TV Brasil comemora 17 anos com programação renovada e sucesso nas redes sociais
Nesta segunda-feira (2), a TV Brasil celebra 17 anos no ar. Ao longo dessa trajetória, a emissora tem se comprometido a difundir produções plurais, diversas e de qualidade. Desde sua fundação, consolidou-se como um importante canal de comunicação pública, com programação voltada para refletir a riqueza cultural do país e atender aos diferentes públicos.
Em 2024, graças à parceria com as emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), mais de 128 milhões de cidadãos tiveram acesso à programação da TV Brasil. A cada minuto, mais de 183 mil pessoas estão sintonizadas no canal, assistindo jornalismo, atrações infantis, séries, esportes, filmes, teledramaturgia, musicais e entretenimento.
A diretora de Jornalismo, Cidinha Matos, destaca o fortalecimento do jornalismo da TV Brasil, nesses 17 anos. “Temos uma participação expressiva de emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública em nossas produções, valorizando a diversidade regional e cultural. Nosso jornalismo tem conquistado relevância e credibilidade. Crescemos em audiência, em participação nos grandes debates, e estamos cada dia mais empenhados em levar informação de qualidade, com responsabilidade e prestação de serviço aos nossos telespectadores".
Criada em 2007, a TV Brasil reafirma diariamente sua função como emissora pública, com caráter cultural e educativo, dedicada à promoção da cidadania e dos valores democráticos. A emissora faz parte do grupo Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Neste ano de 2024, alguns programas tradicionais da TV Brasil foram retomados e reformulados, como é o caso do Samba na Gamboa, que reestreia no próximo dia 8, em nova temporada, agora comandado pela sambista Teresa Cristina. O Sem Censura também foi retomado este ano em novo formato e sob o comando da apresentadora Cissa Guimarães, sendo vencedor do prêmio “Melhores do Ano NaTelinha”, na categoria melhor programa de entrevistas.
"A TV Brasil é um patrimônio do povo brasileiro, que tem a missão de informar, prestando um serviço público de informação, mostrando nossa identidade e cultura", afirma o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima. "Como emissora pública, cumprimos funções que as outras emissoras, por interesse comercial, por vezes, não cumprem. Por exemplo, somos a única TV que transmite programação infantil em canal aberto".
Repercussão nas redes sociais
Neste ano, a TV Brasil também se destacou como a instituição federal com maior engajamento nas redes sociais. De acordo com levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a emissora se consolidou como o principal meio de comunicação pública digital do país. Esse resultado foi alcançado a partir da criação de conteúdos exclusivos, produzidos de forma orgânica e sem verba paga. A pesquisa analisou 136 instituições federais.
Alcance ampliado pela RNCP
A formação da Rede Nacional de Comunicação Pública faz parte da história da EBC desde a sua criação, prevista na lei 11.652/2008. A RNCP foi efetivamente implantada em 2010 e é a rede que mais cresce no país. Sua expansão é feita por meio de convênios com instituições públicas, em especial universidades (federais, estaduais e municipais) e institutos federais; além de parcerias com as três esferas governamentais. Desde janeiro de 2023, o crescimento do número de contratos com a EBC foi de mais 234%. Atualmente, estão em operação 126 geradoras de televisão e 162 geradoras de rádio.