Diretoria da EBC recebe jornalistas para entrega de carta aberta sobre PCR

02/10/2024
Capa da Notícia

A Diretoria da EBC reuniu-se hoje (2) com jornalistas da empresa que entregaram ao Diretor-Presidente, Jean Lima, uma carta aberta solicitando a revisão da tabela salarial proposta para a categoria no novo Plano de Carreiras e Remunerações (PCR).

A Direção reafirmou que a proposta de PCR enviada à Secretaria de Coordenação de Governanças das Empresas Estatais (Sest/MGI) é uma sinalização para o governo sobre a necessidade e a urgência do tema para a empresa e seus empregados. A Diretoria reiterou que todas as reivindicações serão tratadas, bem como as negociações retomadas, assim que a empresa receber retorno da Sest/MGI. Foi pontuado, ainda, que nenhum passo será dado sem diálogo contínuo com as entidades representativas.

É essencial a unidade entre a direção e os empregados para a aprovação de um PCR robusto e que busque atender as demandas específicas de todas as categorias e carreiras. A Diretoria da EBC se compromete a avaliar todas as reivindicações, assim como já reconheceu importantes avanços, dentre eles: a diminuição do número de níveis da tabela de progressão, o aumento do salário-base das carreiras, além de atualizações nos descritivos de algumas atividades.

A empresa também acatou sugestões feitas pelos sindicatos das categorias como o aumento do piso, a redução da tabela de progressão para 31 níveis e as regras de reenquadramento, preservando a proporção de referências já atingidas pelo empregado. Ainda foi acatada, na íntegra, proposta de incentivo à formação, que prevê adicional para empregados pela conclusão de formação técnica ou acadêmica.

A Diretoria da EBC avalia como desproporcional uma paralisação por tempo indeterminado, diante de todo o cenário exposto, bem como do imprescindível papel da comunicação pública, em especial na cobertura do processo eleitoral municipal, cujo 1º turno ocorre no próximo domingo (6).

A Diretoria Executiva reitera a importância de união dos empregados em prol de um PCR que beneficie a todas e a todos, substituindo o plano vigente, aprovado há 15 anos, e fortalecendo a comunicação pública do País.