Morgana Kretzmann e Paulo Scott em entrevista no Conversa com o Autor

20/09/2024
|
14:24
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Veículos: Rádio MEC
Categorias: Esportes
Exibição em: Rádio MEC


A edição inédita do Conversa com o Autor que a Rádio MEC apresenta neste domingo (22), às 12h30, traz uma entrevista com os escritores Morgana Kretzmann e Paulo Scott, conduzida pela jornalista Katy Navarro. O bate-papo foi gravado durante a Feira do Livro de São Paulo, que aconteceu em junho, na capital paulista.

Paulo Scott, Katy Navarro e Morgana Kretzmann
Paulo Scott, Katy Navarro e Morgana Kretzmann, por Divulgação / Rádio Mec

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi uma das patrocinadoras do evento e esteve presente na Feira com transmissões ao vivo e gravações de programas para rádio e TV. O evento reuniu dezenas de autores e expositores num espaço ao ar livre que celebrou a literatura, os leitores e os livros.

Durante o Conversa com o Autor, Morgana Kretzmann e Paulo Scott falam de suas publicações mais recentes: “Água turva” e “Marrom Amarelo”. O meio-ambiente e a necessidade de valorizar a natureza e o ser humano são temas recorrentes nas obras dos dois. Eles mergulharam em pesquisa e traduziram em livros os anseios por uma sociedade mais justa e mais consciente da responsabilidade com o meio-ambiente.

Morgana Kretzmann nasceu na região noroeste do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina, e vive em São Paulo. É escritora e roteirista. Em 2021, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura com o romance de estreia “Ao Pó” da Editora Patuá (2020). É formada em gestão ambiental.

Paulo Scott nasceu em Porto Alegre em 1966. Escritor e professor universitário, publicou 12 livros: cinco romances, um de contos e seis de poesia. Recebeu o Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, o APCA, o Açorianos de Literatura e muitos outros. Foi finalista do Jabuti, do Prêmio São Paulo de Literatura e Prêmio Literatura Casa da América Latina (Portugal).

Sobre o Conversa com o Autor

Apresentado e produzido pela jornalista Katy Navarro, são quase 30 minutos de uma conversa que gira em torno dos lançamentos, títulos, curiosidades, processo criativo, sugestões de obras, leituras e as diversas narrativas literárias dos autores brasileiros. Em 2023, o programa completou uma década.

Os episódios da nova temporada também ficam disponíveis em formato de videocast no canal da emissora pública no YouTube.

Sobre a Rádio MEC

Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

Histórico da emissora

Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.

Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela EBC. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Já passaram pelos estúdios da emissora grandes nomes como Fernanda Montenegro e Carlos Drummond de Andrade.

A programação é voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla a diversidade da música nacional, de gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto. Conta ainda na sua grade com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.

Serviço
Conversa com o Autor - domingo, dia 22/09, às 12h30, na Rádio MEC AM

Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS