TV Brasil lança documentário original "Estação Oswaldo Cruz"

15/02/2024
|
11:20
compartilhar notícia
Capa da Notícia

Veículos: TV Brasil
Categorias: Documentário
Exibição em: TV Brasil


Para encerrar a programação temática de folia, a TV Brasil estreia o documentário original "Estação Oswaldo Cruz" que celebra a cultura e a história do tradicional bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, berço do samba carioca. Destaque na série de conteúdos sobre carnaval apresentados pela emissora pública, a produção inédita entra no ar neste domingo (18), às 20h30.

Documentário "Estação Oswaldo Cruz"
Documentário "Estação Oswaldo Cruz", por Divulgação / TV Brasil

Com material exclusivo, o especial valoriza a relevância do gênero na companhia de Marquinhos de Oswaldo Cruz, cantor e compositor que é figura central na cena cultural do estado. O célebre artista guiou o passeio pelo Trem do Samba com as equipes do canal em dezembro de 2023. A atração fica disponível no app TV Brasil Play .

Referências musicais

Há quase 30 anos, Marquinhos é o responsável por organizar uma grande festa que reúne rodas de samba e shows para festejar o ritmo e o legado de diversas personalidades. Para preservar a memória, a manifestação é influenciada pelo azul e branco da escola de samba Portela, reduto de grandes nomes da velha guarda. O respeito pela ancestralidade é um dos princípios do músico.

Marquinhos de Oswaldo Cruz
Marquinhos de Oswaldo Cruz, por Fernando Frazão / Agência Brasil

Além da ilustre agremiação do bairro, a homenagem resgata bambas que marcaram época como Paulo da Portela, Donga, Candeia, Manacéia, Argemiro, Tia Doca, Dona Esther e Monarco. Essas lideranças da música negra são referência para as atuais e para as novas gerações de moradores e de talentos da região.

Para reverenciá-los, Marquinhos conta passagens da história desses ícones que envolvem a estação de trem de Oswaldo Cruz e locações do bairro importantes nesses bastidores, verdadeiros locais de encontro artístico. O sambista ainda recorda versos conhecidos de diversos clássicos do cancioneiro popular eternizados por esses mestres.

Documentário "Estação Oswaldo Cruz"
Documentário "Estação Oswaldo Cruz", por Divulgação / TV Brasil

Trem do Samba

O Trem do Samba parte sempre em 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, da Central do Brasil e segue até o bairro de Oswaldo Cruz. Com alegria e disposição, os artistas se misturam ao povo e relembram os tempos de repressão. Marquinhos revela porque criou a iniciativa e os argumentos que utilizou para convencer o poder público e a comunidade a se mobilizarem pela causa.

Marquinhos de Oswaldo Cruz no palco
Marquinhos de Oswaldo Cruz no palco, por Divulgação / TV Brasil

O espírito de celebração está presente no cortejo. Os músicos se reúnem à população dentro dos vagões para tocar e cantar com a naturalidade que ecoa a partir das batidas de corações em harmonia. A música deslumbra anônimos e famosos nessa relação que cria engajamento espontâneo.

Na produção, que tem roteiro e direção de Aline Lanari, as equipes da emissora acompanham Marquinhos em todas as atividades desse grande dia.

Parte da equipe de "Estação Oswaldo Cruz" com Marquinhos de Oswaldo Cruz
Parte da equipe de "Estação Oswaldo Cruz" com Marquinhos de Oswaldo Cruz, por Fernando Frazão / Agência Brasil

O anfitrião da festa leva o telespectador para uma viagem pelas origens do samba no Rio de Janeiro ao recordar histórias e personagens fundamentais para a construção do ritmo. A simplicidade dos versos populares embala mais uma jornada.

O clima contagiante nos vagões anima e provoca encantamento no público. A identificação também aparece na franqueza das palavras e na descontração da postura de Marquinhos de Oswaldo Cruz. Essas características do sambista encadeiam a narrativa no seu depoimento que conduz o documentário "Estação Oswaldo Cruz".

Marquinhos de Oswaldo Cruz
Marquinhos de Oswaldo Cruz, por Fernando Frazão / Agência Brasil

Ficha Técnica
País: Brasil
Ano: 2024
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: Livre
Duração: 26 min.

Roteiro e Direção: Aline Lanari
Edição e Finalização: Leonardo Lamad
Assistência de Direção: Zeca Ferreira
Produção Executiva: Marina Braz
Produção: Socorro Cardoso
Direção de Fotografia: Denis Vianna e Marcio de Andrade
Operador de Áudio: André Pichitelli
Videografismo: Julia Gon e Lucas Pinto
Design Visual: Felipe Honda
Pesquisa: Poliana Guimarães, Leo Dias, Mirian Magami e Stephania de Azevedo
Pesquisa Acervo EBC: Aline Brettas, Fabio Araújo Jorge e Pedro Modesto
Auxiliar Operacional: Elias Carneiro e Pablo Costa
Iluminação: Luiz Oliveira e Paulo Telles
Imagens adicionais: Amâncio Ronqui, Eusébio Gomes, Gabriel Penchel e João Victal
Drone: Gugah Mariano
Maquiagem: Cristiane Rabelo
Intérprete de Libras: Jhonatas Narciso
Sonorização: Maurício Azevedo
Apoio à Pós-produção: Andrea Palma e Iara Bezerra

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar .

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play , pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv .

Serviço
Estação Oswaldo Cruz – domingo, dia 18/2, às 20h30, na TV Brasil

Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br