A China no centro do debate: Elias Jabbour é o convidado do DR Com Demori

07/07/2025
|
14:26
compartilhar notícia
Capa da Notícia

O cenário histórico, econômico e político da China é o tema do próximo programa DR com Demori, com a participação do professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Elias Jabbour. Na conversa, o pesquisador compartilha a experiência de vida no país asiático e discute se existe uma definição objetiva para o sistema vigente. Além disso, aborda o papel do dólar na economia e sua descentralização em um mundo multipolar. A atração vai ao ar às 23h desta terça-feira (8), na TV Brasil.

Com uma trajetória de mais de 30 anos de estudos e vivências sobre a China, Elias Jabbour afirma que o país representa um caso à parte no cenário atual, com diferenças marcantes em relação ao Ocidente. “Você respira prosperidade, percebe que o país está entregando um futuro para sua população”, afirma. No entanto, o professor acrescenta que há desafios, como a concentração de renda e a questão ambiental. “Existe uma diferença entre ricos e pobres que tende a diminuir ao longo do tempo. Mas a pobreza extrema e o mal-estar que ela gera não são perceptíveis na sociedade”, defende.

Para ele, definir a dinâmica social e política da China é uma tarefa que exige uma visão ampla. Para Elias Jabbour, é necessário desenvolver uma nova ciência social e novas teorias para compreender o país asiático. “É um conjunto de características que podem identificar aquilo como socialismo: uma economia baseada na grande propriedade pública, na produção e nas finanças, em que o governo comunista utiliza a razão como instrumento de transformação”, explica.

Em paralelo ao Brasil, o professor aponta: “o nosso problema é político, pois não há uma constituição no país que traga clareza sobre os caminhos que queremos seguir”. Ele também afirma que a multipolaridade já é uma realidade atualmente. “A minha preocupação é como vamos observar essa transformação e usá-la como uma grande oportunidade de desenvolvimento”, analisa.

Nesse cenário, com diferentes vertentes emergindo, o dólar tem sido questionado como principal moeda de poder internacional, sobretudo devido à interferência dos Estados Unidos. “Existe uma tendência mundial de grande desconfiança. Os países estão buscando, cada vez mais, meios de integração financeira entre si”, conclui.

O DR com Demori também está disponível, na íntegra, no YouTube e no aplicativo TV Brasil Play. O programa ainda é transmitido em áudio, simultaneamente, na Rádio MEC, e as entrevistas ficam disponíveis em formato de podcast no Spotify.

Sobre o programa

O programa Dando a Real com Leandro Demori, ou simplesmente DR com Demori, traz personalidades para um bate-papo direto e aprofundado na tela da TV Brasil.

Já passaram pela mesa nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; a deputada federal Erika Hilton; a cantora Zélia Duncan; e o fundador da banda Pink Floyd, Roger Waters.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Serviço

DR com Demori – Elias Jabbour
Terça-feira, 8 de julho, às 23h, na TV Brasil e Rádio MEC.
Quarta-feira, 9 de julho, às 4h30, na TV Brasil.