Filmes da TV Brasil de 28.10 a 03.11.2024

25/10/2024
|
11:05
compartilhar notícia

Portinari do Brasil

Terça-feira, 29 de outubro
22h

portinari do brasil 07 divulgação tv brasil.jpg

País: Brasil. Ano: 2012. Gênero: Documentário. Direção: Rozane Braga, Sônia Garcia. Roteiro: Zil Ribas. Elenco: Sara Vinhal, Herson Capri

Um documentário sobre Cândido Portinari, o mais importante artista plástico brasileiro, com obras de elevado cunho social. A história da sua vida desde a infância no interior de São Paulo, passando pelo primeiro curso de pintura, a viagem para o Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Belas Artes, até sua ida para a Europa, e também o casamento e o nascimento do seu único filho. Ao longo da vida, Portinari cultivou amizades com intelectuais como Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego e Manuel Bandeira. O pintor morreu lentamente por causa de envenenamento provocado pelas próprias tintas que usava em suas telas.

Reprise. 56 min.
Classificação indicativa:
Livre

 

Contracorrente

Quarta-feira, 30 de outubro
21h

Contracorrente_03_Credito_Divulgacao_TV_Brasil.jpg

País: Brasil. Ano: 2013. Gênero: Comédia dramática. Direção: Massimo Gaggino. Elenco: Francesco Morotti, Laise Leal, Leandro Rocha, Bertho Filho, Manuela Santiago, Negra Jhô.

A comédia dramática se passa entre as cidades de Gênova e Salvador no ano de 2013 quando a Europa vive uma terrível crise financeira. Marco Parodi (Francesco Morotti) é um jovem italiano de classe baixa que mora com os pais e a irmã em um pequeno apartamento no centro histórico de Gênova.

A tensão dentro de casa aumenta quando a avó se muda e vai residir com a família, por não conseguir pagar o aluguel. Sufocado por todo esse momento e com as contínuas brigas entre os parentes, Marco toma a atitude de sair do próprio país e viaja para Salvador, no Brasil. É na capital baiana que conhece Neca (Leandro Rocha) e Mariana (Laíse Leal).

Neca é um baiano descolado que se torna seu melhor amigo e apresenta a ele uma Salvador que está distante dos cartões postais. Mariana é uma jovem baiana desacreditada com a própria cidade e que tem o sonho de morar na Itália. Marco se apaixona por ela e tenta mostrar as belezas da cidade através de seu olhar estrangeiro, vivendo um intercâmbio cultural que marcará sua vida.

Reprise. 90 min.
Classificação indicativa:
14 anos

 

Pitanga

Quinta-feira, 31 de outubro
21h

pitanga_06_Credito_Divulgacao_TV_Brasil.jpg

País: Brasil. Ano: 2017. Gênero: Documentário. Direção: Beto Brant e Camila Pintanga.

Com direção de Beto Brant e Camila Pitanga, PITANGA é um filme-documentário de longa-metragem que investiga o percurso estético, político e existencial do ator Antonio Pitanga que, dirigido por grandes cineastas – como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr. –, foi destaque em alguns dos momentos de maior inquietação artística do cinema brasileiro.

Reprise. 90 min.
Classificação indicativa:
Livre

 

Não Olhe Para Trás

Sexta-feira, 1º de novembro
21h

nao_olhe_para_tras_03_Credito_Divulgacao_TV_Brasil.png

Título Original: Danny Collinns. País: EUA. Ano de estreia: 2015. Gênero: Comédia. Direção: Dan Fogelman. Elenco: Al Pacino, Annette Bening, Bobby Cannavale, Jennifer Garner, Christopher Plummer, Melissa Benoist, Katarina Cas, Giselle Eisenberg.

Danny Collins (Al Pacino) é um ícone da música, vivendo confortavelmente dos seus antigos sucessos. Até que a sua rotina de estrela do rock é sacudida por uma carta reveladora. A correspondência, escrita nos anos 70 por ninguém menos que John Lennon, nunca havia chegado às mãos de Danny. Quando recebe a carta de presente do seu empresário (Christopher Plummer), o astro decide mudar os rumos da carreira e se reconciliar com o filho. Inspirado em uma história real, o filme é embalado por músicas de John Lennon e tem ainda Annette Bening, Bobby Cannavale, Jennifer Garner e Christopher Plummer no elenco.

Reprise. 106 min.
Classificação indicativa:
14 anos

 

Esse Viver Ninguém me Tira

Sábado, 02 de novembro
14h15

Esse_viver_ninguem_me_tira_03_Credito_Divulgacao_TV_Brasil.jpg

País: Brasil. Ano: 2014. Gênero: Documentário. Direção: Caco Ciocler.

O documentário traça um panorama sobre a atuação de Aracy Moebius de Carvalho, uma brasileira que, ainda jovem, se mudou para a Alemanha nazista ao lado de seu filho pequeno. Lá passou a trabalhar no consulado brasileiro onde, quando a perseguição promovida por Hitler apertou, ajudou vários judeus a emigrarem para o Brasil.

Foi, por assim dizer, a "Schindler brasileira", já que suportou toda a pressão e os riscos inerentes de seus atos para fazer aquilo que considera correto: salvar vidas, da maneira que lhe fosse possível.

"Esse viver ninguém me tira". É a partir dessa frase que o diretor Caco Ciocler inicia sua busca por Aracy de Carvalho Guimarães Rosa. Heroína anônima, morreu esquecendo e sendo esquecida, vítima do Alzheimer e de um país também sem memória. Única brasileira considerada uma justa entre as nações, viveu à sombra do marido famoso, o escritor João Guimarães Rosa.

Com pouquíssima documentação disponível e impedido de falar sobre a relação de Aracy com o marido, por questões de direitos autorais, o diretor joga luz sobre essa existência através de suas próprias motivações pessoais.

A produção obteve reconhecimento no Brasil e no exterior. O documentário dirigido por Caco Ciocler foi premiado em diversos festivais de cinema e fez parta da seleção oficial de diversos eventos da sétima arte.

Reprise. 80 min.
Classificação indicativa:
Livre

 

Chico e as Cidades

Sábado, 02 de novembro
21h

Chico e as Cidades 01 Divulgação TV Brasil.png

País: Brasil. Ano: 2000. Gênero: Documentário. Direção: José Henrique Fonseca.

Além do show "As cidades", do álbum homônimo de Chico Buarque, o especial (filmado em película) traz belas cenas captadas no Rio de Janeiro e em Buenos Aires, onde o compositor dá depoimentos sobre sua vida e carreira. Entre as participações especiais estão Jamelão, Maria Bethânia, Oscar Niemeyer e a Velha Guarda da Mangueira. Apresentando entrevistas, making of e clipe, a produção conta ainda com extras com três músicas.

Reprise. 53 min.
Classificação indicativa:
Livre

 

O Pergaminho Vermelho

Domingo, 03 de novembro
14h

Red_Scroll.00_51_26_01.Quadro013.png

País: Brasil. Ano: 2020. Gênero: Animação/Fantasia. Direção: Nelson Botter Junior. Produção: Fernando Alonso e Nelson Botter Jr. Elenco: Nelson Machado, Any Gabrielly, Isaac Bardavid, Wendel Bezerra, Marina Sirabello, Viny Takahashi, Marcello Palermo, Alex Morales, Thayná Cavalcanti e Alex Minei.

Nina é uma menina comum de 13 anos, cheia de conflitos pessoais. Certo dia, é transportada para o universo fantástico de Telurian. Neste mundo misterioso e análogo à Terra, habitado por diversas criaturas fantásticas, ela terá de superar diversos desafios em busca de um misterioso artefato para voltar ao seu lar.

Reprise. 90 min.
Classificação indicativa: 10 anos

 

Cinema, Aspirinas e Urubus

Domingo, 03 de novembro
16h

Cinema_Aspirinas_e_Urubus_17_Credito_Divulgacao_TV_Brasil.jpg

País: Brasil. Ano: 2005. Gênero: Comédia dramática. Direção: Marcelo Gomes. Roteiro: Karim Aïnouz, Paulo Caldas, Marcelo Gomes Elenco: Peter Ketnath, João Miguel, Zezita Matos. Oswaldo Mil, José Leite, Verônica Cavalcanti, Irandhir Santos, Hermila Guedes.

Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann (Peter Ketnath), alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho (João Miguel), um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade..

Reprise. 99 min.
Classificação indicativa:
14 anos

 

*Os filmes podem ser substituídos, assim como a grade de programação alterada a qualquer momento, sem aviso prévio.