Rádio MEC transmite ao vivo “O Carnaval dos Animais”
A Rádio MEC transmite ao vivo, neste domingo (17), às 11h, “O Carnaval dos Animais”, mais um espetáculo da série “Concertos para a Juventude” de 2024, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A apresentação vai acontecer na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, e terá a regência do maestro José Soares.
Natural de São Paulo, José Soares é regente associado da Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido seu regente assistente nas duas temporadas anteriores. Ele venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (2021), recebendo também o prêmio do público.
O concerto contará com a presença do duo pianístico Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini. A parceria entre eles foi formada em 1984 e é reconhecida como uma das mais destacadas do país, com atuação nas principais séries e salas de concerto do Brasil. Apresentaram-se também na Alemanha, Suíça, Itália, Canadá, Rússia, Japão, Colômbia, Equador e Estados Unidos.
Szrvinsk e Rosselini foram solistas com a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara da Polônia, e Orquestra Filarmônica de Baden-Baden. Possuem 2 CDS gravados, sendo o segundo, de 2005, citado pelas revistas Diapason e Continente entre as melhores gravações brasileiras do ano.
O programa do espetáculo começa com “A Lenda do Boto”, de Alexandre Guerra. Em seguida, haverá a execução de “O Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saëns.
Saint-Saëns escreveu “O Carnaval dos Animais” em 1886. Conta a história que a obra foi criada para ser divertida e, temendo que ela arruinasse a sua imagem como um músico sério, o compositor e organista proibiu apresentações públicas até o fim da sua vida.
“O Carnaval dos Animais” é uma composição de 14 movimentos, cada um trazendo um animal ou um grupo deles. Após uma rápida introdução, tem-se a "Marcha real do leão", seguida pelas "Galinhas e galos", acompanhadas pelos "Animais velozes". Depois de acelerar, é hora de diminuir o passo e conhecer as "Tartarugas". Na sequência, chegam "O Elefante", os "Cangurus", os peixes do "Aquário", os asnos ("Personagens de orelhas compridas"), o cuco ("O cuco no fundo do bosque") e todo o "Aviário". Terminada a festa das aves, os próprios pianistas são incluídos entre os animais. Depois da bela melodia de "O cisne", a bicharada então se reúne em um final emocionante.
Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Fundada em 2008, a Filarmônica de Minas Gerais tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo seu diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, a orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do país, da Europa, Ásia e Américas.
O grupo possui 18 discos gravados, entre eles quatro que integram o projeto Brasil em Concerto, do selo internacional Naxos junto ao Itamaraty. O álbum “Almeida Prado – obras para piano e orquestra”, com Fabio Mechetti e Sonia Rubinsky, foi indicado ao Grammy Latino 2020.
Sobre a Rádio MEC
Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.
A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.
A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.
Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.
Histórico da emissora
Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.
Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela EBC. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Já passaram pelos estúdios da emissora grandes nomes como Fernanda Montenegro e Carlos Drummond de Andrade.
A programação é voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla a diversidade da música nacional, de gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto. Conta ainda na sua grade com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.
Serviço
Concerto Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - domingo, dia 17/11, às 11h, ao vivo na Rádio MEC FM
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS