TV Brasil exibe segundo programa inédito da série independente Fronteiras

11/12/2024
|
09:15
compartilhar notícia
Capa da Notícia

A TV Brasil apresenta o segundo episódio da série documental Fronteiras nesta quinta (12), às 23h. Na edição inédita desta semana, a produção independente exibida semanalmente na programação da emissora pública destaca o desafio de proteger as fronteiras terrestres. A obra audiovisual percorre o país para revelar uma parcela do território nacional desconhecida da maioria dos brasileiros.

O programa mostra como as autoridades atuam para proteger uma área estratégica e de grande extensão. O Brasil compartilha quase 17 mil quilômetros de fronteiras terrestres com dez países do continente, incluindo os três maiores produtores mundiais de cocaína: Colômbia, Peru e Bolívia.

O seriado aborda a importância do monitoramento dessa extensa área da faixa de fronteira no Mato Grosso. Com população predominantemente rural, que reside em sítios na região, a cidade mais próxima da linha de fronteira do Brasil com a Bolívia fica a 60 quilômetros.

O novo episódio da atração acompanha as atividades do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron). A série revela que as apreensões da droga no cenário nacional mais que dobraram na última década. A produção discute a pobreza do país vizinho e a cultura andina com o uso da folha de coca.

Sobre a produção

Seriado independente produzido por meio do edital Prodav TVs Públicas, a obra audiovisual Fronteiras tem direção e roteiro de Victória Álvares. Com cinco documentários de 26 minutos, a série foi realizada pela produtora Lanterninha.

O programa percorre o país para revelar uma parcela do território nacional desconhecida da maioria dos brasileiros. A atração apresenta um panorama sobre as distintas realidades daquelas vividas nos grandes centros urbanos.

País com dimensões continentais, o Brasil tem mais de 23 mil km de fronteiras quando se considera as faixas terrestres e marítimas. Esse espaço é uma área que adentra o país em 150 km a partir da linha divisória com outras nações. Isso corresponde a 27% do território nacional.

A série documental exibida pelo canal público busca mostrar essa região muito invisibilizada por conta do isolamento geográfico e do vazio populacional. Mais de oito brasileiros a cada dez moram em áreas urbanas, concentrados em menos de 1% do território do país.

A proposta do novo conteúdo da programação da TV Brasil é esclarecer porque essas fronteiras são pontos nevrálgicos para o desenvolvimento da nação. Nos cinco episódios, o seriado visita os estados de Rondônia, Mato Grosso e Roraima, além do Porto de Suape, em Pernambuco, e do Oiapoque, no Amapá.

Ao vivo e on demand  

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.  

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.  

Serviço
Fronteira – quinta-feira, dia 12/12, às 23h, na TV Brasil 
Fronteira – quinta, dia 12/12, para sexta-feira, dia 13/12, às 4h30, na TV Brasil 

TV Brasil na internet e nas redes sociais  
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br