Primeira edição de novembro do “É Tudo Brasil” recebe o cantor e compositor Marcos Valle
Soul, swing, sol e samba são algumas das palavras capazes de definir Marcos Valle. Com mais de 60 anos de carreira musical, o artista estreia o mês de novembro do programa É Tudo Brasil nesta sexta-feira, a partir das 17h, na Rádio Nacional, em uma conversa com Pedro Pontes. O veterano conta histórias inéditas sobre sua trajetória e o lançamento de seu novo álbum, "Túnel Acústico".
Curiosamente, em meio a tantas mídias digitalizadas e a uma nova forma de consumir música, "Túnel Acústico" também foi lançado nas clássicas fitas cassetes. Segundo Marcos, a ideia se deu pelo fato de uma das músicas do disco ter sido extraída de uma fita antiga. Na época, a composição era apenas uma demo e a gravadora achou interessante lançar “Túnel Acústico” como fita para manter o charme.
Ao longo de sua carreira, Marcos Valle gravou junto de nomes significativos da música brasileira como Céu, Joyce Moreno e Milton Nascimento. Curiosamente, a relação com Bituca nasceu a partir de um encontro na casa de ninguém mais ninguém menos que Tom Jobim e, a partir dali, os dois passaram a compor e apresentarem-se em conjunto graças ao surgimento da música "Viola Enluarada".
"Essa música é um momento superimportante, eu tinha passado dois anos em Nova Iorque, mas com muita saudade do Brasil e aí um pouco antes de eu voltar, eu fiz essa melodia, ainda nos EUA. Quando eu cheguei aqui, marcaram um encontro porque o Milton queria muito me conhecer e eu não o conhecia. Adorei as músicas dele e nos encontramos na casa do Tom Jobim", afirma Marcos.
Na entrevista exclusiva para a Nacional, ele prossegue o relato. "Na hora de gravar eu chamei o Milton porque a gente já estava cantando essas músicas e ele aceitou na hora. Acabou que ele também foi contratado pela mesma gravadora que me contratou, a Odeon, e fizemos diversos shows juntos. Essa música deu início a esse meu retorno ao Brasil e nesse encontro com o Milton".
Considerado um membro da segunda geração da Bossa Nova, Marcos não esconde a animação de tocar no Floripa Jazz Festival, que será neste sábado, dia dois de novembro, em Florianópolis. Curiosamente, ele já fez diversos shows ao redor do Brasil, nos Estados Unidos, no Japão, mas nunca em Santa Catarina. O compositor junta-se a outros nomes e um que o anima é a banda Azymuth.
"A gente já tocou pelo mundo inteiro, na Europa, nos EUA, na Austrália, no Japão e fizemos diversos shows aqui pelo Brasil, mas nunca em Floripa. Então, estamos muito felizes em chegar para fazer esse show. É muito bom porque a gente mistura as sonoridades que são diferentes, mas tem muitas coisas em comum", finaliza.
Sobre o programa É Tudo Brasil
A atração da Rádio Nacional traz uma seleção musical com vasto repertório de qualidade, além de entrevistas com artistas e profissionais da cadeia produtiva da música, convidados pelo apresentador Pedro Pontes.
O público pode acompanhar o É Tudo Brasil e ouvir as entrevistas anteriores no app Rádios EBC e na página da atração no site da emissora. O programa tem a produção de Cláudia Carneiro e de Cláudio da Matta.
O conteúdo ainda traz debates sobre temas relacionados à música brasileira, enquetes diárias com os ouvintes, lançamento musicais, quadro de polêmicas dos artistas, efemérides musicais, notícias do mundo da música, agenda de shows e festivais.
Além do som de qualidade e das conversas exclusivas com entrevistados diversos, a produção também faz um giro de informações com os correspondentes parceiros das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, além de participações das equipes da Nacional em São Paulo e em Brasília.
Serviço
É Tudo Brasil – segunda a sexta-feira, ao vivo, às 17h, na Rádio Nacional
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
X: https://x.com/radionacionalbr
Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro
WhatsApp Nacional
- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS