das queimadas na Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica, ele pintou um brigadista no lugar do lavrador, como forma de valorização desses profissionais e denúncia das queimadas.

O grupo de bordado Matizes Dumont também fez uma releitura de Portinari. A pedido de João Candido, os integrantes bordaram a mais importante obra do pintor, “Guerra e Paz”. “Fiquei muito emocionada, porque Portinari desenhou o Brasil, ele retratou o país, fez toda a trajetória do povo brasileiro com pinceis”, reflete Sávia Dumont, uma das integrantes do grupo.

caminhos_da_reportagem_savia_dumont_integrante_do_grupo_de_bordado_matizes_dumont_credito_divulgacao_tv_brasil.jpg
Sávia Dumont, integrante do grupo de bordado Matizes Dumont - Divulgação / TV Brasil

O estilista mineiro Ronaldo Fraga também fez toda uma coleção inspirada no artista. “A obra de Portinari é um manifesto, ela não é muda, ela fala de coisas que você não gostaria de ouvir na maioria das vezes”, afirma. “No meu trabalho, eu procuro não perder de vista essas pessoas que pensaram um Brasil possível”, conclui.

Ficha técnica
Reportagem: Flavia Peixoto
Produção: Maíra Heinen e Flavia Peixoto
Reportagem cinematográfica: JM Barboza
Auxílio técnico: Jone Ferreira
Apoio produção: Claiton Freitas (DF), Aline Beckstein (RJ), Ana Graziela (SP), Thiago Padovan (SP), Romina Farcae (Rede Minas)
Apoio imagens: Rogerio Verçoza, Sigmar Gonçalves, André Rodrigo Pacheco, Osvaldo Alves, Rodolpho Rodrigues, Luis Araújo, Alexandre Nascimento, Pedro Gomes, William Felix
Apoio auxilio técnico: Marcelo Vasconcelos, Raimundo Nunes, Alexandre Souza, José Carlos Mota, Claudio Tavares, Rafael Carvalho,  João Batista, Ivan Meira, Carlos Jr
Edição de texto: Carina Dourado
Edição de imagem: Rivaldo Martins
Arte: Carol Medeiros e Alex Sakata

Sobre o programa

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada pauta.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações relevantes no meio jornalístico.

Exibido aos domingos, às 22h, o Caminhos da Reportagem disponibiliza as matérias especiais no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem e no YouTube da emissora pública em https://www.youtube.com/tvbrasil. As edições anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site  https://tvbrasilplay.com.br/.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site https://tvbrasilplay.com.br/ ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço
Caminhos da Reportagem – domingo, dia 03/03, às 22h, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – domingo, dia 03/03, para segunda-feira, dia 04/03, às 3h, na TV Brasil

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil