Longa gaúcho recebe Prêmio TV Brasil no Festival de Cinema de Gramado
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) participou, na noite desta sexta-feira (16), da premiação da Mostra SEDAC/Iecine, que faz parte da programação da 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul. O diretor-presidente da EBC , Jean Lima, entregou o Prêmio TV Brasil de Exibição ao melhor longa gaúcho, “A Transformação de Canuto”, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalhodo. A obra foi premiada com R$ 50 mil em licenciamento.
Além do longa, três curtas gaúchos exibidos no Festival também ganharam o Prêmio TV Brasil de Exibição , com o valor de R$ 5 mil cada, nas categorias de melhor filme, melhor direção e melhor roteiro. São eles: “Chibo”, “Posso Contar nos Dedos” e “Está Tudo Bem”. As regras para a premiação seguem o regulamento e os critérios de julgamento do próprio Festival.
Em 2024, a EBC também é uma das patrocinadoras do Festival. Para Jean Lima, diretor-presidente da EBC , a participação reforça o compromisso da empresa com a valorização da produção audiovisual no Brasil e o apoio à população do Rio Grande do Sul em um ano desafiador.
"Para nós é muito especial estarmos aqui nessa noite de celebração do cinema nacional e do povo gaúcho. O Prêmio TV Brasil de Exibição é mais uma demonstração de que a EBC reconhece, valoriza e estimula o cinema nacional. Neste ano especialmente difícil para o Rio Grande do Sul, é também importante para apoiarmos e destacarmos a produção cinematográfica gaúcha", afirmou.
Na noite de sábado, foi realizada a segunda premiação do Festival, que revelou os vencedores da mostra-competitiva, que contou com a participação de 45 filmes, entre curtas, longas e documentários. O diretor-presidente, Jean Lima, entregou o kikito de melhor ator para João Miguel e Nicola Siri, atores de “Estômago 2: O Poderoso Chef”.
Sobre o Prêmio
O Prêmio TV Brasil de Exibição é um dos eixos do Prêmio EBC de Comunicação Pública e acontece em parceria com festivais já tradicionais no país. A EBC adquire os direitos de exibição das obras audiovisuais ganhadoras desses eventos para exibi-las em seu portfólio. Assim, os filmes poderão ser exibidos na TV Brasil e emissoras associadas, além da WebTV e Canal Internacional.
Em abril deste ano, a TV Brasil foi parceira do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) e premiou quatro obras. Os vencedores foram os curtas Lulina e a Lua, Malu e a Máquina e Bolha, além do longa-metragem Teca e Tuti em uma Noite na Biblioteca.